sexta-feira, 19 de abril de 2019

Vamos criar nomes?


Depois que publicamos o post Nomes Literários, onde apresentamos uma série de antropônimos que foram inventados pela literatura, a nossa querida leitora Ivana Savietto deu a ideia de criarmos um nome. Claro que a sugestão despertou curiosidade e decidimos entrar na brincadeira. Soltamos a imaginação e cada uma das escritoras do blog apresenta agora três "criações", que incluem nomes femininos, masculinos e unissexs. Esperamos que gostem!

  • Ana Madaíl Carvalho - Tenho de começar por dizer que me considero uma pessoa criativa, mas ter de pensar fora da caixa e criar 3 nomes foi um desafio que considerei difícil. Estou tão habituada aos nomes do quotidiano que ter de imaginar outros apresentou-se como uma proposta árdua. Bem, o primeiro que criei e já desde pequena foi Devanee. Quando era criança dizia constantemente que queria uma dálmata chamada Devanee, a minha família nunca percebeu de onde tinha surgido o nome e depois de me apaixonar a sério pela onomástica e após várias e várias pesquisas, cheguei sempre à mesma conclusão de que o nome não existia, mas para mim sempre foi uma verdade absoluta. Portanto, não vos sei explicar o meu raciocínio para a criação do nome. No entanto, Daeva é um nome de origem sânscrita que significa divindade e como para mim a Devanee sempre foi um sonho, vejo esta criação como nome de origem sânscrita que significa divindade dos sonhos. A inspiração para Loah veio justamente de Noah e para mim dava um bom nome unissexo. Penso que o som do L confere ao nome suavidade e gostei do resultado. Imagino este nome à semelhança da inspiração como nome de origem hebraica e o seu significado algo como suave conforto. O nome masculino foi o mais complicado de criar, até que uma luzinha se acendeu e pensei no meu querido Guiomar e rapidamente cheguei a Guimar, o problema foi que esse nome já existia, então criei Guimário ou Guiomário, fiquei indecisa sobre qual gostava mais, mas acabei por optar por Guiomário. A origem do nome seria germânica e o significado o combatente célebre
  • Cláudia Barata - Adorei a ideia para este post interativo e toda entusiasmada pus-me a pensar em nomes, mas dei por mim a pensar que estaria a inventar mas na realidade os nomes já existiam! Que desafio difícil este! Também não me considero muito criativa, imaginativa sim, mas não sou de criar, sou mais de executar. Como ando a rever a série Game of Thrones veio-me logo à cabeça Valira. Mas Valira parece já existir então com a ajuda da Patricia surgiu Dalira. O que me parece a junção de Valira e Dalila, este um dos  nomes favoritos. Acho Dalira um encanto e super usável. O significado de Dalira seria então a junção dos significados de Valira e Dalila o que daria como significado adjetivos contraditórios: delicada, gentil e forte. Se criar um nome feminino foi difícil, criar um masculino foi ainda pior! Mas cheguei a um! Ilano. Não é que adore, mas acho que é relativamente usável, apesar de ter uma sonoridade diferente. Ilano parece masculino de Ilana, e Ilana é a forma feminina do nome masculino hebreu Ilan, que significa árvore. Para o nome unissexo inspirei-me no nome árabe feminino Zaynab, de significado incerto mas que tem 2 possíveis origens: ou vem do nome árabe Zayn que significa beleza, ou vem do nome grego Zainabe que significa filha de Zeus. Apesar de me ter inspirado em nomes femininos, criei o nome Zainat que funciona perfeitamente bem para menino e menina. Dos 3 nomes que inventei Zainat é o menos usável, mas não deixa de ser um nome que eu ache interessante e que me lembra o Egito e as Mil e Uma Noites que tanto me encantam.
  • Patricia Monteiro - Para a criação dos meus nomes procurei algo que tivesse a elementos que me atraem em um nome (inicial em Z, terminação em El, sonoridade doce), e também que não estivessem presentes nas bases de dados do IBGE e da SPIE e nem em nossas fontes usuais de pesquisa. Seguindo esses critérios consegui elaborar três opções: Teviel - pesquisei e descobri que Tevi é um nome hebraico que significa bom; já el é o termo hebraico que significa Deus, juntando as peças temos Teviel, um nome com raízes hebraicas que significaria bom Deus, Deus é bom ou bondade de Deus. Credito como nome masculino e acho usável. O significado é um ponto positivo! Zorinda - adoro nomes com início em Z e fiquei pensando em várias opções, mas a maioria já existia! Por fim cheguei a Zorinda, que seria uma forma elaborada de Zora, nome eslavo que significa aurora. Não sei se Zorinda seria muito usável, mas acho que ficaria bem em uma personagem mística, o nome me passa uma aura gótica interessante! Marain - para fechar minha lista estava em busca de um nome que pudesse se encaixar como unissex e acho que Marain atende esse requisito. Nada mais é que um anagrama de Marina, nome que vem do latim e significa do mar. Marain pode funcionar para meninos e meninas e ainda traz a bonita ligação marítima que tanto aprecio.
Aprovam nossas "criações"? Algum desses nomes chamou sua atenção?

