segunda-feira, 18 de junho de 2018

Holly - Atendendo a Pedidos



A nossa querida participante do grupo Sociedade dos Nomes está à espera de uma menina e o nome escolhido foi Holly! E nada melhor do que comemorar a vinda de uma bebé que tem uma mamã participativa no nosso grupo do que fazer uma publicação exclusiva sobre o nome escolhido. 

Holly significa literalmente azevinho em inglês. O azevinho é considerado uma árvore sagrada na Europa. Com as suas folhas verdes e os seus bagos vermelhos é tradicionalmente usado como enfeite de Natal por todo o mundo. Acredita-se que enquanto nome próprio  tenha começado a ser utilizado no final do século XIX na Inglaterra e, tal como Natáliaera frequente o seu uso em meninas nascidas na época natalícia. Holly é um nome maioritariamente feminino, mas também existem registos de meninos com este nome, o que faz dele um nome unissexo. 

Holly ou Hollie (outra variante deste nome) carrega consigo a simbologia de, talvez,  o evento mais importante para os cristãos - o Natal. O azevinho por si só também tem um simbolismo muito grande, pois representa a alegria e a esperança. 

A título de curiosidade, Holly é ainda considerado um topónimo, Holly Springs é uma cidade situada na Carolina do Norte (EUA). 

Em 2014, nasceu uma menina Holly em Portugal, e este é o registo mais recente encontrado. 

No estado de São Paulo não encontrei registos de Holly e segundo o site IBGE o nome tem uma frequência igual ou inferior a 20 em todo o Brasil e, portanto, não é o suficiente para serem apresentados gráficos sobre o mesmo. 

Na Inglaterra, Holly posiciona-se no top 50 e nos Estados Unidos ficou no 494º lugar, ambos os dados são do ano passado. 

Algumas Personalidades:

  • Holly Elizabeth Robinson Peete - atriz americana; 
  • Holly Marie Willoughby - apresentadora de televisão inglesa;
  • Holly Rowe - narradora de desporto americana; 
  • Holly Black - romancista americana; 
  • Holly Cole - cantora de jazz canadiana. 
Holly é um nome muito presente na cultura pop, alguns exemplos da sua presença estão em Breaking Bad, Glee, Eureka, Stranger Things... 

Esta não seria a minha escolha, não obstante, considero Holly um nome bonito. Sê bem-vinda, Holly! A equipa O Blog dos Nomes deseja que o resto da gravidez corra pelo melhor, que a Holly seja uma bebé saudável e que traga muita alegria a toda a família. 

O que pensam sobre este nome? 

Ana Madaíl Carvalho

Fontes consultadas:

Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Wikipédia. 

20 comentários:

  1. Quando eu era criança eu tinha um álbum de figurinhas colecionáveis e auto colantes chamada HOLLY Hobbie. As figurinhas eram referente a uma boneca bem mimosa e romântica. Desde então Holly sempre está ligada ao nome Hobbie e às figurinhas do álbum.
    Já para nomes próprios, acho-o demasiado anglófono...

    ResponderExcluir
  2. Ah eu AMO Holly kkkk afinal eu e o pai que escolhemos, ou como dizem, o nome são eles quem escolhe. Não sei porque mas eu sorri tanto e me veio uma alegria tão eufórica quando pensei nesse nome assim que descobri que estava grávida novamente de um bebê pra nascer no fim do ano que ao dizer ao marido ele teve a mesma reação. Enfim, muito obrigada meninas pelo carinho com a baby e comigo 🤗❤️😘

    ResponderExcluir
  3. Acho Holly um nome bem bonito e fiquei ainda mais encantada com o significado. No Brasil não é mesmo um nome comum, bem ao contrário, nunca conheci nenhuma e nunca vi ninguém dizer que tinha intenção ou interesse em colocar esse nome em um bebê. De qualquer forma, acho um nome lindo e bem delicado.

