quinta-feira, 16 de março de 2017

Eliézer - Atendendo a Pedidos


Para quem gosta de nomes bíblicos Eliézer deve ser um mimo. De origem hebraica este nome significa meu Deus é ajuda.

No Antigo Testamento este nome foi usado para um servo de Abraão, para um profeta e como nome de um dos filhos de Moisés e Zípora.

Conheci apenas um Eliézer em toda a minha vida e certamente já deve estar quase na casa dos 50 anos. Este é um nome que à partida não me despertaria interesse mas consigo achá-lo bastante simpático. A grafia não me cativa muito, mas a sonoridade destaca este nome dos restantes e, no meu parecer, torna o nome bastante apelativo.

Eliézer é aceite em Portugal e no ano passado quatro meninos foram registados com este nome. No entanto, durante o período de 1920 a 1980, apenas oito rapazes foram nomeados Eliézer. Numa outra perspectiva, no estado de São Paulo, este nome já tem mais adesão. Em 2016, dezassete bebés receberam este nome e segundo o censo de 2010 do IBGE existem cerca de 19.302 brasileiros portadores deste nome. O pico de uso se deu na década de 1980.

Bebés Eliézer nascidos em 2014 e seus compostos:
Eliézer Raúl 
Bernardo Eliézer
Mateus Eliézer 

O que me dizem do nome Eliézer, agrada-vos?


Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, IBGEBabyNamesPedia, Dicionário de Nomes Próprios, Wikipédia

5 comentários:

  1. Gosto muito do nome nessa variante (pois existem Eleazar e Lázaro que, para quem não sabe, é o mesmo nome). A grafia Eliezer considero mais elegante, porém como essa grafia no Brasil gera confusão na pronúncia (muitas pessoas pronunciam como "Eliezér"), o acento torna-se obrigatório para sinalizar às pessoas que se trata de Eliézer. Deixando de lado essas características mais "técnicas", acho o nome muito bonito e melodioso, assim como Alessio (graças a Deus esse não gera confusão) que vocês também atenderam e agradeço de coração.

    ResponderEliminar
  2. Não está entre meus nomes preferidos, mas concordo que a sonoridade tem algo de especial e realmente o destaca.

    ResponderEliminar
  3. É de facto interessante, adoro nomes bíblicos, mas acho-o "complicado", especialmente a dizer :/

    ResponderEliminar
  4. penso ser um nome datado, no máximo circunscrito aos religiosos.

    ResponderEliminar