quarta-feira, 15 de julho de 2015

Patrícia - Por Experiência Própria



Na escolha do nome da primeira filha meus pais não chegavam a um consenso. Meu pai queria Karla (isso mesmo, com K) e detalhe que seu nome é José Carlos...minha mãe não gostou. Ele sugeriu então Jane, minha mãe também reprovou. O que ela me contava é que a filha dela não teria o nome da namorada do Tarzan! Hahahaha! Vendo esse impasse, minha avó materna deu a opinião dela: "coloquem Patrícia!". Os dois adoraram a sugestão, só que minha avó foi mais longe: "coloquem também Maria, Maria Patrícia!" Talvez pelo fato da minha avó ser Maria, e as filhas dela também serem Maria, ela tenha achado que essa estranha combinação ficaria bonita..meus pais não levaram essa parte do Maria Patrícia à sério (ainda bem!) e assim fiquei apenas Patricia. E agora vocês podem me perguntar "mas e o acento?". Fui registrada assim mesmo, sem acento, culpa de um tabelião desatento, mas tudo bem, esse pequeno detalhe nunca atrapalhou em nada a pronúncia do meu nome, até porque, na época em que eu nasci, anos 70, Patrícia era um nome da moda, estava entre os nomes mais populares do Brasil, todos o conheciam.

E sendo um nome muito utilizado, claro que tive muitas xarás ao longo do meu período escolar, e por isso, frequentemente eu era tratada pelos professores como a "Monteiro", por causa do meu sobrenome. Confesso que não gostava muito, mas essa foi a única parte chata de me chamar Patricia. De resto só tenho elogios ao meu nome, acho realmente um nome bonito, tem uma forte sonoridade, uma certa elegância, é comum mas não é enjoado, se inicia com uma letra pouco usada em nomes populares femininos (e isso me dá algumas vantagens, por  exemplo, na hora de votar, sempre pego filas pequenas, ou às vezes nem fila pego!), é internacional, facilmente reconhecível em diversos países, e tem presença, não é um nome apagado.

Em Portugal, Patrícia também desfrutou da mesma popularidade que teve no Brasil, no mesmo período (entre os anos 70/80), só que essa popularidade foi diminuindo com o passar do tempo, como aqui. Atualmente Patrícia não faz mais parte do top 100 brasileiro; em Portugal,em 2013, ele ocupou a modesta posição 87 no ranking português, com 46 registros. Em 2014 caiu para a posição 94 com 41 registros.

Nos Estados Unidos foi top 10 de 1930 a 1960( simplesmente 30 anos entre os 10 preferidos!) e top 100 de 1880 a 1904, e de 1960 a 2003( ou seja, nunca foi um nome completamente esquecido pelos americanos). Hoje em dia está na posição 143.

E a popularidade de Patrícia parece não ter fronteiras: é um nome bastante utilizado em vários países.

Patrícia deriva do latim patricius e significa "nobre" ou "da pátria". O significado de nobre provém da Roma antiga, onde a aristocracia romana, a nobreza, era chamada assim. Os fidalgos desse período eram os patrícios, aqueles q detinham a exclusiva possibilidade de se tornarem soberanos em Roma. Após a queda do Império Romano, em 475 d.c., o termo "patrício" passou a ser usado na Europa Ocidental para indicar nobres que governavam um município ou uma república aristocrática, enquanto que no Império Bizantino indicava uma dignidade da corte. Com o passar do tempo, patrício passou a significar pessoa de mesma pátria, compatriota.

Patrícia passou a ser usado como nome próprio antes da Idade Média. Duas figuras históricas ajudaram a popularizar o nome:
  • Santa Patrícia de Constantinopla - de família rica e nobre, sendo neta do imperador Constantino, o Grande, renunciou ao direito à coroa e distribuiu seus bens aos pobres antes de seguir em peregrinação à Terra Santa. Morreu em Nápoles, vítima de um naufrágio. Em 1625 Santa Patrícia foi proclamada co-padroeira se Nápoles, sendo tão comemorada quanto o padroeiro, São Genaro.
  • Patricia de Connaught (Victoria Patricia Helena Elizabeth) - membro da família real britânica, neta da rainha Victoria, filha do príncipe Arthur, duque de Connaught e da princesa Louise Margarete, da Prússia. Renunciou ao seu título de princesa britânica para se casar com o plebeu Alexandre Ramsy. Era tratada por princess Paty e Patsy pela família. Seu nome foi dado em homenagem à São Patrício (Saint Patrick, no original), pois nasceu no seu dia, 17 de março.
A versão masculina, Patrício, nunca teve boa aceitação tanto no Brasil, como em Portugal, já a versão internacional, Patrick, teve um período de relativa popularidade no Brasil, por volta do fim dos anos 80.

