Apesar de parecer muito moderno o uso de diminutivos no lugar de nomes tradicionais (expls Malu/Maria Luísa ou Theo/Theodoro), a verdade é que essa é uma prática já comum há muitos e muitos anos. Antropônimos agora estabelecidos como nomes próprios surgiram como apelidos de outros nomes, como Elisa através de Elisabeth, Rita de Margarita e tantos outros outros. Cátia/Kátia é mais um desses exemplos e a prova da constante evolução da onomástica através dos tempos.
Cátia e Kátia surgiram como formas curtas de Catarina/Katarina. O primeiro a aparecer foi Katia, originalmente uma transcrição de Katya, o diminutivo russo de Yekaterina (forma russa de Catarina). Cátia é uma variação latina de Katia. Na adaptação para a língua portuguesa Kátia ganhou o acento. Em inglês correpondem a Cate, Kate, Katie, Catie, Kathy, entre outros.
Catarina vem do grego Aikaterina e sua origem é debatida: pode ter se originado de Hekaterine que significa cada um dos dois, por sua vez uma possível derivação de Hécate, nome da deusa grega da magia e do encantamento. Outra vertente associa o nome com o adjetivo grego Katharos que significa pura, casta (esse é o significado mais difundido).
Catarina foi um nome muito popular na Idade Média devido à mártir e santa Catarina de Alexandria, padroeira dos estudantes, filósofos e professores.
Por conta da popularidade de Catarina, além de Cátia/Kátia, seus outros apelidos também se transformam em nomes próprios: Caren/Karen, Carina/Karina.
Katia (na grafia não acentuada), esteve em alta na França nos anos 70, mas atualmente não faz parte do ranking de nenhum país. Sua última aparição foi em 2007, na Top da Itália, na posição #198.
Cátia e Kátia não apareceram nas paradas de Portugal até a década de 1980, após houve uma ascensão da escrita Cátia se tornando este um nome comum no país. Em 2011 ocupou a posição #90 dos nomes mais populares. A grafia com K é menos vista. Em 2018 Cátia foi registrado 12 vezes, Kátia 1 vez, Katia 2 vezes e Catia 1 vez.
No Brasil o pico de uso de ambas as grafias se deu na década de 1970, quando Kátia chegou a ser registrado mais de 55 mil vezes e Cátia mais de 25 mil. Porém o sucesso foi passando e em 2010 seus registros eram pouco mais de 3 mil. A frequência de Kátia em todo o Brasil é de 163.681 pessoas, sendo mais comum no Rio Grande do Sul. A frequência de Cátia é de 67.615 pessoas, e é no Rio de Janeiro onde podemos encontrar o maior número de portadoras. Os dados divulgados do pela ARPEN/SP do último ano contam com 11 registros para Kátia e 1 para Cátia.
Personalidades:
- Cátia Fonseca - apresentadora brasileira
- Cátia Garcia - cantora e atriz portuguesa
- Kátia - cantora e compositora brasileira
- Kátia Maranhão - apresentadora e jornalista brasileira
- Katia Winter - atriz sueca
Catia La Mar é o nome de uma cidade na Venezuela.
Acredito que quando surgiram, Cátia/Kátia tinham o gracioso apelo juvenil que os diminutivos costumam transmitir. Porém, com o passar do tempo ficaram mais associados a adultas, dando lugar a um lado mais maduro, sendo dificilmente visto nas crianças de hoje. Mas, em uma demonstração que as modas são cíclicas, aquele que antes era considerado nome de vovó agora é um dos preferidos dos tops: Catarina!
Qual a sua opinião sobre os diminutivos que viram nomes próprios?
Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, Nameberry, IBGE, IRN, O Blog dos Nomes, SPIE, Wikipédia.
Convivi com várias Kátias / Cátias durante a escola. Hoje todas elas na faixa de 40 e poucos anos. Gostava bastante do nome, hj prefiro Catarina. :)
ResponderExcluirExcelente texto.
Eu sou Katia dos anos 70 mesmo... nasci em 1975! E outra característica é que o meu Katia foi registrado propositalmente sem acento mesmo. Meus pais achavam o nome lindo e eu já tinha uma prima um pouco mais velha com o mesmo nome, e, que de certa forma foi homenageada. Sempre amei meu nome. Gosto por ser um nome curto. E acredito ser um nome atemporal, apesar dos "modismos".
ResponderExcluirNossa, não dava confusão na família duas crianças com o mesmo nome? Tipo, quando queriam chamar sua prima, vc achava que era com vc?
ExcluirO meu foi escrito Cátia com acento porque sou de 80 e naquela época não existia o k na língua portuguesa
ExcluirSou Kátia com K e acento e sou de 86,ede uma cidade minúscula do interior do Ceará onde na época não tinha nem luz elétrica na cidade 🤦🏻♀️e meu nome já era moderno com K e acento 😘
ExcluirQdo estudei na 1°serie existia na sala de aula 3 Kátia e era uma confusão na época, eu sempre ficava com vergonha 😂😂
ExcluirSou de 1968 (KÁTIA), amo meu nome. 😍
Excluireu sou Kátia de 1999
ExcluirSou Katia e nasci em 1975. O meu sem acento também foi proposital. Preferia com acento.
ExcluirDetesto!
ResponderExcluirAmooooo me chama Kátia 😍
ExcluirNão sou muito fã de Cátia, para mim é um nome neutro. Dos nomes derivados de Catarina, gosto de Carina.
ResponderExcluirGosto de Kátia pq sempre sou única em todos os lugares 😍🙋🏻♀️
ExcluirSou apaixonada pelo nome Catarina com C, agora Kátia tem que usar o K, não sei porque, mas acho muito mais bonito a escrita nesse caso com "k", e sabe nunca me atentei ao fato de ser um diminutivo...
ResponderExcluirAbraços
I was reading the biography of Brazilian racing driver Helio Castroneves, and was surprised to find out that his sister's name is Katiucia (pronounced like Catuxa, one of Xuxa's paquitas). In Russian, Katiucia is also a form of Yekaterina, used among family and close friends. I am wondering, how both Katia and Katuicia traveled as far as Brazil! :)
ResponderExcluirEu sou katia Barretto desde a hora em que nasci acho o meu lindo e bonito e maravilhoso foi escolhido pela minha linda mãe......beijos Kátinha Barretto..
ResponderExcluirAmo meu nome, Kátia com k e acento
ResponderExcluir