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Sempre tive a ideia de que Holly é Sagrado, pois em jogos de RPG as magias que usam a Luz e o divino Bom tinha o nome de Holly. É um nome bonito mas me remete as igrejas

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu já vi esse nome inúmeras vezes em filmes e séries mas não sabia de seu significado natino.. achei bem interessante e um nome muito bonito, parabens a mamãe!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Parabéns à família e muitas felicidades!
    Acho que Holly é um nome bonito, era o nome da minha primeira tartaruga de estimação. Agora tenho outra que se chama Louie, e o nome assenta-lhe que nem uma luva, visto que ele é um pequeno guerreiro...

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana, tudo bem?

    As Holly's que conheço são de livros ou filmes, e sou apaixonada por este nome, é um nome que me conquistou de cara. O significado dele também é muito bonito e pensando bem, seria um nome que usaria facilmente para a minha filha. Adorei!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Gosto desse nome. Eu associava ele mais a Hollywood ehehhe. Adorei saber a real natureza do nome. Parabéns por mais um post muito bem feito.

    ResponderExcluir
  9. Holly é um nome bem bonito mesmo. É uma pena que não seja mais usado aqui no Brasil.
    Holly me lembra Holy, que é sagrado em inglês.

    ResponderExcluir
  10. Aiiii, que post mais lindinho. Eu amo esse nome, sempre fico encantada quando o escuto num filme ou o leio num livro. Já pensei em escrever história e dar à protagonista esse nome *-*

    Ah, não seis e você já falou do nome Alice e suas variações por aqui, mas eu adoraria ler sobre <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luana, sim aqui vai o link:
      http://oblogdosnomes.blogspot.com/2016/06/alice-atendendo-pedidos.html?m=0

      Para ver nomes já abordados veja em modo web e dos lados poderá ver todos os nomes já abordados. Masculinos no lado esquerdo do blog e femininos do lado direito. Ou então procure na barra Busca por Nome em cima do lado esquerdo.
      :)

      Excluir
  11. Oi
    Holly e um nome muito lindo,não conheço ninguém com esse nome,uma pena,mais é um nome belíssimo mesmo,gostei do Post de hoje,bjs

    ResponderExcluir
  12. Oie tudo bem?
    Eu achei um belo nome, e os eu segnificado é muito bonito. Eu achei que é um nome muito fofo pra se colocar em menina. Nunca vi ninguem com esse nome.

    ResponderExcluir
  13. Hey
    Que nome lindo ! Além de criativo né ?!
    O significado é realmente muito muito lindo, não sabia de tudo isso !
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk obrigada pelo elogio no criativo 🤗 será a minha bebê. Mana mais nova de Chloé e do Athos 😁

      Excluir
    2. Oi, quero colocar esse nome na minha filha.. estava pesquisando por Ollie ou Oly ou Oli.. mas não encontrei como nome alguns desse, e Ollie parece que é masculino. Pode me dizer como fica a pronúncia de Holly?

      Excluir
  14. Oi Ana!!
    Achei o nome encantador. Realmente não conheço ninguém com esse nome. Se contar personagens de filmes, séries ou livros, eu realmente posso conhecer uma ou duas rsrs
    Brincadeiras a parte, desejo que a Holly que inspirou esta publicação nasça cheia de saúde!!
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por teu desejo de saúde pra minha Holly 🤗🙌

      Excluir
  15. E não é que gostei do nome! Além de ter um significado muito bonito para mim, pois o azevinho é a minha árvore preferida.

    ResponderExcluir
  16. Holly, Poppy, Polly,Molly...Eu acho muito anglófono.É até bonito, mas não sei se aqui cairia bem no Brasil...digo a pronúncia "r/ó/l/l/i", não sei se isto seria alvo para bullying, no estilo "Holly, role" (lembrado que por aqui muitas das vezes pronunciamos o "e" com som de "i")...Parece associado ao verbo rolar, mas para uma criança estrangeira é divo e a associação com o azevinho muito me chamou atenção!

    ResponderExcluir