sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

As Nossas Apostas Femininas para 2020 - Brasil


O fim do ano está batendo na porta, o que nos leva a refletir sobre quais serão os nomes mais desejados pelos futuros pais brasileiros nos próximos meses. Levando em conta o ranking já divulgado do Baby Center e também os números de acessos em nossos posts, considero que os nomes femininos que serão as novas tendências em 2020 sejam esses:
  • Ayla - o delicado nome turco que tem o lindo significado de luz da lua está em crescimento constante há alguns anos. De 2018 para 2019 subiu nada menos que 22 posições no ranking do Baby Center e acredito que muito em breve poderá ser uma febre entre as recém-nascidas;
  • Aurora - o nome literal que evoca o nascer do dia viu sua popularidade renascer a partir do filme Malévola, lembrando a todos do nome da princesa de A Bela Adormecida. Ficou ainda mais consolidado com Malévola 2, lançado em 2019. Aurora é vintage, é literal e ainda é nome de princesinha! Irresistível não acham?
  • Betina -  o chamoso Betina tem duas possibilidades de origem: tanto pode ser o diminutivo de Elisabeth e significar Deus é meu juramento, como pode pode ser também o diminutivo de Benedita e nesse caso significar abençoada. Os dois significados são belos e motivam mais registros, mas o fato é que Betina finalmente estreou no Top 100 em 2019 e tem tudo para subir cada vez mais, já que é o nome da personagem de Ísis Valverde na recém estreada novela Amor de Mãe;
  • Elis - pegando carona no crescente sucesso de Lis e Liz aposto todas as minhas fichas em Elis! Mais um diminutivo de Elisabeth que ganhou status de nome próprio! Elis estreou entre os 100 nomes mais populares do Baby Center e deve subir cada vez mais, certamente impulsionado como uma nova alternativa entre os nomes terminados em is;
  • Pérola - um dos posts mais acessados aqui no blog é Nomes Hippies Femininos , o que confirma uma crescente procura dos futuros pais por nomes ligados à natureza. Pérola estreou no Top 100 do Baby Center em 2018, provavelmente devido ao sucesso da personagem Pérola Mantovani de Malhação, porém sua popularidade não foi passageira: subiu estrondosas 21 posições em 2019 e pode vir no embalo de outro nome de pedra preciosa: Ágata, já bastante popular por aqui. Mais um nome de jóia que veio pra ficar!
Opções alternativas para quem quer fugir da popularidade, mas procura nomes que soem familiares e atuais:
  • Elora - em alternativa a Eloá
  • Ariella - em alternativa a Antonella
  • Gianna - em em alternativa a Giovanna
  • Liv - em alternativa a Lis, Liz e Lívia
  • Martina - em alternativa a Marina.
Com a alta de Maria Flor, Maria Liz e Ana Liz por que não apostar em outros compostos igualmente graciosos e literais? Minhas sugestões:
Concordam com as minhas apostas ou as suas são diferentes? Sugerem mais opções alternativas?

Fontes Consultadas:
Baby Center Brasil e Blog dos Nomes 

9 comentários:

  1. Das apostas de vocês, gosto mais de Elis, só não ponho na lista pq acho que dá cacofonia com meu sobrenome, que começa com "s". Tem gente que não liga para isso, mas para mim é importante.
    Das alternativas, gosto de Elora. Pena que o marido não gosta...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Gostei das suas apostas, acrescento Hadassah (está batendo na porta do top 100). Acho que Betina e Aurora vão emplacar...
    Acrescento uma alternativa para Sofia: Safira!! (também está no top 200)

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que Aurora é um que vai dar super certo esse ano, viu, pq a Disney, no mercado, tá arrematando tudo. É bem possível seguir a tendência. 🤔

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito dos nomes que vocês apontaram, só Pérola que não me agrada tanto. Elis é bonito, mas prefiro Liz/Liz. Meu preferido foi Ayla tanto pelo nome em si, a sonoridade, quanto pelo significado. Aurora e Betina também são lindos. Das alternativas gosto de Ariella e Liv. Nomes compostos em geral não me agradam, independente da combinação, sempre prefiro um nome único.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, fiquei cá a pensar na maneira como as pessoas escolhem nomes. Eu me lembro que o meu só foi escolhido depois de meu nascimento. História que eu ouvi dúzias de vezes. Nasci na madrugada do dia 29, virei Lunna... se nascesse durante o dia, seria Sol... nome hippie.
    Acho que as histórias são mais interessantes que os nomes e acho essa coisa de escolher nomes muito complicado, confesso porque escolhemos algo para o outro a partir de nós. É uma imposição. Complicado. Nem sempre o nome diz o outro. Eu gosto de meu nome, mas conheci muitas pessoas que recorreram a apelidos e pseudos.
    Eu gosto de Elis (por causa da cantora) e de Agatha (devido a sonoridade) mas como não vou ter filhos e os meus dogs atendem a sons e não exatamente a nomes, estou a salvo. rs

    bacio

    ResponderExcluir
  6. Aurora é o meu preferido! Concordo com a Lunna é tão difícil escolher um nome, é muita responsabilidade, algo que você vai carregar para uma vida toda...É preciso escolher com calma, com amor e não por uma questão de moda...
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Ayla e Aurora me agradam bastante, não estão entre meus preferidos, mas acho nomes bonitos, principalmente Aurora, mas é sempre bom passar por aqui e conhecer mais curiosidades :)

    ResponderExcluir
  8. Em breve teremos uma Ayla em nossa família ��
    O pessoal tá achando o nome bem diferente. E achei curioso ele tá nas apostas, embora já o tenha visto no Ranking do Baby Center.
    Dessa lista meus favoritos são: Elis e Aurora. (acho que seria um bom par de irmãs)
    E claro o clássico Maria que ao meu ver casa com tudo ou quase tudo. Não vamos exagerar.
    Há outros que gosto, porém não usaria.

    ResponderExcluir
  9. Eu amo Aurora e Pérola! Fiquei feliz de Elora aparecer nessa lista! Esse nome é lindo! O significado é lindo! Amei!!

    ResponderExcluir