quarta-feira, 4 de março de 2020

Eliel - Atendendo a Pedidos


Mais um nome bíblico que hoje se vem juntar ao Blog dos Nomes! Eliel é um nome de origem hebraica que significa meu Deus é Deus. Isto no seu sentido mais puro e literal, mas existem outras leituras de cunho mais metafórico que apontam para este antropónimo os significados Deus é grande, Deus é altíssimo ou ainda Deus é todo poderoso. Para os mais religiosos, na minha opinião, este é um nome mais do que perfeito, afinal de contas qualquer que seja o significado atribuído todos eles ressaltam a omnipotência de Deus.  

Na bíblia existem sete homens de nome Eliel, são eles: um chefe de família da tribo de Manassés, um cantor levita, um benjamita líder do seu clã, um membro maavita de uma força especial do Reino de Israel, um herói a serviço do Rei Davi, um homem que ajudou a levar a Arca da Aliança para Jerusálem e um varão que viveu na época do Rei Ezequias. Este nome é citado cerca de dez vezes no Antigo Testamento, com maior número de ocorrências no primeiro Livro de Crónicas. 

Admito que fiquei surpresa pois nunca pensei que Eliel fosse ter registos em Portugal, mas na verdade, em 2018, foi alvo de 5 registos. 


No estado de São Paulo, mais recentemente, Eliel arrecadou um total de 54 registos. Em todo o Brasil a sua frequência é de pouco mais de 27 mil homens, tendo o seu auge acontecido na década de 80 e sendo Amapá o estado onde com mais facilidade encontraremos um Eliel


Nos EUA existem apenas 2.162 pessoas chamadas Eliel. O primeiro registo data de 10 de janeiro de 1885. O melhor ano para Eliel foi em 2006 quando nasceram 158 meninos com este nome nesse mesmo ano. 


Pouco usual, mas doce, assim é Eliel. Pouca gente reconhece, gosta e usa este nome, mas acredito que há potencialidade nele. Quem aqui gosta de Eliel? Usariam?


Fontes consultadas:

Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Names.org, Wikipédia. 

46 comentários:

  1. É lindo o nome! Desconhecia este nome mas, gostei.

    ResponderExcluir
  2. Que coincidência! Eliel é precisamente o nome de um personagem de uma história que estou a escrever!
    Já sabia o significado, até foi por ele que escolhi o nome para o personagem. Não usaria num filho, no entanto, é demasiado religioso.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  3. Gosto da terminação e do significado, mas não usaria pq já gosto de outro nome masculino com a mesma terminação.

    ResponderExcluir
  4. Gosto bastante de nomes com essa terminação, este por sua vez não tinha me chamado a atenção e agora sabe que ele ganhou pontos comigo? Alguns nomes são assim para mim, se eu prestar atenção acabo gostando :)

    ResponderExcluir
  5. Eliel o nome que eu escolhir de coração para meu filho.perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu esposo se chama Eliel eu amo esse nome

      Excluir
  6. Vou ser avó e minha filha escolheu este nome se for menino, pois ainda não sabe o sexo do bebê mas deixo registrado que amei este nome e também o seu significado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloquei o nome de minha princesa(primogênita) de Leile que é Eliel de trás pra frente...

      Excluir
  7. Minha filha está grávida e se for menino o nome Eliel foi escolhido. Amei inclusive o significado.

    ResponderExcluir
  8. Muito boa sua pesquisa, me chamo Eliel, sou bahiano de Salvador, coincidentemente, a assinatura do blog é de 04 de março, aniversario em 17 de março, amo o meu nome, entendendo que colocá-lo representa muita responsabilidade, dado o seu importante significado, parabenizo pela iniciativa, na pesquisa que fiz, encontrei 10 ou mais pessoas citadas no Antigo Testamento. Posso estar equivocado, peço ajuda, observo a predominância do nome mais no nordeste. Caso interesse, podemos enviar a nossa pesquisa particular, Deus abençoe a todos(as), por que não dizer, os Eliéis que existem por aí.

    ResponderExcluir
  9. Eliel é nome de veio n gostei fislize

    ResponderExcluir
  10. O meu e Eliel Gabriel amo o meu nome

    ResponderExcluir
  11. O meu é Eliel Wagner e amoo é foi minha tia que me deu

    ResponderExcluir
  12. Eu deu este nome no meu filho gostei muito desse nome amei

    ResponderExcluir
  13. Maravilha,meu nome exaltando sempre meu Deus.

    ResponderExcluir
  14. Meu nome é Eliel e tenho a serteźa do qui este nome já mi fez tão bem pq sinto proteção divina isto é real meu Deus e meu Deus este nome é forte

    ResponderExcluir
  15. Nome do meu esposo. Acho lindo. Tanto que colocamos do nosso filho Ezequiel pra uama combinação perfeita.

    ResponderExcluir
  16. Meu filho se chama Eliel,toda vez que alguém chama o nome dele está declarando que meu Deus é Deus,Meu Deus é o altíssimo.

    ResponderExcluir
  17. Eliel EsperidiaoThompson

    Sou de origem inglesa de famílias cristã ...fui batizado na igeja Batista, agora entendo porque meu pai me de esse nome...estou orgulhoso do meu nome. Eu Amo a Deus

    ResponderExcluir
  18. Eliel EsperidiaoThompson
    23/12/1955 cristão

    ResponderExcluir
  19. 73173 coloca de cabeça para baixo.

    ResponderExcluir
  20. Eu não via a hora que meu primogênito nascia para eu ter um Eliel nasceu em 1983 amo meu filho e o nome

    ResponderExcluir
  21. Tenho muito orgulho do meu nome Eliel

    ResponderExcluir
  22. Me chamo Eliel e tenho orgulho desse nome

    ResponderExcluir
  23. Me chamo Eliel mendes e adoro meu nome ainda mais sabendo que só exata nosso grande Deus

    ResponderExcluir
  24. Meu filho se Chama Eliel, ele é a criança mais adorável do mundo, uma doçura de menino, meu amor sem limites 🥰🥰🥰🥰 não escolheria outro nome pra ele....

    ResponderExcluir
  25. Quando eu tiver um filho, se chamará Eliel

    ResponderExcluir
  26. Meu nome é Eliel,um nome que louva a Deus,meu pai me pôs esse nome,e ele se chamava Rafael

    ResponderExcluir
  27. Prazer, Eliel, nem eu mesmo sabia que meu nome era tão importante...

    ResponderExcluir
  28. Meu BB se chamará Eliel... (03/2024)
    Quando encontrei o nome me apaixonei, achei único e o significado me encantou muito, sem contar que ele se conecta perfeitamente com a surpresa da gravidez por eu usar diu e entrar para mínimas estatísticas

    ResponderExcluir