quarta-feira, 5 de abril de 2017

Aaliyah


As redes sociais são um excelente meio para contactarmos com realidades e culturas diferentes, o que leva a, muitas vezes, darmos de caras com nomes completamente novos! Foi assim que descobri Aaliyah, na página de uma instagrammer famosa cuja bebé tinha recebido esse nome (o composto dela é Aaliyah Snow Ada, confesso que também lhe achei graça). Feita esta descoberta, saltei de imediato para o Behind The Name para saber mais sobre este nome!

Aaliyah chega-nos do árabe através do nome masculino Aali e tem como significado elevada, sublime. E que significado tão bonito! De facto a cultura árabe está repleta de nomes assim, especiais, exóticos. Mas há mais por trás deste nome e deste significado: Ali, variante de Aali, poderá estar relacionado com Alá, sendo assim uma forma de referência a Deus. Ou seja, tanto Aali como Aaliyah têm uma natureza divina, precisamente elevada, sublime!

Para além desta origem árabe, que parece ser a mais consensual, há ainda fontes que apontam uma possível origem hebraica, ou pelo menos uma relação com a mesma. Como vimos acima, Ali é variante de Aali. O mesmo acontece para o feminino, sendo Aliyah uma variante de Aaliyah (percebemos que é só retirar um "a"). Ora, Aliyah é também um nome hebraico que significa ascender – muito semelhante aos significados árabes! – e ainda uma palavra hebraica referente à imigração para Israel.

Aaliyah é um nome perfeitamente conhecido, sendo o seu principal palco os Estados Unidos, onde atua na 48ª posição. Na Nova Zelândia e na Austrália segura as posições 80 e 91, respectivamente. Em Inglaterra e Gales está a 33 lugares do Top 100, o que é óptimo para quem procura um nome familiar mas não muito popular! Para além do já referido Aliyah, outras variantes deste nome são Aleah, Alea, Aliah ou Aliya, por exemplo.

A maior figura de destaque com este nome será Aaliyah Haughton (que tem um composto que eu acho muito bonito: Aaliyah Dana!), cantora norte-americana mas também compositora, produtora, atriz, dançarina e modelo. Era conhecida como a Princesa do R&B (rhythm and blues) e foi nomeada 5 vezes para os Grammy Awards, o prémio mais prestigiado no mundo da música. Mais recentemente temos a adolescente Aaliyah Mendes, que se tornou bastante conhecida nas redes sociais, primeiro na aplicação Vine (onde usava o nome Princess Aaliyah), e depois no Instagram, Twitter e outros. É irmã mais nova do famoso cantor pop star Shawn Mendes. Nascidos no Canadá, tanto Aaliyah como o seu irmão têm ascendência portuguesa, da parte do pai.

Posto isto, resta-me dizer que considero Aaliyah um nome muito giro, divertido, descontraído, simultaneamente fresco e caloroso, e penso que poderá resultar muito bem em compostos, tanto em primeiro nome, como em segundo nome!

O que acham de Aaliyah? E para quem é do Brasil e não tem restrições, usariam este nome?



Fontes consultadas:
Behind The Name, Dicionário de Nomes Próprios, Wikipedia.

15 comentários:

  1. Não o conhecia. Como sou minúscula diante da diversidade cultural da humanidade contemporânea! Imaginar um nome próprio longo com quase uma consoante. É incrível.

    ResponderExcluir
  2. Conheci esse nome através da cantora, que aliás faleceu muito precocemente, uma pena. Acho um pouco complicado para os falantes da língua portuguesa, mas não deixa de ter seus encantos.

    ResponderExcluir
  3. O nome da minha filha é Aaliyah,meu marido que escolheu e eu amei.como ele é fã de hiphop jâ conhecia a cantora Aaliyah,que tambem fez o filme Romeu tem que morrer.

    ResponderExcluir
  4. Mnha filha tem 3 anos e se chama ALLIYAH, meu marido que escolheu esse nome e eu amei. Ele já falava desse nome desde quando namorávamos. Amo o significado que ele tem. ❤ Alliyah ❤

    ResponderExcluir
  5. o nome da minha filha é Alyah e eu amo o significado dele. Acho forte e diferente. exatamente o q eu queria pra ela.

    ResponderExcluir
  6. Nunca fui muito fã de nomes muito floreados com Y, L, H, então jamais usaria.

    ResponderExcluir
  7. Tolos Aaliyah ou alyah na verdade é ulyah ou ulyahu ou aaliyahu que o significado é o supremo é yahu pois yahu é o nome de alahin ou elohim ou ulhim. Deus

    ResponderExcluir
  8. Deus me revelou em sonho esse nome.juntamente com ELIJAH .. prometeu 4 filhos ...Sarah Obedh ELIJAH E AALLYAH esses dois últimos nunca tinha ouvido falar ... acordei fui pesquisar e descobri que vem do hebreu maravilhosa descoberta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos caprichados no H! Meu Deus! '-'

      Excluir
    2. Só não digo o L e A também porque "Obegh" fugiu a regra. Acho que o único nome que justifica a escrita complicada é Aalyiah (ou só com um A no início) porque se escreve assim mesmo. Mas Elias e Obede? Meu Deus. Aí você forçou (exagerou) DEMAIS!!!!

      Excluir
    3. Corrigindo: "Obedh"
      Escrita tão estranha que eu nem soube escrever Hahahaha.

      Excluir
  9. Sou do Brasil, e o nome da minha filha é Isis Aliyah ❤️😍

    ResponderExcluir
  10. Se eu usasse esse nome, seria na versão mais simplicidade possível (se é que é possível haha), ou seja, Aliah. Mais simples que isso só a variante encontrada no italiano: Alia, que é até o nome de uma jogadora (se não me engano de vôlei) italiana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mais simples* possível...
      Erro so corretor.

      Excluir