segunda-feira, 26 de junho de 2017

Zara



Eram muitos os nomes que tinha em mente para usar num dia que estivesse grávida de uma menina e Zara era um deles, mas logo no inicio o meu marido num daqueles dias "não" cortou-o e ficou no esquecimento. Até que quando já estava no fim da gestação e não havia maneira de decidir o nome para a nossa filha, o nome surge outra vez e ficou. Deu o tal clique, os dois sentimos que este era o nome e de repente todos os nomes que tínhamos dúvidas em usar apagaram-se, nenhum chegava perto de Zara, nenhum fazia sentido. Muita gente pode não entender isto, mas connosco foi assim. Zara entrou na nossa mente e no nosso coração para sempre. Mas o que tem este nome de tão especial que fez com que superasse todos os outros? Neste post vou partilhar com vocês tudo sobre este lindo nome.

Zara é um nome inglês antigo que apareceu na famosa peça de VoltaireZaire - A Tragédia de Zara, em 1732. Antes disso, em 1697 na obra de William Congreve The Mourning Bride , Zara é o nome de uma princesa africana. Desde então Zara tem aparecido em várias obras inglesas ao longo do tempo.

Zara foi provavelmente originado do nome árabe Zahra que significa flor e florescer e que,  por sua vez, tem origem no nome Zahara que significa desabrochar. No hebreu Zara significa princesa. E na Bulgária Zara é diminutivo de Zaharina, forma feminina de Zechariah que significa Deus recorda. Para quem o significado dos nomes tem muita importância, penso que Zara é um nome com lindos e irresistíveis significados. O nome já por si é lindíssimo então sabendo o que significa ainda lhe torna mais apelativo.

Zara no Reino Unido e na Austrália é um nome comum, nunca foi demasiado usado, mas sempre se viu. Tem uma posição sólida em ambos os rankings mas sem dúvida que tem mais tradição no Reino Unido. Quando a princesa Ana, filha da rainha Isabel II, deu este nome à filha transportou o nome Zara diretamente para as elites, para as classes sociais mais abastadas. Zara tornou-se assim um nome de princesa e um nome com classe, apesar do exotismo claro. Foi o príncipe Carlos quem sugeriu à irmã o nome Zara, e assim a princesa trouxe uma frescura e modernidade aos nomes reais que tendem a ser sempre muito repetitivos e sérios.

Em Portugal, Zara é mais conhecido pelas famosas lojas espanholas Zara que existem por todo o país e que toda a gente conhece. Lembro-me em pequena quando apareceram as primeiras Zaras pensar que lindo nome era este e que desperdício era a Zara ter se apoderado dele. Achava, e com razão, que o nome nunca seria muito utilizado porque a maioria iria sempre associar à loja e não o ver como nome próprio. Mas agora, já crescida e com maturidade, sei que isso não deveria ser impedimento algum, já que existem muitos outros nomes que também são nomes de marcas e não é por isso as pessoas acham estranho. Penso que seja uma questão de hábito, basta começarem a existir umas quantas meninas Zara e o nome deixa de ser tão alvo dessa associação e passa a ser visto simplesmente só como um nome.

De acordo com as listas dos nomes registados nos últimos anos em Portugal , Zara tem sempre um número pequenino de registos tendo no ano 2016 só 4 e isto excluindo a minha que só foi registada este ano. E se acham que Zara só começou a aparecer agora a poucos anos estão enganados. No site SPIE mostra que algumas Zaras nasceram ao longo das décadas, nomeadamente 3 em 1923. Não imagino que Zara irá se tornar popular no futuro, mas gosto de acreditar que irá subir um pouquinho. Afinal tem tudo para isso e muito outros nomes assim, exóticos, estão cada vez à ser mais usados.

