segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Henry - Atendendo a Pedidos


Henry é um nome fortemente ligado à aristocracia, usado por imensos reis e príncipes. Tem uma conotação inegavelmente nobre até aos dias de hoje.

De origem germânica significa governador da casaNos tempos que correm, Harry é usado como diminutivo de Henry.

Sendo muito popular entre a realeza continental, Henry foi o nome de 7 reis alemães, começando pelo primeiro rei do século X, Henry Fowler. Na França foi o nome de 4 majestades e na Inglaterra de 8 monarcas, terminando no século XVI com Henry VIII. 

Outros portadores notáveis deste nome incluem o explorador naval Henry Hudson, o romancista britânico Henry James, o fabricante de automóveis americano Henry Ford e, talvez o mais conhecido, príncipe Henry, Duque de Sussex. 

Nos Estados Unidos, Henry faz parte dos nomes mais populares de todos os tempos, ficando na 83ª posição. O primeiro registo de um menino com este nome data de 16 de julho de 1818 e desde então nasceram mais de 683.560 bebés com este nome. O ano de maior registos foi em 1921 com um total arrecadado de 11.412 registos.

Em Portugal, em 2018, Henry foi registado 8 vezes. No estado de São Paulo, em 2017, foi alvo de 648 registos. Segundo o IBGE sua frequência em todo o Brasil é 6.744 pessoas. Henry não faz o mesmo brilharete nos nossos países como faz lá fora, mas a sua versão portuguesa, Henrique, é bastante apreciada por nós. 

Às vezes penso que sou demasiado tradicionalista, que "o que é nacional é que é bom", e de facto Henry não apresenta mal algum, é um nome como tantos outros que já aqui foram abordados ou irão ser. Mas honestamente, a escolher, optaria por Henrique, apesar de não ser grande apreciadora do nome. 

Já conheciam a história de Henry?

Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Names.org, Wikipédia. 

6 comentários:

  1. Acho Henry bonito, mas não aprecio pra meninos brasileiros ou portugueses. Acho que uma boa alternativa seria Henri (como o ator Henri Castelli) ou então Enrico (para quem gosta).
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Caramba, sabia que para minha esposa, esse é um dos mais cotados para um filho ? Eu gosto muito do nome e não sabia do significado, mas gostei, soa forte. O problema( que não deveria ser mas é) é que lembro como crianças de nomes com pronuncias "estrangeiras" são vítimas de piadinhas rs, mas acho que arriscaria :)

    ResponderExcluir
  3. Já tinha ouvido que Harry era diminutivo, mas não me lembrava de que nome. Continuo é sem perceber bem porquê, uma vez que Henry é um nome curto.

    Gosto mais de Harry; Henry vejo como mais tradicional.

    Em Portugal faz-me um bocado de confusão palavras com K, Y, W. Quando aprendi o alfabeto elas não faziam parte do mesmo, por isso ainda considero os nomes com estas letras demasiado internacionais.
    Ainda assim, acho Henry mais querido que Henrique, mas não usaria nenhum dos dois.

    Mas posto isto, gostei do post :), achei muito gira a ideia de abordar estes nomes! <3

    ResponderExcluir
  4. Bonito nome! :)
    Gostaria de que vocês escrevessem sobre o nome Adria.♡

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, não é um nome conhecido, mas me lembro do signore Henry Ford e suas frases fortes como "pensar é o trabalho mais difícil que existe" e o ator Henry Jaynes Fonda pai da Jane Fonda. No mais, não me lembro de ouvir esse nome em "outra pessoa". É um nome sem sonoridade, embora essas pessoas fossem fortes, não gosto. Nem mesmo de Henrique... acho que prefiro Enrico. rs

    bacio

    ResponderExcluir