quinta-feira, 16 de março de 2017

Lanassa - Atendendo a Pedidos


Mais um pedido que chega, mais um pedido que surpreende. O incomum Lanassa, mencionado por nossa leitora Maria Angélica, é um nome que tem qualidades suficientes para conquistar novos admiradores: é mitológico, diferente, exclusivo e misterioso. Pode ainda se constituir em uma opção inovadora para quem gosta de Larissa ou Hadassa (nomes em alta no Brasil e similares em grafia e sonoridade à Lanassa), mas que querem uma alternativa que fuja do comum e que seja única, assim como o personalíssimo  Lanassa.

Tenho que começar dizendo que Lanassa é praticamente inexistente em nossos países: não possui dados no censo de 2010 do IBGE, o que significa que de 1930 até 2010 foi registrado menos de 20 vezes no Brasil ou nunca foi registrado. Também não obteve nenhum registro no estado de São Paulo nos anos de 2016 e 2015. Em Portugal o cenário é o mesmo: zero registros em anos recentes e em décadas passadas. Em outros países também não há notícias de registros (podem existir mas a frequência deve ser pequena). Olhando por esse lado podemos notar que Lanassa é um nome extremamente raro! Um verdadeiro deleite para os apreciadores desse estilo.

Mas de onde vem Lanassa? É um nome relacionado à História e à mitologia grega, e os escritos antigos nos dizem que Lanassa era filha do rei Agátocles de Siracusa, esposa de Pirro, rei de Épiro e com ele teve dois filhos, Alexandre e Heleno. Pirro recebeu como dote de casamento a ilha grega de Córcira, que havia sido adquirida por Agátocles. Além de Lanassa, Pirro teve várias esposas, mas Lanassa sentiu-se indignada ao se ver negligenciada por seu marido em função dessas esposas de origem bárbara. Então ela se retirou para a ilha de Córcira e ofereceu para Demétrio, rei da Macedônia, sua mão em casamento e a posse da ilha. Demétrio aceitou sua proposta e juntos celebraram suas núpcias em Córcira. Uma atitude ousada de uma mulher decidida e arrojada! Há outras histórias onde Lanassa aparece como esposa de Neoptólemo e seria filha de Cléodeo, filho de Hilo, filho de Héracles. Ela teria tido muitos filhos que foram deuses. Dentro de sua origem grega o significado do nome Lanassa é desconhecido.

Algumas fontes indicam ainda que Lanassa teria uma possível origem russa e nesse caso seu significado seria alegre, mulher alegre.

Lanassa é um nome tão raro que nem encontrei referências entre pessoas públicas, apenas o hotel Princess Lanassa, localizado na Grécia. Mas quem sabe a maior de todas as referências não possa ser a sua filha? Adoraria conhecer uma pequena Lanassa nos dias de hoje!


Fontes consultadas:
All Baby Names, ARPEN/SP, Dicionário de Nomes Próprios, IBGE, IRN, She Knows,SPIE, Perseus, Wikipédia.

10 comentários:

  1. Ai gente, agradeço imensamente o poético texto. Como não amar? Um nome além de mitológico, diferente, exclusivo, misterioso, ele consegue reunir doçura e fortaleza, feminilidade, melodia, grego, musicalidade e historicidade!!!! Sinceramente busco entender como pode ser tão negligenciado a séculos... ai se eu tivesse uma menina.... rs precisamos difundir essa jóia para que outras pessoas conheçam! abraço em vocês. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós é que agradecemos a sugestão que nos deu a oportunidade de pesquisar e conhecer esse nome mitológico tão interessante. Abraços ;)

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
    2. Adorei a história! Meu nome é Lanassa! Minha mãe conta q leu um livro q a personagem se chamava Lanassa, mas até hone ñ encontrei esse livro.E no bairro onde moro tem uma Lanassa também.

      Excluir
  2. Acho muito pesado, não gosto da sonoridade.

    ResponderExcluir
  3. Eu estava bem curiosa para saber sobre a mitologia que tem o meu nome,mas no fim acabei descobrindo outras coisas.Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enfim uma Lanassa! Yahoo! 👏👏❤🎉🎉 será que vc teria alguma outra informação para completar

      Excluir
    2. Lanassa é um nome pesadíssimo mas a sonoridade brasileira não cabe muito, ao meu ver

      Excluir
  4. Me chamo Lanassa. E a origem que conheco e que levou a escolha do meu nome, e de que Lanassa era uma das 3 ninfas de Artemis. Sou apaixonada pelo meu nome... ♡

    ResponderExcluir
  5. Me chama Lanassa, a origem que conheço é Neta de Hilo que teve vários filhos deuses, e amo demais meu nome.
    Aaah tenha 27 anos e na minha cidade conheço mais 3 lanassa 😅

    ResponderExcluir