Patrícia em outros idiomas:
Patricia (inglês, espanhol, alemão, norueguês, francês, dinamarquês, húngaro), Patrizia( italiano), Patrikía (grego), Patrice (tcheco), Patrícija (russo)

Patrícia na mídia:
  • Patricia Arquette - atriz americana;
  • Patricia Cornwell - novelista americana;
  • Patrícia Pillar e Patrícia Travassos - atrizes brasileiras;
  • Patrícia Abravanel - apresentadora brasileira;
  • Patricia Kennedy - irmã de John Kennedy.
Finalizando, não sei se Patrícia é uma boa pedida para os dias de hoje, já que ele é um nome que foi caindo em desuso e atualmente é considerado datado. A gíria "patricinha" também contribuiu para o seu esquecimento. Para mim isso não importa muito, porque cresci feliz sendo Patricia, e eu continuo adorando me chamar Patricia, foi a melhor escolha que meus pais fizeram!

Patricia Monteiro.

O que pensam de Patrícia? Usável hoje em dia?

Fontes Consultadas:

Behind The Name, IRN Portugal, Wikipédia.

30 comentários:

  1. Para ser honesta comigo mesma, não desgosto de Patrícia. Conheci muitas Patrícias ao longo da minha vida e posso dizer que realmente é nome que as pessoas tendem a gostar. Quando era pequenita costumava torcer o nariz a tudo o que era Joana Patrícia, era como se fosse concorrência com o meu nome, que eu considerava o melhor :p Mas, naturalmente, era uma ideia parva de criança.

    Acho que Patrícia é perfeitamente usável nos nossos dias e ler o seu texto fez-me simpatizar mais com o nome!

    ResponderExcluir
  2. adoro de paixao , adorava ser tratada por Patrícia :)

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto de Patrícia. A meu ver é do estilo do meu nome, Claudia. São ambos conhecidos internacionalmente, muito usados nos anos oitenta e são fortes e cheios de personalidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, estudei com algumas Cláudias ao longo do tempo. Ser internacional é mesmo uma vantagem q temos Claudia!

      Excluir
  4. O nome da mina melhor amiga é Patrícia, e embora tenha muitas Patrícias por aqui, todas mais ou menos da minha idade, nunca deixei de gostar do nome. Acho que foi popular na década de 80 por que realmente é um nome cheio de encantos!

    ResponderExcluir
  5. Detesto, é daqueles que não consigo mesmo ver com bons olhos. E Patricia e Patrícia são diferentes para mim, não digo da mesma maneira, mesmo sabendo que era suposto ser com acento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q pena Pilar, mas opiniões são assim mesmo, cada um tem a sua :)
      No Brasil não há o problema do acento, todos falam Patrícia ou Patricia da mesma forma.

      Excluir
  6. Gosto de Patrícia, um nome que sempre fica bem e talvez por conhecer pessoas queridas com esse nome, acho-o doce ;) Eu prefiro com acento, sou adepta a eles e não abro mão :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Lana, é um nome q tem sonoridade forte, mas tb tem seu lado doce :)
      Os acentos são importantes, com certeza!

      Excluir
  7. Patríca é um nome comum em mulheres adultas na faixa dos 30 se não me engano, acho que agora ficaria muito lindo uma menina com esse nome compridinho e bonito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje em dia é um nome incomum em crianças, sem dúvida seria uma boa escolha atualmente!

      Excluir
  8. Eu gosto, acho perfeitamente usável hoje em dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma escolha com um certo frescor para os dias atuais Mayara.

