segunda-feira, 10 de abril de 2017

Ester/Esther - Atendendo a Pedidos


Hoje trago-vos Ester, um nome pequeno, mas cheio de qualidades! Este é um dos poucos nomes que realmente me agrada melodicamente, só o consigo equiparar a Dalila e a Aurora, que aliás, tenho a certeza que fariam um trio formidável.

Ester/Esther significa estrela em persa. Alternativamente, pode ser derivado do nome da deusa Ishtar (deusa acádia) que mais tarde foi assumida pela mitologia nórdica adoptando a forma Easter. Na área da astrologia, manuscritos antigos, relatam que o signo Virgem teve origem no Zodíaco a partir de Ishtar.  A porta de Ishtar da Babilónia, que já foi considerada uma das sete maravilhas do mundo antigo, encontra-se no Museu Pergamon em Berlim.

Ester é ainda uma figura feminina importante na Bíblia pois salvou o seu povo judeu de ser assassinado e tornou-se a rainha da Pérsia. No entanto, o nome original em hebraico é Hadassah, cujo significado é árvore de mirto.

Este nome tem sido usado no mundo da língua inglesa desde a Reforma Protestante. Na América houve um impulso na popularidade após o nascimento de Esther Cleveland, segunda filha do então Presidente dos Estados Unidos, Grover Cleveland.

Outras personalidades e curiosidades:
  • Esther Renay Dean - cantora, compositora e produtora americana;
  • Maria Esther Guerne Garcia de Lemos (mais conhecida como Esther Lemos) - romancista, ensaísta, biógrafa, autora de livros infantis e tradutora que recebeu o Prémio Eça de Queirós pelo seu livro Companheiros;
  • Esther foi o nome escolhido para a personagem principal do filme de terror Orphan;
  • Éster na química orgânica e na bioquímica é o produto formal da reação de um oxiácido com um álcool, fenol, heteroarenol ou enol, pela perda de água formada pelo hidrogénio ácido do primeiro grupo com o grupo hidroxila do segundo.


Em Portugal, Ester já foi um nome muito mais utilizado do que é hoje, em 1935, ano em que foi mais registado, Ester foi alvo de 91 registos, isto equiparado ao ano 2016 é equivalente à popularidade de uma Luna e de uma Érica.

No ano passado, em Portugal, Ester foi registado 29 vezes e no estado de São Paulo, no Brasil, 1213 meninas foram registadas com este nome. Vou ainda salientar dois compostos muito bonitos e elegantes registados em 2015 em São Paulo: Ester Heloísa e Ester Valentina.

Sei que muita gente não gosta de Ester por lembrar a palavra "estéril", mas eu acho este nome tão bonito e tem conotações tão positivas que sinceramente me passa um bocado ao lado. E vocês, gostam de Ester/Esther? Qual é a grafia que vos agrada mais?


Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, IBGEBabyNamesPedia, Dicionário de Nomes Próprios, Wikipédia.

4 comentários:

  1. Gosto de Esther :) Ester ainda acho um bocado pesado.

    ResponderEliminar
  2. Esther é um nome clássico,internacional, muito bonito e cheio de história. Portanto deveria ser mais usado!

    ResponderEliminar
  3. Adoro Esther(prefiro nessa grafia), acho bonito, simples e elegante. O significado é mais um ponto positivo, é lindo e inspirador.

    ResponderEliminar
  4. Prefiro Esther, gosto mas nao adoro. Derrepente pensei no par Esther e Lídia e adorei.

    ResponderEliminar