No Brasil já não existe tanto esta associação à marca, pois só recentemente começaram a abrir as lojas e para já só existem em algumas cidades. De acordo com o IBGE, no Brasil existem 826 pessoas chamadas Zara, o que mostra ser raro também. De acordo com o gráfico de nascimentos por década dá para ver que Zara era praticamente inexistente até 1930 e que a partir daí foi subindo na popularidade. E ao que tudo indica está a aumentar cada vez mais, mas não deixa de ser um nome raro. No ano de 2016 conseguiu 6 registos no estado de São Paulo.

Neste momento está muito em voga nomes curtos e modernos e Zara preenche esses requisitos. É um nome curtinho e simples, é internacional e a sua grafia simples é utilizada por todo o lado. Eu considero Zara um nome forte, com presença e estilo. E tem aquele ar de princesinha também pois é muito feminino. Acho que Zara é um nome excelente para um bebê nascido agora pela sua internacionalidade e, claro, pela sua beleza ímpar. É um nome diferente, único e rebelde. No contexto português é um nome claramente hipster, é o nome de uma marca e é raríssimo.

Eu dei um nome composto à minha filha mas confesso que não foi fácil escolher um nome que conjugasse bem e por pouco não ficou só Zara, por isso acho que Zara fica bem sozinho, mas para quem nao resiste à um composto , como eu, pode ser um verdadeiro desafio.

A leveza e o carisma de Zara encantam muita gente e tenho a dizer que só ouço elogios quando digo o nome da minha filha. E olhando para a carinha dela não a vejo com nenhum outro nome.

E vocês, o que acham do nome Zara? Usariam? Conhecem alguma Zara?

Fontes consultadas:

Behind the Name, Nameberry, ARPEN/SP, IBGE, IRN, SPIE.

37 comentários:

  1. É lindo. A sonoridade é linda, eu adoro nomes doces e fortes ao mesmo tempo. Outro que me deixa boba com a beleza é Zora, seguindo a mesma linha de nomes.

    ResponderExcluir
  2. É um lindo nome! Conheço uma pequenita Zara muito doce e que se deixa vestir como uma princesa: com roupa feita à medida, e com muitos lacinhos. Eu e minha filha tínhamos uma cadelinha que adorávamos. Escolhemos o seu nome em segundos: tinha que ser bonito, forte, som aberto, e que fosse fácil de dizer: zara. Como se trata de um animal escrevíamos sempre o nome com a letra minúscula mas, na verdade, ela para nós era como uma pessoa...Parabéns pela bonita escolha!

    ResponderExcluir
  3. Confesso que Sara, Zara, Lara, Mara não me encantam, talvez por preferir nomes longos e fortes. Mas todos são válidos e o que importa mesmo é serem pessoas de valor.

    ResponderExcluir
  4. Acho bonito, mas não usaria pela inicial que, apesar de dar um toque exótico bem interessante, atrapalha em muitas situações por ser justamente a última letra do alfabeto. Ano passado, conheci uma Zaira (lê-se Záira, com "a" tônico da mesma forma de Zara), e lembro que o impacto ao ouvi-lo pela primeira vez foi muito positivo, pois achei diferente e lindo ao mesmo tempo (inclusive acho mais bonito que Zara).
    O nome Zara lembra-me MUITO Sara/Sarah, e por isso não acho tão diferente assim, só porque a letra Z é pouquíssimo usada para nomes, então justamente por isso, uma Zara, pelo menos aqui no Brasil, teria sempre que ficar explicando: "é Zara com Z e não S", o que é outro motivo que contribui para eu não usar. Já Zaira, além de eu achar mais bonito, creio que ninguém pensaria em nomes muito parecidos para comparar ou confundir, por isso acho melhor opção, mas claro que as que amam Lara (nome da minha priminha de 2 anos), Sarah, entre outros com essa terminação, sempre vão preferir Zara por não ser tão óbvio quanto esses outros. Mas também tem aquela questão que falei antes porque, eu, por exemplo, quando penso em nomes, sempre gosto de me por no lugar de alguém que tenha aquele nome, e com Zara/Zaira e outros nomes assim, eu fico pensando: não gostaria de toda vez ser sempre a última a ser chamada nas coisas (como listas de escola e em diversas outras ocasiões) ou ficar ansiosa por sempre ser a última a receber resultados importantes, pois a ordem alfabética é a forma de organização quase sempre usada em diferentes ocasiões e isso seria muito chato para uma Zara/Zaira. E eu não gostaria de, mais tarde, ouvir reclamações de filhos insatisfeitos com nomes, por isso, mesmo que seja difícil em alguns casos, procuro pensar muito bem se o nome não traria algum tipo de insatisfação. Mas admiro também quem escolha mesmo assim (quando não há impedimento mais importantes, claro), pois originalidade com bom senso é sempre bom e esses nomes, principalmente Zaira, reúnem tudo isso muito bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro Zaira, acho muito lindo! E tb Zaíra, nem sei de qual dos dois gosto mais. Existe uma atriz brasileira chamada Zaira Zambelli, que apesar de não ter acento sempre vi como pronunciado Zaíra.

