terça-feira, 27 de junho de 2017

Licurgo - Atendendo a Pedidos


Licurgo, um nome com sonoridade forte, imponente, diria que até quase solene, talvez por me lembrar a palavra liturgia e, consequentemente, litúrgico. Acho que é um nome que transmite realmente algo de sagrado, ritualístico. Raramente usado nos dias atuais, seu apogeu foi em tempos distantes, muito distantes, tempos antes de Cristo, na Grécia Antiga.

Licurgo é a versão em português de Lycurgus, forma latinizada do nome grego Λυκουργος (Lykourgos) , derivado de λυκος (lykos) lobo (genitivo λυκου) e εργον (ergon) trabalho. Seu significado seria então aquele que trabalha com lobos, ou ainda, como indicam algumas fontes, aquele que afasta lobos. Gosto muito de nomes com significados ligados ao lobo, indicam homens destemidos, valentes.

Na História da Grécia Antiga foi um nome muito presente e importante entre figuras reais e mitológicas como veremos a seguir:

Figuras Reais:

  • Licurgo de Esparta (700-630 a.c.) - legislador espartano criador da Constituição de Esparta. Graças à Licurgo, Esparta se tornou uma potência econômica e militar;
  • Licurgo (tirano de Esparta) - rei espartano na época da decadência;
  • Licurgo de Atenas (396-323 a.c) - influente legislador e político ateniense, além de filósofo de grande reputação.
Personagens Mitológicos:
  • Licurgo (Arcádia) - rei árcade;
  • Licurgo (Trácia) - ferrenho opositor do deus DionísioLicurgo tentou matar Dionísio, mas não conseguiu e acabou matando Ambrosia, a principal seguidora do deus. Algum tempo depois Dionísio amaldiçoou Licurgo, levando uma seca interminável para seu reino. Licurgo enlouquece e morre. Seu sofrimento é representado no Cálice de Licurgo, uma relíquia fabricada na Roma Antiga há 1600 anos. Quando o cálice é iluminado pela frente tem a cor verde jade; quando iluminado por trás parece ser vermelho sangue, retratando a morte do mitológico rei. Para ver a imagem do cálice clique aqui;
  • Licurgo (rei de Nemeia);
  • Licurgo (filho de Pronax);
  • Licurgo, também conhecido como Licomedes, personagem de Homero.
Em outros idiomas:

Licurgo (espanhol e italiano), Lycurgue (francês), Lykurg (alemão).

No Brasil e em Portugal, Licurgo sempre foi um nome raro: segundo o IBGE apenas 248 brasileiros se chamam Licurgo, tendo seus registros estacionado na década de 80, indicando seu desuso. Teve um leve pico na década de 60 e a maior incidência de seus portadores ocorre nos estados do Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. Em Portugal, segundo a SPIE, no período de 1920 a 1980 apenas 4 portugueses receberam o nome Licurgo (2 registros em 1940 e 2 em 1945). Em anos recentes não foi registrado nenhuma vez. São dados que nos mostram que Licurgo está esquecido por nossos povos.

Referências:

  • Licurgo Spínola - ator brasileiro;
  • Licurgo - nome artístico do comediante brasileiro Luiz Antônio de Souza, que faz dupla com o Guri de Uruguaiana.
Licurgo é ainda o nome do personagem vivido pelo ator Guilherme Piva na novela de época Novo Mundo (Rede Globo, 2017). Para saber mais clique aqui.

Sinceramente, não vejo um futuro promissor para Licurgo. Apesar de achá-lo um nome  intenso, vigoroso e altivo, soa pesado para os dias atuais. Parece ser um nome destinado a brilhar apenas nas lendas e antigos escritos gregos. Seria Licurgo o lobo solitário do mundo dos nomes?

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Behind the Name, Dicionário de Nomes (Nelson Oliver), Dicionário Gaúcho, G1, GShow, IBGE, IRN, SPIE, Wikipédia.

19 comentários:

  1. Gosto do nome, de sua imponência, da mesma forma que o nome Conrado (porém este é uma melhor opção para quem busca nomes distintos hoje em dia), porque como você bem disse, Licurgo soa muito forte/pesado para os dias atuais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo Conrado, é meu top 1. Realmente há a mesma imponência entre os dois nomes, bem observado!

      Excluir
  2. Licurgo parece-me difícil de dizer..Licurgo...dramaturgo...drama: sim parece um nome de ficção, o que pode agradar a alguns pais-to-be.Também gosto de nomes relacionados com lobos: Adolfo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Licurgo tem mesmo algo de dramático, drama, gostei da definição! Um nome que tb está ligado aos lobos (no caso loba) que gosto muito é Rômulo.

      Excluir
  3. Aqui no Brasil, nos gibis da Turma da Mônica Jovem (versão dos personagens adolescentes) há o professor Licurgo, que nos gibis da Turma da Mônica (versão dos personagens crianças) era chamado de Louco. Provavelmente isso também contribuiu pela repulsa ao nome em nossa terra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia que tinham trocado o nome do Louco nessa nova versão, obrigada pelo acréscimo de informação Lúrian! Esse fato pode ter deixado o nome mais caricato.

      Excluir
  4. Muitíssimo grata pelo pedido atendido. Belíssimo texto, vcs tem o dom de capturar o que há de mágico nos nomes e torná-los interessante, parabéns!
    Nesse texto descobri que Licurgo guarda certa semalhança com Lanassa (um nome que adoro), sob o ponto de vista da mitologia grega e também por ser um nome raro. Arrisco-me em apontar um par de irmãos: Lanassa e Licurgo. Gostei!! rs

    Concordo que será difícil LICURGO ser escolhido pelos pais hoje em dia. Gostaria de encontrar um pequeno Licurgo pelas esquinas da vida.
    abraço,

    ResponderExcluir
  5. Olá!! Gostaria de sugerir os nomes femininos Natalia e Juliana. Obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tem textos dos dois nomes. Procura na busca do blog que vc acha.
      ;)

      Excluir
    2. Gostaria que vocês abordassem:

      Leontina
      Humberto
      Brenda
      Malvina

      Excluir
    3. Olá Lucas! Os nomes pedidos serão abordados assim que possível :)

      Excluir
  6. Muito interessante, apesar de fonéticamente não ser agradável gostei de descobrir este nome, era-me totalmente desconhecido.

    ResponderExcluir
  7. Acho muito pesado e com um ar muito triste.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, meu sobrenome é Licurgo. Tenho uma família grande e gostaria muito de saber minha descendência.me chamo Mario Cesar Licurgo.

    ResponderExcluir
  9. Eu me chamo Alan Lycurgo da Fonseca, segundo informações venho de uma família muito grande gostaria de conhecer outros membros da família Lycurgo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.
      Me chamo Honorato Licurgo, sou de Campos dos Goytacazes Rj. Temos alguns Licurgo por aqui e Niterói.

      Excluir
    2. Meu nome é Fernando Licurgo sou do RJ mas vivo fora do Brasil mas tenho uma irmã " Licurgo " que vive em Niterói

      Excluir