sexta-feira, 23 de junho de 2017

Águeda


De tempos a tempos, cintilam nomes diferentes na minha lista pessoal. Um desses nomes, bonitos e singelos, que vulgarmente ninguém fala e poucos sabem que existem, é Águeda. Um nome vibrante e roliço que marca a sua presença pela sonoridade do “gue”, num conjunto de letras que sonoramente parecem fluidas como a água.

Mas por poucos o conhecerem não quer dizer que não exista. Pois existe e o IRN assume-o, disponibilizando-o para uso entre os portugueses. E eu acho-o uma boa alternativa. Alternativa a quê? Alternativa a Ágata, pois claro. Águeda é nada mais, nada menos, que a derivação ibérica de Ágata, nome grego que significa bondosa! Acho este significado maravilhoso e a bondade pontua tão alto nos meus valores pessoais que acho que é exatamente isto que me faz gostar muito destes nomes.

Águeda, por comparação, parece-me muito mais mansinho e delicado. Tem um ar medieval e pitoresco, como se de uma Dulcineia se tratasse. Na verdade, consigo imaginar uma Águeda a ser a eterna enamorada de um cavaleiro medieval e a ela serem dedicados poemas e trovas de amor. É um nome que tem uma boa dose de romantismo!

Mesmo no século XIX, tenho a certeza que Águeda era um nome equiparável a Áurea, igualmente antigo mas recentemente recuperado em Portugal! Entre 1920 e 1960 andou sempre nuns constantes 15 registos anuais, tendo decrescido a partir de então. Nos últimos anos nasceu apenas uma menina com este nome em 2015. No Brasil não se encontram registos de Águeda nos últimos dois anos, e, mesmo antes (entre 1930 e 2000), os registos existentes não ultrapassam um total de 843.

Em Portugal é também nome de um rio e de um município, fator que pode fazer com que muitas pessoas desistam do nome. Para mim é só mais uma curiosidade, e dado que o Rio foi nomeado no passado Séc. IX, só cria mais ambiente em torno do nome. Acho-o diferente e, até certo ponto vanguardista, no mesmo lote de nomes em que também coloco Sancha. Na verdade, acho que têm os dois a mesma energia para mim: nomes ibéricos, antigos e românticos que usados numa menina nascida hoje fazem um brilharete!

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN e SPIE

20 comentários:

  1. Texto muito bem escrito, mas ainda não consigo gostar do nome... podem tratar do nome Ícaro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos responder ao seu pedido muito brevemente :)

      Excluir
    2. Pq vc não gosta desse nome???😑😑

      Excluir
  2. Confesso que nunca ouvi esse nome. Nem em filme!! E isso é um fenômeno... rs Preciso de um tempo para me acostumar com essa escrita.
    Um nome antigo e com um significado bem delicado e bonito e desconhecido.
    Porque será? muito a se pensar...
    Olha, só contestando a informação sobre o Brasil, no site do IBGE eu achei registro sobre Águeda sim! Contabiliza 842 Águedas brasileiras, e a maioria delas bem perto de mim em Pernambuco e o pico de registro é na década de 60! Tudo isso e eu nunca ouvi falar de Águeda, não dá pra entender.... rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Angélica!
      É verdade, tem toda a razão e vou alterar a informação no post. No texto deveria dizer "No Brasil não se encontram registos de Águeda nos últimos dois anos". Relativamente ao passado realmente existem esses registos que não estavam disponíveis no IBGE (falha do site) no dia da redação! Obrigada pela correção :)

      Excluir
    2. E assim o saber se constrói... 😉

      Excluir
    3. Meninas, eu fiquei boba com isso. Antes de um outro blog de Portugal e agora neste, eu nunca tinha visto o nome com essa grafia, e agora leio que existem 842?? Eu só conhecia ÁGDA. E joguei esse nome no Google para confirmar e apareceram resultados com significado do nome exatamente nessa grafia (ÁGDA) mesmo, ao meu ver, confirmando que é a forma mais usual aqui. Depois procurem esse dado sobre a grafia ÁGDA, para ver quantas tem. Agora fiquei curiosa rsrs. Abraço!

