domingo, 1 de janeiro de 2017

Esperança



Este nome provém do latim sperantia.

Maria da Esperança: mais um dos muitos títulos de Maria. Relembra a Virgem na esperança e na iminência do parto Divino.

As reacções que recebo deste nome costumam ser quase sempre "É bonito, mas é pesado". Será essa a razão por não ser usado? Não percebo porquê: Será mais pesado que Constança? Para mim não, acho Constança muito mais pesado, e lá está ele no Top 30 de Portugal. Seria uma boa alternativa a Vitória? Acho que sim, sem dúvida! Há muita gente a escolher Vitória pelo significado, muitos pais depois de fazerem tratamentos de fertilidade, ou de terem problemas na gravidez, entre outros motivos, escolhem o nome Vitória... Mas já está tão batido, e Esperança é uma alternativa mais fresca e original!

Em 2015 foram registadas apenas 5 Esperanças em Portugal. No Brasil nem encontrei registos de Esperança mais recentemente, e em 80 anos nasceram apenas 1800 Esperanças e estão quase todas concentradas entre 1930-1940.

Eu acho que Esperança merecia mais! Mas infelizmente não tenho acesso, nem em Portugal, nem no Brasil, aos registos de Maria da Esperança ou Maria Esperança, por isso acredito que hajam mais Esperanças do que as que parecem.

O nome Hope faz muito sucesso em países anglo-saxónicos, tal como Esperanza em países hispânicos. Por que em Portugal e no Brasil continua tão escondido um nome tão especial e bonito?! Vamos sugerir mais este nome, acho tão doce imaginar uma pequena Esperança! Adoro!

Em 2014 Esperança foi usado em alguns compostos:
Esperança Tamara
Esperança Safira
Esperança Maria
Eva Esperança
Esperança Rafaela

Eu gosto muito do composto Esperança Mia ou Mia Esperança ("Mia"- minha, em italiano), acho muito bonito!

Um novo nascimento, uma nova vida, representa a esperança num mundo melhor. No início de um novo ano, este é um nome perfeito para essa vida!

Feliz 2017!

Fátima A.


Fontes consultadas:
ARPEN, IBGE, IRN.

5 comentários:

  1. Acho uma ótima forma de começar 2017! Gosto imenso do nome precisamente por tudo o que ele simboliza, acho uma escolha muito bonita. Quando penso em Esperança penso logo na cor verde, uma cor que também associo ao número 7 - por isso esta combinação de Esperança como primeiro nome de 2017 foi fantástica para mim, muito bem conjugada! E concordo com o que é dito no texto, tem sido subvalorizado. É um nome bonito, delicado e suave! Também gosto por associação à contrabaixista e cantora de Jazz, Esperanza Spalding!

    ResponderExcluir
  2. Acho Esperança um lindo nome, um dos melhores literais. É mesmo parecido com Constança(e a meu ver muito mais bonito). Tb acho que pode ser uma alternativa à Vitória.

    ResponderExcluir
  3. É um nome que me transmite tristeza. Não gosto.

    ResponderExcluir
  4. Acho um nome lindo, mas lembro tbm daquele grilo verde que tem esse nome! Acho que a menina poderia ser zoada. Talvez, Esperanza corte este efeito. Dos nomes que me fazem lembrar da cor verde, eu gosto de Esmeralda e Chloé. Voltando a falar de Esperança, prefiro Hope, ainda que seja a versão inglesa do nome e tem o Plus de ser o nome de uma heroína Marvel (a vespa: Hope Van Dyne - uma das melhores personagens femininas da cinematografia Marvel dos dias de hoje). Com relação aos nomes literais ligados ao ano novo eu gosto de Paz, pequeno e forte, mas com uma simbologia impactante. Ainda sobre fé e esperança, acho que o nome Vera poderia ser resgatado ja que significa fé em russo :)

    ResponderExcluir