      Excluir
    2. Fran concordo, realmente nesse caso é chato ser o último da lista mas acho que existem coisas piores na vida. Espero que a minha filha goste tanto do nome que não se incomode com isso. :)
      Quanto à semelhança com Sara eu acho que o Z faz toda a diferença é transforma um nome tão simples num nome exótico.

      Excluir
    3. Patrícia, Zaíra pronunciado assim com i tônica eu não gosto porque rima com traíra. haha

      Excluir
  5. Antes de mais nada, parabéns pelo post Cláudia, bem se vê que foi escrito com muito carinho. E parabéns também pela sua Zara!
    Bom, adoro nomes iniciados por Z, acho que é uma letra que transmite exotismo, mistério e dá sempre um toque de originalidade à qualquer nome. Sou fã, é uma inicial que me hipnotiza. Zara reúne tudo isso e tb é um nome muito belo, fácil de causar encantamentos. Seguindo essa linha tb gosto muito de Zaira e com a mesma letra inicial, Zelena, Zora, Zorana e Zarina.

    ResponderExcluir
  6. É nome que não me encanta, não usaria. O único a iniciar por Z que até consigo lidar melhor é Zulmira.

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto da letra Z, porém sempre no meio do nome, como Iza, Suzana. Acho que dá um tom mais forte, exótico. Já sendo a letra inicial, fico mais reticente... Conheço uma Zoelma e uma Zuíla.
    Essa foto está lindinha. :)

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito Zara sera o nome de minha futura filha gostaria de um poste com composto para Zara diferentes e originais
    Rafaela Barbosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrigindo gostaria de compostos

      Excluir
    2. Rafaela, aqui ficam algumas sugestões de compostos diferentes e originais com Zara:

      Zara Amelina
      Zara Ariel
      Zara Benita
      Zara Bianca
      Zara Chloé
      Zara Dalila
      Zara Dulce
      Zara Electra
      Zara Eliana
      Zara Evelina
      Zara Flor
      Zara Heloísa
      Zara Lavínia
      Zara Lótus
      Zara Manon
      Zara Mei
      Zara Melodia
      Zara Noemi
      Zara Olímpia
      Zara Penélope
      Zara Valentina
      Zara Violeta

      Excluir
    3. Olá Rafaela a MP já deu ideias para compostos muito bonitos mas vou fazer um post com mais sugestões :)

      Excluir
    4. Já agora fico feliz de saber que vai nascer mais uma Zara :) muitas felicidades!

      Excluir
  9. Qual é o nome composto da sua filha, Cláudia? O da minha filha quero colocar Zhara, com h.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome da minha filha é Zara Ruby.
      Não conhecia a grafia Zhara mas fico feliz por saber de mais uma menina assim chamada:) felicidades para a bebe!

