terça-feira, 11 de abril de 2017

Kauai


Um vento refrescante sopra do Havaí através de Kauai! Ao ver esse nome é impossível não imaginar cenários paradisíacos e dias de descanso em praias cristalinas. Kauai, a mais antiga e a quarta maior ilha havaiana, traz em seu exótico nome a inspiradora beleza da natureza.

Kauai, também conhecida como A Ilha Jardim, por suas densas florestas, possui paisagens deslumbrantes com praias de areias brancas, recifes de corais e montanhas com vulcões ainda ativos, além de cachoeiras espetaculares. Um destino muito apreciado por turistas de várias partes do mundo. Com seus belos cenários naturais, logo chamou a atenção da indústria cinematográfica e foi utilizada como locação para a gravação de inúmeros filmes, entre eles Parque dos Dinossauros e King Kong. Uma curiosidade: Kauai é considerado por muitos o ponto mais chuvoso da Terra, pois tem em média 350 dias de chuva por ano.

Com o passar do tempo, Kauai passou a ser adotado como nome próprio masculino, geralmente usado por surfistas e admiradores da cultura havaiana. O nome Kauai não possui um significado específico, mas lendas havaianas atribuem ao navegador polinésio Ioa a descoberta da ilha. Kauai seria o nome de seu filho que gostava de ficar ao redor do pescoço de seu pai. Então, uma possível tradução de Kauai seria lugar ao redor do pescoço, descrevendo como um pai carregaria um filho.

Uma outra grafia possível é Kawai, considerada uma variante de Kauai, mas também tem origem japonesa como sobrenome e nome feminino. Entre as referências estão a cantora Eri Kawai, o compositor Kenji Kawai e a atriz Kawai Okada. Existe ainda uma famosa fabricante japonesa de equipamentos musicais chamada Kawai Musical Instruments.

Não confundir Kawai com kawaii, há diferenças. Kawaii é uma palavra da lingua japonesa que significa lindo, gracioso. Não é um nome próprio mas sim uma expressão usada para fazer um elogio.

Tanto Kauai como Kawai são nomes raros entre nós: em 2016  Kauai foi registrado 9 vezes no estado de São Paulo e Kawai obteve 1 registro. Segundo o IBGE existem 158 brasileiros chamados Kauai e 50 Kawai, sendo a década de 2000 o seu período de maior expressão. Apenas os estados do Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo contam com registros dos nomes. Em Portugal não há notícias de registros atuais e nem em tempos passados.

O ator Kadu Moliterno escolheu Kauai para seu primeiro filho, hoje com 24 anos (sua filha se chama Lanai e o caçula é Kenui). Mais recentemente, em 2011, a atriz Daniele Suzuki também escolheu Kauai para seu filho. É de se notar que tanto Kadu quanto Daniele são adeptos do surfe, o que nos faz pensar que Kauai não foi uma escolha ao acaso.

Por enquanto Kauai é um nome desconhecido da maioria, talvez restrito à uma parcela da população, mas acho que ele tem potencial para ser bem aceito e quem sabe pode até se tornar uma alternativa com mais frescor ao popular Kauã. Para os portugueses que podem usar nomes fora da lista e gostam de nomes diferentes e ligados à natureza, Kauai é uma escolha que pode surpreender! ***Atualização: a partir de novembro de 2017 Kauai passou a ser autorizado em Portugal***

O que acham de Kauai? Que grafia preferem, Kauai  ou Kawai?


Fontes consultadas:
ARPEN/SP, Baby Name Wizard,, IBGE, IRN, Significados, Think Baby Names, Visite os USA, Wikipédia.

2 comentários: