segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Qual é o melhor nome - Salazar vs. Saramago


Desconheço pessoa com pontaria mais certeira para gostar de nomes controversos do que o meu namorado. Aliás, acho que já nem fico espantada quando ele me sugere um nome inusitado. Esta semana, em conversa com os meus cunhados, ele comentou que gostava do nome Salazar e que até o daria a um filho, vejam lá só. Conheço-o este rapaz há 13 anos e namoro com ele há 7 anos e nunca tinha ouvido semelhante. Cortei-lhe logo o raciocínio e disse que Salazar estava fora da mesa e disse que se fôssemos por esse caminho (entenda-se nomes de portugueses conhecidos) preferia Saramago. Ele não foi contra, até disse que achava interessante e a conversa ficou por ali, no entanto  fiquei com a pulga atrás da orelha. No carro, ao irmos para casa, perguntei-lhe o que o levava a dizer que gostava tanto de Salazar. Ele deu-me os argumentos e dei por mim a pensar como tinha sido parva em descartar um antropónimo realmente bom por causa de uma personalidade negativa portadora do nome. 

Salazar é mais usado como apelido/sobrenome e é muito conhecido por ter sido o nome do Chefe de Estado português. É um nome de origem basca e significa o do palácio antigo. Ainda tem o bónus para os fãs de Harry Potter de ser o nome do fundador da casa Slytherin em Hogwarts.

Saramago também é mais usado como apelido/sobrenome e é conhecido pelo escritor português que ganhou o Prémio Nobel da Literatura. É um nome de origem grega que significa aparecimento rápido. Para os amantes da natureza este nome ganha encanto pela flor também conhecida como crucífera. 

Então, mas qual é a expressão destes nomes em Portugal e no Brasil? Bem, ultimamente tem sido nula. Mas durante as décadas de 20 a 80, em Portugal, Salazar obteve 37 registos. E segundo o IBGE existem 139 homens com este nome em todo o Brasil.  

De acordo com a minha pesquisa, não encontrei registos de Saramago nos nossos países. Não obstante, encontrei uma informação que considerei interessante. Em Portugal, a maior concentração de Saramago enquanto apelido/sobrenome, acontece em Aveiro e em Lisboa. 

No meu parecer, ambos são nomes longos, elegantes e sem dúvida raros. Têm outro atributo que pessoalmente tenho vindo a notar que tenho queda, é o facto de serem usados também como apelidos/sobrenomes. Nunca pensei que isso fosse uma qualidade que me iria agradar no mundo da onomástica, mas a verdade é que estou a começar a ver esse padrão em vários nomes que me agradam.  Dito isto tudo, contem-me, o que pensam de Salazar e Saramago? São usáveis ou estão a anos luz de serem ouvidos e vistos nos nossos recém-nascidos?


Fontes consultadas:
O BLOG DOS NOMES, IRN, SPIE, Nós Portugueses, ARPEN/SP, IBGE.

3 comentários:

  1. Entre Salazar e Saramago, para mim só Saramago é mais usável. Duviso sinceramente que Salazar venha a ser usado em Portugal no futuro próximo, já Saramago tem o bónus de remeter para o grande escritor José Saramago, acabando por ter uma reputação mais positiva que Salazar.
    Para falar de nomes controversos, a minha preferência é mesmo Lúcifer que, se não fosse pela lista de nomes permitidos em Portugal e pela associação inescapável ao diabo, até usaria, hahaha...

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  2. Embora partilhe o gosto na utilização de apelidos/sobrenomes para nome próprio tenho algumas reservas, pois na minha opinião muitos não são usáveis como tal.
    Salazar, pela conotação negativa que tem não terá muitos registos como nome próprio nos próximos anos.

    Ainda dentro desta temática, acho que os nomes sugeridos neste post poderiam fazer par com Damásio, Eça, Egas, Ary, Ruy, Cid...

    ResponderExcluir
  3. Conheço um Salazar, mas prefiro Saramago
    Ultimamente tenho gostado muito dw nomes que são mais populares com sobrenome(apelido em Portugual).

    Tipo: Santiago, Duarte, Gonçalo, Andrade, Constantino..

    ResponderExcluir