quinta-feira, 6 de abril de 2017

Belisária & Belisário


Do grego Βελισάριος estes nomes são provavelmente de origem ilírica. Belisário era o nome de um famoso general bizantino e herói de guerra que serviu o imperador Justiniano. O valente espadachim era possivelmente de ascendência eslava, o que levou à especulação de que o nome deriva do Beli-tzar, que em eslavo significa príncipe branco (o elemento -sarius sendo interpretado como proveniente da antiga palavra eslava tsesar/tsesari, que foi derivado de César, dando assim  a Belisário uma conotação "principesca"), mas esta etimologia tem sido considerada um tanto duvidosa. Outras fontes sugerem que Belisário & Belisária são de origem grega e que o seu significado é atirador/a de dardos, atirador/a de flechas, arqueiro/a

Para amantes de Ária, considero Belisária uma excelente opção a ter em conta! Vejamos, o elemento -ária está presente no nome e ainda existe Belis-, que para além de dar um diminutivo muito fofo (Beli), deixa o nome mais comprido e elegante. Também existe a opção Belisa (que para além de ser anagrama de Isabel é ainda considerado um diminutivo de Belisária). 

Quanto a Belisário, não deixo de lhe tecer elogios, no meu parecer, é um nome imponente e muito charmoso. 

Em Portugal ambos os nomes não são registados há alguns anos. Durante o período de 1920 a 1980 nasceram 35 meninos chamados Belisário e não encontrei registos de nenhuma Belisária. No entanto, entre os anos 1845 e 1904, encontrei registos de 9 crianças que foram chamadas Belisário e de 7 bebés que receberam o nome Belisária! Gostaria de destacar os belos compostos Belisária Luz, Belisária Elisa e Angélica Rosa Belisária

No estado de São Paulo recentemente também não encontrei registos de nenhum dos nomes, apenas de Belisa, que no ano passado foi alvo de 6 registos.
Apercebi-me que realmente estes nomes são muito raros quando através do censo demográfico brasileiro de 2010 verifiquei que Belisário tem a frequência de 207 pessoas e Belisária apenas de 82 pessoas. 

De facto estamos perante de dois nomes com pouca ou quase nenhuma tradição nos nossos países e segundo a minha análise ou eu estou maluca por achar ambos os nomes bonitos e usáveis ou realmente os nomes são ultrapassados e as tendências recaem mais noutro tipo de antropónimos. 


Conheciam Belisária & Belisário


Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, IBGE, BabyNamesPedia, Dicionário de Nomes Próprios, Wikipédia

30 comentários:

  1. Acho Belisário charmoso como sobrenome, pois foi a forma que o conheci. Já como nome, acho muito pesado, talvez num composto. Tipo, Amélia Belisário — o nome perfeito para uma menininha doce e cheia de personalidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem zoeira nenhuma, vc acabou de falar o nome da minha avó 😳 minha avó literalmente se chama Amelia Belizário.

      Excluir
  2. só conheci um Belisário que mora noutro estado bem longe do meu. Acho ambos nomes ultrapassados e sem chances de retorno. Talvez como sobrenome, concordando com a colega Luiza.

    outra sugestão de postagem: Márcio (a)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Angélica,

      Estamos com alguns pedidos ainda a responder, mas assim que possível falaremos sobre Márcio e Márcia, ok?

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  3. Só conhecia Belisário como sobrenome e acho que é assim que ele se sai melhor(também pode ficar bem em compostos, como segundo elemento). Como nome próprio também acho pesado e ultrapassado. De Belisária não gosto, prefiro Belisa.

    ResponderExcluir
  4. Belizario, sim é um sobrenome bonito e charmoso! Eu o carrego com muito orgulho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm carrego meu Belisario com muito orgulho! E meus filhos tbm usam o Belisario...espero que assim a família permaneça usando esse sobrenome forte!

      Excluir
  5. Estou procurando a minha familia Belisario

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou outro Belisario! Temos uma imensa familia que carrega esse sobrenome aqui no brejo paraibano. Carregamos esse sobrenome com muito orgulho.

      Excluir
  6. Eu sou Belisario e em Itapevi/SP tem a Família Belisario

    ResponderExcluir
  7. Sou do RJ , Meu nome e Vinícius Belisário e tem orgulho sobrenome que erdei do meu avô Luiz Belisário

    ResponderExcluir
  8. Meu avô chamava Belizário de Souza Araujo

    ResponderExcluir
  9. Eu sou Belisário com muito orgulho e acho muito bonito esse nome
    Sou Gonzaga belizario

    ResponderExcluir
  10. Meu sobrenome é Belizario.

    ResponderExcluir
  11. EU SOU FRANCISCO BELIZÁRIO DA CIDADE DE EXÚ PERNAMBUCO

    ResponderExcluir
  12. Inha família usa o nome Belisário no sobrenome, somos de Belo Horizonte

    ResponderExcluir
  13. Família Belisário em Pernambuco

    ResponderExcluir
  14. Me chamo Evando José Belisario e moro em Pernambuco, sou Belisario com orgulho, rsrsrsr

    ResponderExcluir
  15. Eu sou Belizario, neta de Primo Belizario, vindo da Italia para o Brasil em 1904, interior de são Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou belizário. de que parte da Itália o seu parente imigrou para o Brasil?

      Excluir
  16. SOU uma Belisário com muito orgulho e amor ❤️

    ResponderExcluir