Deixamos também um desafio a nossos leitores: propomos que vocês também inventem nomes a partir de suas livres idéias, quantos quiserem! E então, vamos criar nomes?

Fontes Consultadas:
Babynamespedia, Behind the Name, IBGE, Nameberry, O Blog dos Nomes, SPIE.

46 comentários:

  1. Uau! Vocês foram rápidas e eficientes 😀! Parabéns para vocês três!!! Os nomes que de mais gostei: Loah, Ilano, Dalira e Marain! Eu tentei criar e não é fácil! Ainda vou tentar com mais calma...queria criar um feminino que significasse "princesa de Deus". Vou até olhar no Google Tradutor e pesquisar todas as línguas para ver se a ideia vem rsrs. Gostei demais do post de hoje!!! 😃 Uma feliz Páscoa para todos!!

    ResponderExcluir
  2. Vocês poderiam confirmar se Helodara (feminino) existe? Não encontrei, queria confirmar se criei ou não rsrs Primeiro pensei em juntar Lior com Ana, Liorana, mas achei pessoas com esse nome. Tentei Liohanna, também já tinha. Daí juntei Elo de Elora com Dara. Coloquei o H, pq achei que ficava melhor e lembra Hélio também (sol). Um significado bem luminoso! Elora (luz) e Dara com o significado de estrela.Não sei se Helodara é bonito, mas não me soou tão mal também. Não é a ideia inicial que tive (princesa de Deus), mas até que gostei. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe não Ivana, e tb não me soou mal (tb não existe Elodara). Lembra Heliodora, nome grego que significa "presente do sol". Achei Helodara bastante usável, gostei 😊 Bjs e feliz páscoa pra vc tb! Obrigada pela sugestão do post!😉❤

      Excluir
    2. Consegui! rsrs Legal essa "brincadeira" rsrs Que bom que gostaram da sugestão! Abraços!!😘

      Excluir
  3. Intesessante esse post, brasileiro é bom nisso, hein?! rs. Logo lembrei do conhecimento popular onde falamos cotidianamente os seguintes nomes: "'Fulano', 'Sicrano' e 'Beltrano'", levando-os também para o feminino: "'Fulana', 'Sicrana' e 'Beltrana'". Daí eu vos pergunto: -Esses nomes existem ou são criações? rs
    Vou listar alguns nomes no meu entorno que acredito que sejam inventados mesmos: Angiela (f), Erivandra (f), Lovangelagardula (f), Blackstone (m), Manana (f), Glenaldo (m).
    Alunos de minha irmã: Ericlefyson (m), Ketçawan (m) (índio), Airles (f), Adjerlanny (f), Kénysson (m)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alunos da minha irmã: Walix (m), Edlen Randlley (m), Jhon Rikei (m), Kayran Ravel (m)

      Lembrei de outras invenções reais: Julyesse (f), Klévia (f), Keine (f), Ronny (f), Genelva (f) e Tecla (f)

      Realmente não é uma tarefa fácil criar nomes e que sejam usáveis, achei que não fosse conseguir, mas lá vai:
      -Patriana, Patrília (f)- Pensei em Patrícia mesmo. rs (ficou legal, né?) achei usável.
      Zanginelo (m) -:) uma sopinha de letras, partindo do meu nome. :)
      Telian (unisex)- Pensei em Taiana (indígena)

      Excluir
    2. Esqueci do mais bizarro de todos: um menino chamado PROCREP, só pq nasceu no dia 15 de novembro. :(

      Excluir
    3. Angelica alguns desses nomes nem sei como pronunciar! Meu deus!

      Excluir
    4. Tecla eu já vi uma vez numa HQ e vi no nameberry que existe sim. Você foi criativa nos deus nomes!
      Meu Deus, que dó desse menino Procrep....

      Excluir
    5. oi!
      Eu adorei a ideia :D os nomes são bem interessantes...