      Excluir
  3. Gosto de Águeda, é um nome bastante incomum com uma grafia diferente e atraente. Me lembra Agnes, que também aprecio. Só que entre Águeda e Ágata prefiro Ágata sem titubear, acho mais bonito e alegre.

    ResponderExcluir
  4. Bem no meu caso a minha mãe deu-me o nome Águeda porque nasci no dia de Santa Águeda. Ao contrário de muita gente gosto muito do meu nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje é seu aniversário então! Parabéns!

      Excluir
  5. Este artigo está muito bem redigido, faz-nos dar uma oportunidade de ponderar o nome Águeda. Imagino se no inglês se encontra dificuldade, deve soar a algo como "Eguidá", o que faz lembrar um pouco Abigail.

    ResponderExcluir
  6. Eu já conhecia, mas com essa grafia eu só tinha visto em outro blog de Portugal e achei muito estranha. Não me levem a mal quem está acostumado com o nome assim, mas eu acho muito feia a grafia com "gue", talvez porque aqui no Brasil, não se usa assim (pelo menos não que eu saiba, porque aqui o povo é muito "criativo" e inventa variantes da maioria dos nomes). Mas enfim, oficialmente, usamos mais com G "mudo" (que é como nos referimos por aqui ao G quando aparece sozinho), desta forma: ÁGDA, assim como ÁGNES no nome MAGDA(prefiro Magda e Ágnes do que Ágda em qualquer variante gráfica). Há os que, por não saberem a escrita mais usada ou por não gostarem/acharem estranha, usam Águida, porque é essa a pronúncia que damos.
    Mas enfim, sei que em Portugal há muitas restrições, então deve ser por isso que não é permitido Ágda nessa grafia. Mas que eu acho estranho Águeda, isso acho mesmo (risos).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ATUALIZANDO: Gente, eu fiquei perplexa quando li que existem "842 Águedas brasileiras". Mas pensando bem, nem sei porque tanto espanto da minha parte, se eu mesma acabei de dizer no meu comentário anterior que o povo brasileiro é muito "criativo" rsrs. Mas enfim, eu só conhecia ÁGDA, ÁGNES e outro nome diferente, mas com mesma sonoridade:MAGDA. Sem falar o já citado ÁGATA (conheci uma na faculdade e sempre tem a brincadeira chamando de "A gata", que mesmo em tom irônico, não deixa de ser bonitinho, não é mesmo? rs.

      Excluir
    2. Fran, sou brasileira (carioca) e pronuncio o gue de Águeda da mesma forma que está escrito (da forma que se pronuncia guerra por expl). Comparei Águeda com Agnes por causa do g no meio, o que é um tanto incomum em nomes femininos, mas falo de formas diferentes. No entanto confesso que nunca conheci nenhuma Águeda, Águida ou Ágda, não sei como outras pessoas pronunciariam.

      Excluir
    3. Na verdade Agda é a forma sueca de Ágata/Águeda. Águida e Ágda são grafias aportuguesadas. Os números das frequências no Brasil são esses:
      Agda - 11.513 (o IBGE não faz a distinção de com e sem acento)
      Águida - 3.623 pessoas

      Excluir
  7. Apesar de não gostar muito acho bem melhor que Ágata.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde. Eu me chamo Águida, com i mesmo e adoro o meu nome! Minha avó se chamava Águeda. Minha mãe não poderia ter escolhido um nome que eu mais gostasse.

    ResponderExcluir
  9. Eu me chamo Águeda eu demorei para gostar deste nome e agora sou muito grata por ele!

    ResponderExcluir
  10. Minha filha se chama Águeda! Ela tem 14 anos e fui apresentada a Santa Águeda em uma Missa quando ainda era solteira. Amo essa história de amor, amo esse nome. Quando escuto Águeda eu logo associo a uma menina linda, bondosa e educada. Rs

    ResponderExcluir
  11. Boa noite! Eu me chamo Águeda, e nasci no dia de Santa Águeda. Não gostava do meu nome mas hoje vejo nele um nome forte e incomum. Isso é legal.

    ResponderExcluir