terça-feira, 14 de março de 2017

Alessio - Atendendo a Pedidos


Alessio é um nome de origem latina e é a forma italiana do nome Alexis cujo significado é ajudante e defensor. Não é um nome aceite em Portugal o que é uma pena para quem gosta de nomes italianos, no entanto, Aléxis pode ser registado, e inclusive tanto em Portugal como no estado de São Paulo, no ano passado, 9 meninos foram registados com este nome. Atualização: a partir de novembro de 2017 Alessio passou a ser admitido em Portugal.

À partida estamos perante um nome, que fazendo jus à sua aura italiana, é bastante bonito e charmoso e, acima de tudo, muito ritmado e melódico, e se atendermos aos registos italianos de 2015 apercebemo-nos de que Alessio é um nome popular em seu país de origem: ficou em 26 ° lugar no Top 100 italiano, feito que repetiu em 2016. Também encontra-se bem posicionado nos rankings de França, Bélgica e Suíça.

Segundo o site IBGE a frequência de Alessio no Brasil é de 1.228 pessoas, a maioria nasceu durante a década de 1980 e é no estado de Santa Catarina que existem mais portadores deste nome.

Personalidades:
  • Alessio Cerci - jogador de futebol italiano que atualmente joga no Atlético de Madrid; 
  • Alessio Di Mauro - tenista profissional italiano; 
  • Alessio Figalli - matemático italiano que ganhou o prémio EMS em 2012;
  • Alessio Pozzi - modelo italiano;
  • Alessio Romagnoli - jogador de futebol italiano que veste a camisola do Milan; 
  • Alessio Sakara - lutador italiano de artes marciais mistas e boxe que neste momento compete no peso médio.
Há aqui alguém amante de nomes italianos? Qual é a vossa opinião sobre Alessio


Fontes consultadas: Behind the Name, IRN, SPIE, IBGEBabyNamesPedia, Dicionário de Nomes Próprios, Wikipédia, Quanti bambini si chiamano...?

11 comentários:

  1. Acho bonito, interessante. Aléxio também seria giro :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aléxio, assim, nessa forma masculina, não acho bonito, mas na feminina gosto bastante: Aléxia. Porém, acho mais bonito na grafia Alexia.

      Excluir
    2. Também gosto muito de Aléxia/Alexia. De Aléxio não gosto, prefiro Alex.

      Excluir
  2. nome doce, musical! interessante que eu prefiro essas classificações em nomes femininos. :) Porque será? rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que é porque estamos mais acostumados a atribuir essas características a mulheres do que a homens. O homem sempre é visto como másculo, viril e não como doce, melodioso, delicado. Mas independente dessas coisas, prefiro sim um nome melodioso para um filho, não exagerado, claro, mas um nome que mesmo sendo doce (e diferente), todos identifiquem como um nome masculino e de bom gosto. Espero que essa tendência entre no gosto de muitos Brasileiros.

      Excluir
  3. Acho lindo! Chamou minha atenção por ser o nome de um cirurgião da minha região, Dr. Gabriele Alessio, (à princípio, dois nomes incomuns no Brasil, o primeiro por ser usado aqui como feminino - as pessoas para quem eu contava demoravam acreditar que se tratava de Grabriele e não Gabriel Alessio; o segundo nome (Alessio) achei muito interessante, por ser diferente, forte e ao mesmo tempo doce e melodioso. Depois, quando pesquisei e soube que é um nome italiano, fiquei encantada com ele pela beleza e sonoridade.
    Ah, parabéns pela sensibilidade em tornar real numa foto tudo que esse belo nome nos inspira. Era exatamente assim que imaginava um Alessio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu comentário, Fran! Se tiver mais alguma sugestão de um nome que gostava de ver ser abordado aqui no Blog não hesite em pedir.

      Excluir
  4. Adoro nomes italianos e achei Alessio um charme!

    ResponderExcluir
  5. Não tenho queda para nomes italianos e este também não me empolga.

    ResponderExcluir
  6. Meu nome é Aléssio...e é lindo...e sou lindo e não tem bulling

    ResponderExcluir
  7. O meu nome é Alescio, imaginava que poderia ser uma variação de Alessio, mas pelo que li aqui, ha diferença nos significados. Havia lido que Alescio vinha de salmoura. Ja vi alguns exemplos do uso como sobrenome na Itália.

    ResponderExcluir