sexta-feira, 12 de abril de 2019

Os Heterónimos de Fernando Pessoa



Pensei muito antes de elaborar este post por não saber até que ponto o nosso Blog seria um bom lugar para demonstrar o afeto que tenho ao que para mim foi o melhor escritor português de todos os tempos. Camões era ótimo, Samarago exímio, mas Fernando Pessoa tem um lugar especial no meu coração. Começo por dizer que adoro Pessoa ortónimo, mas hoje estamos aqui para falar dos seus heterónimos, e apesar de ser dito que este escritor tinha mais de 127 (!), não se sabe ao certo quantos heterónimos este génio criou, especula-se bastante, é verdade, mas vou trazer apenas os que são conhecidos e validados como verdadeiros heterónimos de Fernando Pessoa. 

  • Alberto Caeiro - O mestre de todos os heterónimos. Defende a simplicidade da vida e os seus pensamentos são fonte do contacto com a natureza e vida simples. De origem germânica este nome significa nobre célebre;
  • Álvaro de Campos - Era a faceta do escritor mais ligada ao modernismo e ao futurismo. O significado deste antropónimo é elfo guerreiro e a origem é germânica;
  • Bernardo Soares - Muitas vezes confundido com o ortónimo, foi a personagem que Pessoa criou com a personalidade mais parecida à dele. A origem do nome é também germânica  e o significado é urso forte; 
  • Ricardo Reis - Inspirado pela clareza, pelo equilíbrio e ordem do seu espírito clássico greco-latino, procura atingir a paz, sem sofrer, através da autodisciplina. Novamente a origem é germânica e o seu significado é príncipe corajoso
A origem do nome Fernando também é germânica e o significado do antropónimo é viajante corajoso. Não sei se a intenção de Pessoa foi que os heterónimos tivessem todos origem germânica, tal como a origem do seu próprio nome, mas não duvido que tenha sido uma "coincidência" pensada. 

Gostaram de conhecer mais sobre os heterónimos de Fernando Pessoa? 

Ana Madaíl Carvalho 

Fontes Consultadas:

O BLOG DOS NOMES, Wikipedia.

9 comentários:

  1. Super interessante o post, Ana! Gostei sim de saber sobre os quatro principais heterônimos de Fernando Pessoa e sobre o fato de que todos possuem origem germânica! Parabéns pelo post! Bom final de semana! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Post fatástico! Sou grande admiradora do trabalho de Fernando Pessoa e dos seus heterónimos. Álvaro de Campos é o meu preferido mas, na questão do nome, devo dizer que Fernando é o que gosto mais. Fernando é também o nome do meu avô materno, talvez seja por isso que eu tenho um carinho especial pelo nome.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  3. Faz tempo que não leio poemas (desde a faculdade!),nem consigo lembrar dos poemas de "quem" eu gostava mais rsrs acho que era dos poemas dele como ortônimo, mas em relação aos nomes, os preferidos são Fernando e Álvaro. Apesar do significado de Álvaro não me agradar muito, gosto da sonoridade e da imagem que o nome me traz: um homem corajoso, leal e romântico (o livro A escrava Isaura tem influência nisso rsrs) Parabéns pelo post! Bom final de semana a todos!

    ResponderExcluir
  4. O meu nome favorito é Álvaro mas o heterónimo que mais gosto é Ricardo Reis. 😉

    ResponderExcluir
  5. Nossa, como sofria faculdade ao estudar Fernando Pessoa e seus heterônimos!!! rsrs mas de todos esses que citou, o nome que mais gosto é Álvaro, pois soa bem português e nos transmite um ar intelectual.

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana, o meu favorito atualmente é Campos, mas adorei Caeiro na minha juventude. Depois Reis... e sempre me fascinou a quantidade de heterônimos que Pessoa criou. Tem uma biografia brasileira que diz que foram 127. Anteriormente ao livro 'quase uma autobiografia" sabia-se 72 'pessoas'.
    Mas nem todos são conhecidos como os que citou, que são incríveis.
    Ah, eu amei o post...

    bacio

    ResponderExcluir
  7. Ahhhhh, é justamente por isso que adoro estar por aqui! Para começo de conversa, nomes e seus significados me chamam de alguma forma. Não sei explicar! Talvez por isso esse seja um dos blogs que mais gosto de estar, de verdade! Me identifico, como já disse em outras oportunidades, pela versatilidade com que vocês nos oferecem todos os materiais. Fernando Pessoa tem poesia no nome!E eu amei conhecer seus heterônimos! Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Também amo Fernando Pessoa!!! Achei genial a ideia do post...
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana!
    Ah adorei demais esse post e acho que seria legal também trazer de outros autores que se utilizar de heterônimos.
    Confesso que preciso ler mais de Pessoa, mas gosto da poesia de Álvaro de Campos e o nome dele foi dos que mais gostei do significado também, me faz pensar em algo mítico! :)
    xoxo

    ResponderExcluir