quinta-feira, 21 de março de 2019

Miro


Quando pesquisei para o post Nomes Ligados à Paz me deparei com Miro, nome que já conhecia mas que até então sempre me passava ao lado. Só que agora esse pequeno e singelo nome ganhou um brilho especial aos meus olhos! Miro é bonito em sua simplicidade e pode ser uma boa aposta para aqueles que gostam de nomes curtinhos e pouco usados.

Miro surgiu como um diminutivo de Miroslav, nome de origem eslava composto pelos elementos "miru", que significa paz ou mundo, e "slava" que quer dizer glóriaMiroslav foi um rei da Croácia no século 10 deposto por um de seus nobres depois de governar por quatro anos. Fora das fronteiras eslavas ocasionalmente Miro é usado como a forma curta de Argemiro, Casimiro, Belmiro, entre outros antropônimos com a mesma terminação. 

Atualmente o destaque de Miro se dá na Finlândia, onde encontra-se posicionado entre os 50 nomes mais usados para meninos no país.

Entre nossos povos Miro tem desempenho tímido: sua frequência em todo o Brasil é de apenas 1.761 pessoas, estando mais concentrado na região sul, em especial no Rio Grande do Sul. Seus registros mais recentes no estado de São Paulo datam de 2016, com 3 nascimentos. Em Portugal infelizmente ainda não faz parte da lista de nomes admitidos (curiosamente Miroslav sim).

Personalidades:
  • Miro - rei da Galícia sueva;
  • Miro Allione - executivo italiano;
  • Miro Teixeira - político brasileiro;
  • Joan Miró - pintor surrealista espanhol.

Miro é pequeno em tamanho mas grande em sonoridade, tem presença e charme. Lembra Ciro, outro nome que gosto bastante. Acho que já é hora de pararmos de negligenciar Miro e dar-lhe o destaque merecido! É não somente um apelido/diminutivo, mas sim um nome próprio com qualidades e potencial.

Usariam Miro?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, O Blog dos Nomes, Wikipédia.

12 comentários:

  1. Não consigo olhar para o nome sem pensar no verbo "mirar" (eu miro), mas apesar disso, reconheço as qualidades do nome e também gosto do significado (que para mim é sempre um bônus, nunca escolho um nome somente pelo significado). Não usaria em um filho, mas acho que seria interessante ver um pequeno Miro por aí...
    Ahhh, a Google fez um doodle hoje homenageando Johann Sebastian Bach. Sei que já tem o nome Johann aqui no blog, mas acho que a versão russa, Ivan, também merece um post!
    Parabéns como sempre e abraços!

    ResponderExcluir
  2. Miro é um nome diferente e com um significado potente. Um dos nomes que eu mais gosto é Ciro! Tbm amo o nome Milo! Já o nome Miro - esta é a primeira vez que estou a refletir de fato.
    Geralmente, eu vejo Miro como diminutivo. Eu lembrei do verdadeiro nome do Zezé de Camargo que é Mirosmar. Gosto mto dos poemas de Cassimiro de Abreu. ^^
    Miro tem o atrativo de ser curto e com uma pronúncia forte! O único ponto negativo seria a associação com o verbo "mirar" que seria maior com a forma feminina do nome "Mira". Prefiro a forma masculina por este motivo.
    É um nome com potencial! Não está entre os meus preferidos,mas é um nome digno de ser lembrado com carinho! :3
    Gostei bastante do post! Parabéns, Patrícia :D
    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito desse nome assim como da sua forma feminina Mira, e usaria. Adorei a referência às artes.


    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito de Ciro, acho-o quase perfeito. Tenho dificuldade de considerar Miro como nome próprio, tem cara de apelido ou nome de Pet. Já Miroslav é interessante... o significado é lindo.

    Esses dias me deparei com 2 nomes hispânicos: Luzmila e Mariluz, achei-os brilhantes diante dos meus olhos... Miro tem jeito de nome hispânico tb.

    Estava cá pensando... Sabe que nome falta nesse blog? Ayrton! Quando puderem, escrevam please... :)
    bjinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angélica por acaso Ayrton está na minha lista para fazer! Mas agora vou ver se faço mais rápido ;) Faz falta sim no blog!

      Excluir
    2. Que legal Cláudia. Acho um nome muito marcante. 👏👏👏

      Excluir
  5. Que bacana a escolha de Miro. Meu padrinho era Miro e foi o único que conheci.
    Não imaginava de longe o significado lindo de um nome tão curtinho e tão pouco usual.
    Gostei muito de saber e me deu saudades agora.

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi a todas tenho um filho chamado miro tem 16 anos tenho muita vontade de dizer pra ele significado

    ResponderExcluir
  7. Meu nome é Valdomiro chamo miro é odeio esse nome e motivo de bullying porquê tiram muita onda comigo és vezes perco a cabeça por isso eles começam a me chamar de miro nó teu cu e dou um tiro odeeeio isso pelo amor de Deus arrumem um jeito prá eles pararem com isso por favor

    ResponderExcluir