      Excluir
  9. Respostas
    1. Achei q a menina tem mesmo cara de Patrícia! E o detalhe do 1976 na blusa.

      Excluir
  10. Amo esse nome ! sempre gostei , e agora estou grávida, esse é o nome da minha filha, sinceramente queria Patricia sem acento. mas não sei como vão registrar, levando em consideração que hoje em dia dizem que(Patricia) tem acento rs'. Bom, Patricia ou Patrícia, não importa... o importante mesmo é que convenci o meu esposo a gostar desse nome também e concordar né kkkk Bjs adorei o post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Thaisy, fico feliz que tenha gostado do post. Parabéns pela sua Patricia(ou Patrícia), felicidades!

      Excluir
  11. Olá eu também me chamo Patrícia ( com acento ) foi meu Pai que escolheu, porque na época ele conheceu um médico por nome Patrício e aí decidiu colocar o feminino desse nome em mim, porque muito se agradou desse nome e eu amo meu nome, sou super satisfeita com ele e tenho por apelido Paty. Bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá eu também me chamo Patrícia ( com acento ) foi meu Pai que escolheu, porque na época ele conheceu um médico por nome Patrício e aí decidiu colocar o feminino desse nome em mim, porque muito se agradou desse nome e eu amo meu nome, sou super satisfeita com ele e tenho por apelido Paty. Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi, adorei o post. Tb estudei com muitas Patrícias! Quem não? Teve uma época que eu era a "Paty maionese" do desenho animado doug, mas a vida das outras Patrícias da sala foi pior, elas eram a Paty catchup e a mostarda.Rs. Adoro o meu nome e sinto por ele estar caindo em desuso, mas conheço duas crianças chamadas Patricia! O chato é que no Brasil as pessoas já "sabem" a sua idade só pelo nome, kkkkk. Atualmente moro na Inglaterra e o nome é uma benção pq eles entendem, às vezes me chamam de Patrixia, mas a maioria fala direitinho, o apelido aqui tb é Paty. Conheci aqui uma Patricia da Romênia!

    ResponderExcluir
  14. Esqueci de mencionar que a menina da foto é muito parecida comigo quando criança, cabelo preto, liso e comprido e essa franja cheia. Só não tenho a covinha e a cor dos olhos não consegui perceber...

    ResponderExcluir
  15. Assim que percebi o conteúdo geral do blog, não pude deixar de ler o post sobre o meu nome, Patrícia.
    Sou Patrícia com acento sim, porque ninguém estava desatento na hora de me registar. E fico fula quando alguém não coloca o acento! haha
    Gostei imenso de aprender um pouco mais sobre o meu nome e a sua origem.
    Quem o escolheu foi o meu pai. E eu adoro!

    Beijo *

    ResponderExcluir
  16. Gostei do post! O meu nome é com acento.Tem uma coleguinha no colégio da minha filha que se chama Patrícia e acho muito interessante ver esse nome em crianças nos dias atuais dominados de Clara, Sofia, Maria,...

    ResponderExcluir
  17. Rsrsrs... Olá... Aqui está mais uma Patricia(sem acento) vinda diretamente dos anos 70... Por isto costumo dizer que sou "ortograficamente incorreta"...
    Inicialmente era para chamar me Lucimara (combinação de Lucimar, tia por parte de pai, com Vilmara, tia por parte de mãe) mas fui salva por um outro homem que estava registrando a filha ao lado do meu pai, no cartório, e assim, meu nome mudou instantaneamente... kkkk
    Quando meu pai chegou na maternidade minha mãe perguntou a ele: já registrou a Lucimara?? E ele a informou que eu não chamaria assim, mas Patricia!!!!
    Kkkkkkkkkkkkkkk
    Isto depois de quase nove meses tentando convencer meu pai de qualquer nome que ela sugeria... Nenhum agradava...
    Pensa no poder de Patricia!!! Bastou ouvir uma única vez e tchanam... Cá estou!!!!

    ResponderExcluir
  18. Ahhh... Mais pra frente meu pai sempre comentava que meu nome vinha de Patricia Blair, atriz daquela época, se não me engano, do seriado Bonanza... ;)

    ResponderExcluir