quinta-feira, 18 de abril de 2019

Vladimir - Atendendo a Pedidos

Vladimir Brichta, ator brasileiro 

Vladimir, um nome que emana poder e que nos transporta de imediato para as paisagens geladas e misteriosas da distante Rússia. Sempre ao pensar em Vladimir a primeira imagem que me vinha à mente era a imponência, pra mim é isso mesmo que este nome transmite: força e bravura.

A origem de Vladimir se dá através da junção dos elementos eslavos vladeti (governante) e meru (grandioso), resultando no majestoso significado de governante grandioso. O segundo elemento foi ainda associado ao eslavo miru que quer dizer paz, mundo, sendo governante pacífico também considerado um possível significado (o que indicaria que governar com grandeza é governar pacificamente).

Vladimir é um nome muito difundido por todas as nações eslavas, em especial na Rússia. Um dos responsáveis pela propagação deste antropônimo foi Vladimir, o Grande, um príncipe do século 11 governante da Rússia de Kiev. São Vladimir é venerado como santo pelas Igrejas Ortodoxa Russa e Católica em razão de seus esforços para cristianizar seu reino. A importância de Vladimir, o Grande fez o nome se tornar um dos mais populares antropônimos russos e o espalhou pelo mundo medieval eslavo. Outros portadores russos de grande relevância histórica e literária são o revolucionário Vladimir Ilyich Ulianov, mais conhecido pelo pseudônimo Lenin, fundador da União Soviética, o escritor Vladimir Nabokov (autor de Lolita) e o político Vladimir Putin, atual presidente da Rússia.

E para quem gosta de temas sombrios, lembro que Vladimir tem ainda conexões vampirescas! Drácula é baseado em Vlad III, também conhecido como Vlad, o Empalador.

Outras línguas: Waldemar (alemão, norueguês, polonês, sueco), Valdemar (dinamarquês, norueguês, finlandês), Waldomar (antigo germânico), Valdimárr (escandinavo antigo).

Grafia variante: Wladimir 

Confesso que fiquei surpresa ao saber que Valdemar é uma outra versão de Vladimir. Até a realização desta pesquisa achava que eram nomes distintos. 

Atualmente Vladimir continua em alta na Rússia, ocupou o 20 ° lugar no ranking de 2017. Também se faz presente na República Tcheca, onde figurou na posição #73 em 2016.

No Brasil Vladimir encontrou boa repercussão, alcançando a frequência de 14.294 pessoas assim chamadas em todo o país, segundo o IBGE (para Wladimir a frequência é de 4.195 pessoas). Sua maior popularidade aconteceu durante a década de 1960 e os estados onde há maior concentração de portadores são Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. Em 2017 foi registrado 6 vezes no estado de São Paulo (com mais 2 registros para Wladimir). Entre os brasileiros que levaram o nome ao conhecimento do público podemos citar Vladimir Herzog, jornalista vítima da ditadura militar e o  talentoso ator Vladimir Brichta, que inclusive ilustra nosso post. Mano Wladimir é o curioso composto escolhido pela cantora Marisa Monte para seu primeiro filho.

Em Portugal o desempenho de Vladimir é tímido: de 1920 a 1980 foi alvo de apenas 14 registros no total. Em 2018 foi registrado 4 vezes. Faz parte da lista de nomes admitidos no país.

Vladimir é um nome notável mas talvez seja considerado um pouco pesado e datado em nossos países atualmente, sendo Yuri a opção russa com apelo mais moderno. Concordam com essa visão ou acham que o charmoso Vladimir ainda é uma escolha viável para nossos meninos?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, SPIE, Wikipédia.

15 comentários:

  1. Lindo post! Obrigada!
    Acho o nome super charmoso e viável para um menino de hoje. Aliás, uma amiga minha, no Brasil, tem um filhinho com este nome. :)
    Acho que 14 registros no século XX em Portugal é um numero significativo, levando em consideração a realidade do país. Procurem também Vladimiro e Lenine no SPIE!
    Patrícia, o blog tem um email de contato? Sei que tem uma página no Facebook, mas eu não tenho conta lá.
    Boa semana santa. Beijinhos!
    Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana, fico feliz que tenha gostado do post!😊 O blog tem e-mail sim, o endereço é oblogdosnomes.gmail.com. Temos tb instagram, é o @oblogdosnomes, vc pode mandar um direct por lá se preferir. Bjs e boa semana santa pra vc tb ❤

      Excluir
    2. Em Portugal só era admitido Vladimiro. Raro mas muito mais comum. E acho bonito.

      Excluir
  2. Adoro!
    É dos meus nomes russos masculinos favoritos. Também gosto muito de Valdemar. Os diminutivos Vlad ou Vladi para o primeiro, e Val ou Mar para o segundo são um amor. Acho que os diminutivos suavizam um pouco esses nomes que podem ser considerados pesados.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  3. Um nome bastante pomposo em sua pronúncia, não é mesmo? E concordo plenamente com a junção dos significados. Para ser um governante grandioso é necessário saber a paz como maior arma.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. oi!
    Adorei saber da origem do nome Vladimir, é um nome lindo e bem forte. Se tivesse um filho Vladimir poderia ser um possível nome ;)

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto desse nome, me lembra nome de vilão de filme, não sei porque hehehe
    Tem uma origem bem curiosa. Achei bem interessante

    ResponderExcluir
  6. Vladimir não conheço nenhum, mas tenho um primo Yuri e não sabia dessa opção.
    Acho Vladimir um nome imponente mesmo, mas não posso deixar de falar que dou uma associada com o Drácula, rs.
    Gostei de saber mais sobre. Interessante!!

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Fiquei surpreso das variações de Vladimir e o mais interessante, foi o fato das diferentes grafias e o mesmo som na pronúncia. E pelo que deu para perceber, é um nome bem usado a Europa.

    ResponderExcluir
  8. Oi Patricia,

    Acho o nome Vladimir realmente bem imponente, e sempre que penso neste nome me lembro de um vampiro, exatamente por associar a um nome russo. Gosto de como soa. Não conhecia esses detalhes todos em relação ao nome, mas amei conhecer. Como sempre você arrasou no post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Nossa que diferente... com vários significados e informações interessantes. Eu particularmente adoro esse nome, acho forte e se faz presente, mas conheço poucos homens com ele.

    ResponderExcluir
  10. Aquele momento em que a pessoa descobre que Vladimir tem um sem-fim de possibilidades e fica boquiaberta com as variações.
    Gosto de Vlad justamente por causa do vampiro e jamais imaginaria que Yuri é uma variável-apelido.
    Não sou muito fã do no me Vladimir, embora goste do Brichta, um excelente ator de sua geração. Mas detesto Nabokov e sua Lolita (inspirado em Carol) e do Putin e Lenin gosto menos ainda. Interessante como a gente liga os nomes as figuras públicas conhecidas e passa a não se simpatizar com um ou outro por causa disso. Não sei se é assim com todo mundo, mas eu faço muito isso. rs

    bacio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lunna, desculpe se não me fiz entender mas Yuri não é uma variante de Vladimir, os nomes são diferentes. O que ambos têm em comum é o fato de serem nomes russos, e como Vladimir esteve em alta em décadas passadas mas hoje é pouco visto em crianças, esse papel agora cabe a Yuri, um nome russo considerado moderno para nossos povos. Vladimir seria o Yuri de ontem, podemos dizer assim.

      Excluir
  11. Olá, adorei saber mais sobre a origem do nome Vladimir, tem vários significados, não sabia nem metade mas gostei muito do seu post, muito informativo :)

    ResponderExcluir