      Excluir
  10. Eu também vou ter uma ZARA, daqui a uns 3 meses. Revejo-me bastante no seu duscurso. Primeiro pela forma como entende este nome e depois pelo facto de quase ter desistido dele mas, a determinada altura, perceber que não podia ser mesmo outro :).
    Zara é um nome lindo marcante, forte e suave ao mesmo tempo. As nossas filhas sentir-se-ao muito orgulhosas e agradecidas por termos tido a 'coragem de as presentear com este nome - contra muitas opiniões (no meu caso, muitas mesmo).
    Felicidades pra si e pra sua ZARA. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Joana! Também ouvi muitas críticas na gravidez mas agora já todos se habituaram e adoram até. Vai ver que lhe vai acontecer o mesmo ;) muitas felicidades para a sua Zara e para sí também!

      Excluir
  11. Olá, Cláudia. Encontrei o seu blog pesquisando o significado do nome. Estou grávida de 5 meses. É uma menina! O nome ZARA sempre esteve na lista de possíveis nomes. Na verdade eu só tinha escolhido mais dois nomes. Sempre gostei desse nome. Acho ele forte, com significado lindo. Meu marido logo concordou. Acrescentei a letra H no final do nome: Zarah. Não acredito que o fato dela ficar ao final de uma lista alfabética a deixará triste ou traumatizada, pois a inicial do meu nome é D e por causa da minha altura sempre fiquei por último nas filas na escola e me sentava no final da sala. O que importa é o amor e passar com segurança o significado e o motivo de termos escolhido, com muito amor, esse nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas felicidades para a Zarah!
      Durante uns dias ainda pensei nessa grafia também para se diferenciar do nome das lojas mas acabei por usar Zara mesmo. :) Adoro as duas grafias assim como também gosto de Zahara.

      Excluir
  12. Terei a minha Zarah em breve. Encontrei seu blog ao pesquisas por este nome que ganhou meu coração no segundo q ouvi! Adorei seu texto!!! Reforçou minha meu amor pelo nome!!

    ResponderExcluir
  13. Tenho uma filha chamada Zara Valentine,simplismente me apaixonei por esse nome.

    ResponderExcluir
  14. Acho Zara um nome muito muito lindo e o sginificado mais ainda...uma pena é estar tão associado hoje aquela loja de roupas que explora mao de obra chinesa...mas concordo que qto mais Zaras tiverem no mundo, menos associação com a loja haverá...nome lindo!!!

    ResponderExcluir
  15. Adorei esse post. Minha filha se chama Zara e estava, com ela, procurando o significado do nome quando cheguei até aqui. Ela adorou!

    ResponderExcluir
  16. Minha filha nasceu em Outubro/2020 e escolhemos o nome dela Zarah Ariel. Recebi muitas críticas negativas na escolha do nome devido a loja Zara. Não me arrependo. Meu nome começa com Z e queria a mesma inicial para minha menina. Esses posts só reforçam minha decisão. O nome é forte e único!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de preferir Zara sem h, vc fez uma otima escolha! E não vejo nenhum problema de Zara ser nome de loja, tem Marisa (loja) Melissa (sandalia), Aurora (linguiça), Stella (cerveja) etc que são nomes de marca também e são nomes super usados! Não ligue para as críticas.

      Excluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Zara é um nome perfeito! Cheio de personalidade 🥰

    ResponderExcluir
  19. Zara é um nome apaixonante.agente não consegue esquecer. Meu marido amou esse nome quando cogitei, confesso que fiquei na dúvida, todavia amo nomes curtos, seguindo a linha dos meus meninos Davi e Théo nome com 4 letras.
    Minha filha se chamará Zara.

    ResponderExcluir
  20. O nome da minha filha é Zara, ela tem 14 anos. É a única da escola, da sala e nunca encontrou uma xará. Amamos o nome dela, ela também ama, é uma menina doce, alegre, tranquila organizada. Amei o post.

    ResponderExcluir