      Excluir
    6. Angélica, nunca tinha parado pra pensar nessa questão do fulano, beltrano...foi bem lembrado! Achei um artigo q explica que fulano vem de uma palavra árabe que significa "alguém" e Beltrano vem do nome próprio Beltrão. Segue o link com explicações mais detalhadas

      https://portuguese.stackexchange.com/questions/4689/de-onde-surgiram-os-termos-fulano-beltrano-e-sicrano

      Excluir
    7. Desses nomes os que existem são Manana, Kenison (nessa grafia, mas parece ser sobrenome), Ravel (que inclusive temos post), Jhon, Edlen, Ronny e Tecla. Rikei e Genelva não tenho certeza. Procrep e outros citados são uma tristeza, q pena muitos pais não dão a devida importância que um nome pode ter para a vida de seus filhos.
      Ah, Patrília é um dos meus apelidos aqui em casa 😁

      Excluir
    8. Continuando a lista de nomes registrados (NÃO criados por mim): Cissyana (f), Gigliola (f), Suzele (f), Ivanoska (f), Klisley (m), Pácifer (m), Lírida (f) e Liriane (f)

      Excluir
    9. Eu queria saber o significado mas nem isso tem kkk talvez eu conheça sua irmã.

      Excluir
  4. Gostei de Zorinda e Teviel!
    Não tenho como pesquisar significados de afixos e radicais agora, as minhas criações serão mais simples:
    Sabiá (m/f): literal
    Caê (m): diminutivo de Caetano.
    Lala Kema (f): "A savana arde" em crioulo. Um lema do Paigc na luta de libertação. Acho que dava um lindo nome próprio.
    Gostaram? Bom feriado!
    Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca tinha pensado em Sabiá como nome próprio, até que ficaria bem em um composto! Caê é super usável, lembra Cauê; Lala já conhecia como nome próprio mas a expressão Lala Kema não e é bem bonita!

      Excluir
    2. tenho um amigo cujo sobrenome é Sabiá

      Excluir
  5. Que desafio legal! 😊 Para mim criar nomes é difícil, 😂 já tentei criar um! 😂 Mas enfim, adorei o post! 😊

    ResponderExcluir
  6. O post de vocês me animou a criar mais um! Dessa vez, masculino: Adalael. Confirmem, por gentileza, se não existe mesmo. Juntei "adal" (nobre) com "el" ( Deus). Vi que existe Adael, então acho que Adalael seria usável. O significado é bonito, seria "nobre de Deus" ou "nobreza de Deus" 😘

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Vocês foram mega criativas, não sei se conseguiria criar apenas um nome, imagine 3. Gostei bastante das criações de vocês, mas confesso que fiquei encantada por Devanee, seria um nome que super usaria para alguma filha, pois a sonoridade e a escrita são bacanas. Arrasaram demais no post, parabéns pela criatividade!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Gente, que delícia de post! Eu amo interatividade, e vocês foram muito criativas aqui! Eu admiro demais o trabalho de vocês, de verdade! Não canso de dizer que estar aqui me motiva! Parabéns! Nomes super aprovados!

    ResponderExcluir
  9. Que desafio tão interessante! Também é difícil. Eu pensei muito e acho que consegui criar alguns nomes (espero que não existam já rs).

    Primeiro o feminino: Doraia. Parece-se com Soraia, mas na verdade é a junção de "Dora" e "Gaia", ganhando o lindo significado de "presente da terra". Também me lembra um pouco a palavra "duradoura" o que é uma associação bonita. Se quiserem associar com Soraia, ganha o significado de "as plêiades". Nunca desilude.

    Agora o masculino: Lohreus. Devo confessar que já tinha criado este há algum tempo e foi um nome que simplesmente surgiu na minha cabeça, por isso, para possível significado pode-se pensar no contexto em que o criei e, assim, o significado seria algo como "destino", "sorte" ou "fortuna".

    Por fim, um nome unissexo: Maiê. Este nome pode ter vários significados/inspirações:
    1) Através da inspiração no mês de maio, teria o significado de "ótimo";
    2) Através de uma modificação do nome Maitê, significaria algo como "soberana/o do verão" ou "amável";
    3) No contexto em que o criei (como Lohreus criei-o há algum tempo) significa "desabrochar". Neste último caso, não tive nenhuma inspiração específica, apenas foi a palavra que me surgiu para o contexto em questão.

    Aí estão os meus três nomes, espero que tenham gostado. Bom feriado.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei Lohreus poderoso,parece nome mitológico. Doraia me lembra dourada, achei bonito, poderia ser nome de sereia. Maiê me passa a impressão de indígena, achei uma graça!

      Excluir
    2. Gostei muito de Maiê! Lembra Tiê, talvez o problema, no Brasil, seria a aproximação com "manhê" tem gente que fala mãe assim xD
      Lohreus (pensei em Loki + Zeus...ou Apolo + Zeus), bem potente xD, acho que nome terminado em "eus" tem essa carga máscula e forte! Ficou legal.
      Doraia ficou até interessante, gosto do final "aia" é o "do" lembra Dóris, nome que gosto muito ^^
      Genial, Inês!

