quinta-feira, 22 de junho de 2017

Otelo


Em 1603, William Shakespeare escreve à noite uma obra que havia de marcar gerações e gerações. Uma tragédia. Uma história que explorava as ruas traiçoeiras do amor, do ciúme, do poder e dos desejos mais negros que podem circundar o coração humano. Escrevia sobre Otelo, um mouro que foi nomeado recentemente general em Veneza e casou com a filha de uma magnata conhecido. Casou por amor. Ela também. No entanto, cego pela sede de poder, Iago engendra um plano para destruir Otelo, acusando a mulher de infidelidade.

A história não é bonita, não é serena nem pacífica. É, tal como William Shakespeare queria, uma tragédia. Ainda assim, o nome ficou para sempre ligado à obra literária fenomenal que é assinada por este senhor ímpar no seu génio. É quase impossível olhar para Otelo e não nos lembrarmos do grande poeta inglês! E, na minha opinião, o grande valor do nome reside aqui.

Em termos de origem, crê-se que Otelo derive do nome germânico Oto, que Pilar Monteiro descreve como descendente de Audo ou Odo, formas curtas de nomes começados pelo elemento Aud que significa riqueza ou fortuna.

Em Portugal sempre foi e continua a ser um nome pouquíssimo utilizado, no entanto, um evento social na década de 70 merece destaque. Um dos protagonistas do capítulo do 25 de Abril de 1974 na História de Portugal é Otelo Saraiva de Carvalho. No ano consequente à Revolução dos Cravos, foram registadas 15 crianças nascidas com o nome Otelo, um crescimento brutal mas de pouca dura. Nunca mais o nome de Otelo viria a ter tantos registos na história contemporânea! Nos últimos anos não se registou uma única criança.

No Brasil o mesmo cenário (143 registos entre 1930 e 2000). Parece que os resquícios de Otelo de Shakespeare continuam a assombrar o nome, fazendo-o desaparecer dos registos antigos e atuais.

Fontes Consultadas:
Ana belo (1997) Mil e tal nomes próprios, ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN e SPIE.

6 comentários:

  1. Eu conheço um Otelo 35 anos que foi assim chamado em homenagem a Otelo Saraiva; um Otilio 65 é uma Otilia 40. Todos 3 são donos de grandes fortunas. É um nome forte, bonito e fácil de pronunciar mas, parece um nome triste...

    ResponderExcluir
  2. Imaginava que Otelo fosse um nome pouco usado mas não imaginava que fosse tão pouco usado! Uma pena, gosto do nome, é sóbrio e tem uma sonoridade agradável. Gosto tb por me fazer lembrar do querido ator Grande Otelo :)

    ResponderExcluir
  3. Entre Otelo e Otto, prefiro Otto. Otelo é triste. Falando em tristeza... rs, sugestão de publicação Tristão e Tristana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha.
      Não imagino ninguém usando esses nomes Tristão e muito menos Tristana rs.

      Excluir
    2. Incrível, né? também acho esquisitíssimo, como alguém poderia escolher esse diante de milhares de outros tão mais belos. Mas Tristana é o nome correspondente de gênero de Tristão e EXISTE!!!

      Excluir