      Excluir
  10. Usaram a criatividade! Os nomes ficaram perfeitos e inéditos, acredito que jamais encontraria algum desses em outros lugar. Mas os meus prediletos foram Teviel e Loah, se me permitirem vou usá-los em futuros livros rsrs

    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Gente será que meu pai criou meu nome kkkk...Me chamo Sângela, uma mistura de Angela com Rosangela.
    Aprendi a gostar de nomes diferentes, e depois desse post já aumentou minha lista rss.

    ResponderExcluir
  12. Primeiro preciso deixar meus parabéns! Vocês foram super criativas para criar os nomes! Acho que eu não conseguiria, mas se eu pensar em algum volto aqui para comentar. Dos nomes criados, meus preferidos foram Devanee,Loah e Teviel.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo post! Adorei o post! Quanta criatividade e conhecimento! Eu gostei bastante de Teviel, Marain e Zainat.

    ResponderExcluir
  14. Me lembrei de uma história que uma professora de inglês me contou, em que a mãe havia colocado o nome da filha de Madeinusa pois havia visto em uma calça e achou bonito.
    Confesso ter pena das crianças cujos pais possuem criatividade excessiva.

    ResponderExcluir
  15. Adorei demais a ideia desse desafio. Acho que quando eu era pequena costumava criar nomes, mas isso foi se perdendo com o tempo. Fico pasma quando vejo pessoas, em especial escritores, com essa criatividade. Houve uma época em que eu estava encantada pelo nome Alice, e ficava procurando variações, desde as mais comuns (Alícia), até as mais diferentes (Alisson, Alyssa, Alessia, Alísia...). Tentei inventar uma minha, mas aceitei que não iria conseguir hahaha! De toda forma, espero pelos próximos posts dessa categoria :)

    ResponderExcluir
  16. Uau! Amei! Olha vocês me dão licença para contar a história da Devanee? Sim já estou a imaginar a Devanee em minha mente.
    Zaynab também me é cativo.

    ResponderExcluir
  17. Uma vez eu vi um nome chamado Liramaya e era inventado - até que achei fofo. Acho que uma vez alguém aqui falou em Tanandra e Talíria que tbm são inventados e achei legais! Eu chamo minha irmã de Nainha desde criança rs (se chama Nazira) e meu irmão de Fredo
    (Pedro), mas acho que existem kkk ainda sobre minha irmã, ela tinha o apelido de Nanaflor, mas agora é Naza...não acho Nanaflor tão ruim, Inana era uma deusa suméria super importante...nana e flor são duas combinações fofas e já que flor ta na moda ne. É difícil imaginar nomes xD. Shaki é o apelido da Shakira então não vale, vamos tentar um anagrama de Shaki...humm "Kaish", lembra até o Akash e Kaisar (capaz de existir kkkk)... Rakisha lembra Khadija nome que eu gosto desde a novela o clone!
    Pensei em Róphel, Manayeli (eu lembrei de Nayeli, que gosto mto pelo significado),Blimue...definitivamente, fui um fiasco kkkkkk
    Gostei muito de Manain, Zaynab (prefiro terminado com t) e Teviel!
    O post ficou excelente! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi que a Angélica fez um anagrama do nome dela - foi uma boa ideia, vou tentar: Dafernan...pensei em Dafér ou Dárfen (m)... Já o Lacerda, poderia ser Darcela (f) (parece Marcela, escrito de forma errada)...mas Darcelly talvez fique menos pior (eu lembrei do Senhor Darcy do orgulho e preconceito)...e Rosa -> o único bonitinho é Sora (existe e acho lindo), mas também dá: Saro (Aí eu prefiro Saron - que existe haha), Aros (já pode fazer par com o Aramis kkk), Osar (parece que esqueceram um "c" para Oscar ou um "u" para ousar).
      Eu estava comentando sobre o nome Samael, no post sobre Lúcifer, pensei em Samã ou Saman...e por que não juntar com Lilith? Samalith. Agora veio Dalila e Salomé...Mélila (eu vi que tem algo parecido na Espanha haha), Sameli, Dalis(z)a...Dois nomes bíblicos femininos que gosto muito são Madalena e Suzan: Zalena (Zalyna)...Repito: fracasso total XD ... Iracema e Marília, pode gerar Emarília ou Cerília! Hahaha Desisto! Minha criatividade é zero. O nome do Ivan, daria Navi...dai lembrei do princípe Naveen (todo mundo acha o nome estranho, mas eu gosto!) Por falar nisso, o nome da Vanéloppe do Detona Ralph é inventado - e eu acho tão doce <3 tanto que é a princesinha do "mundo doce" lá do filme ^^ Acho o final "ope" tão lindo e místico ^^ (temos Calíope, mas lembra Calipso, a banda né...Talíope, talvez pode ser uma alternativa kkkk). Desisto hahaha!

      Excluir
  18. Criei Agael (alternativa para Gael); Benícia (feminino de Benício); Ruana (feminino de Ruan).

    ResponderExcluir