quarta-feira, 20 de março de 2019

Hinata - Atendendo a Pedidos



Quando olho para um nome unisexo tenho tendência a associá-lo imediatamente a um género ou outro, mas no caso de Hinata tive dificuldade. É que Hinata fica mesmo bem tanto num menino como numa menina, pelo menos é o que eu acho.

Hinata é um lindo nome japonês que vem de caracteres japoneses que significam local ensolarado ou em direção ao sol. 向日葵(himawari), que é uma leitura da mesma palavra mas fora da padronização normal, dá o significado de girassol a Hinata.

Além de ser um nome próprio, Hinata é também um sobrenome comum no Japão, como acontece com muitos dos nomes japoneses.

No Japão é um nome relativamente comum e é o nome de diversas celebridades e artistas de diferentes gerações, como por exemplo o kickboxer japonês Hinata, o ator Hinata Igarashi, o futebolista Hinata Kida, Hinata Takeda, uma artista de mangá e Hinata Kashiwagi, cantora pop.

Hinata é também o nome de muitas personagens de anime e mangá, e isso deixou-me a pensar se a leitora Fernanda, que pediu para que escrevéssemos sobre este nome, não tivesse conhecido por aí mesmo. Não me admiraria nada porque se uma pessoa for fã de anime com certeza já se deparou com o nome Hinata. E Hinata é o nome de uma personagem da talvez mais famosa série de anime, Naruto.

Em Portugal Hinata é um nome aceite somente no feminino, mas tanto em 2016 como em 2018 não obteve nenhum registo. Não existem muitos japoneses a viver em Portugal e aí se deve o facto de não nascerem bebés Hinatas. Sendo um nome exclusivamente japonês, dificilmente alguém irá conhecer este nome ou até ponderar usar. A sua sonoridade é claramente asiática, e por isso demasiada fora do comum e estranha para a maioria dos portugueses.

No Brasil a popularidade de Hinata é igual a de Portugal, inexistente. Em São Paulo, no ano de 2017, não houve nenhum registo de Hinata e não há nenhum dado no censo do IBGE (o que significa que até 2010 menos de 20 brasileiros receberam esse nome).

Com disse atrás, Hinata é um nome  de uso praticamente exclusivo japonês e por isso muito raro pelo resto do mundo. Apesar do anime ter adoradores por todo o mundo, dificilmente Hinata irá ser mais usado também, mas é conhecido por quem segue esse tipo de séries e arte.

Eu nunca me interessei por animes, à exceção da série Sailor Moon (e quem não gostou?) e talvez por isso desconhecia por completo o nome Hinata, mas quando surgiu a oportunidade de escrever sobre este antropónimo vi que tinha algo interessante nele, talvez a sonoridade que é tão fora do comum e adorei os significados!

Apesar de ver qualidades em Hinata não acho um nome facilmente usável fora da comunidade asiática, porém é merecedor de toda a nossa atenção, assim como todos os nomes.

E vocês, já conheciam Hinata?

Cláudia Barata 

Fontes: 
Behind the Name, ARPEN/SP, IBGE, IRN, Wikipédia.

32 comentários:

  1. Um dos meus irmãos assistia Naruto e às vezes eu via um pedaço do episódio e daí me deparei com o nome Hinata. Achei que fosse feminino, por associá-lo à personagem, mas em japonês há muitos nomes masculinos terminados em "a" ou femininos terminados em "o", né? Ou nomes unissex...Acho o significado bem bonito, gosto de nomes ligados à natureza. Concordo que não seja facilmente usável fora da comunidade asiática, mas merece nossa atenção também. Parabéns pelo post! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. e por falar em natureza rsrs um bom começo de outono aos leitores do Hemisfério Sul e um bom início da primavera para os leitores do Hemisfério Norte! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! O clima vai ficar mais fresquinho por aqui! Minha cidade é um forno! Ouvi falar que é a estação das frutas xD e lá nohemisfério Norte das flores! * - *
      Bom outono pra vc tbm, Ivana :DD

      Excluir
    2. Um ótimo outono pra vcs também meninas! 🍁😘

      Excluir
  3. Obrigado mais uma vez por atender ao meu pedido! Sim, conheci o nome por causa do anime Naruto, mas sou mais fã de animes do estilo shoujo (te garanto existem nomes menos usáveis ainda como: Kotoko, Kagome, Kykio, Sawako, Sakura, Taiga, Kirara, Yakumo, Kimiko, Holo...) todavia quando vi Hinata gostei muito! Acho que a pronúncia lembra o nome Renata (pelo menos como eu falo), já que o "H" faz o som do "R". Sempre gostei de Renata tbm (para quem tem medo de usar nome japonês, Renata é ótimo). O que eu mais aprecio no nome é o seu significado: girassol, que é minha flor preferida, mas ao contrário de muitas flores, não o acho usável como nome próprio! Ainda que não venha usar o nome Hinata, eu o guardo com carinho. Eu escolho os nomes mais pelo significado xD , acho que todo nome carrega uma energia mto forte e que vai influenciar a personalidade da Pessoa portadora. Os meus nomes japoneses femininos preferidos são (top 7): Hinata, Saori, Nami, Mariko, Misa, Yuna e Sango (Não é o nome da entidade masculina do candomblé Xango...Mas um lindo nome japonês que significa "coral", um dos sete tesouros do budismo). Eu acho Hinata usável rs, considero tão fofinho e fácil de falar - não causa zoação!Talvez, eu dê a algum bichinho que venha a ter no futuro ^^ , as cadelinhas de uma colega se chamam Yuki e Haru!
    Acostumamos muito com nome masculino terminado em "o" e feminino em "a", talvez é por isso que tenhamos dificuldades para vê-lo como masculino tbm. É quase aquela frase boba que a Damares Alves disse que "meninos vestem azul e meninas rosa", mas sei que a questão dos nomes é cultural. Eu gosto muito de nomes femininos terminados em "o", mas agora me fugiu a cabeça nomes masculinos terminados em "a" (em "as" e "an" sei um monte kkk) xD
    Hinata é uma fofurinha e fico feliz por ser popular no Japão, país de origem :)
    A onomástica é fantástica e temos muitos nomes portugueses maravilhosos, o que faz com que nomes de outras etnias não sejam usados, não tiro a razão, mas acho incrível esse fator "diversidade"!
    Amei todas as informações, Claudia! Muito obrigado! Parabéns pelo post! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei a foto das crianças!!! Uns amores de kimono! * --- *

      Excluir
    2. Fernanda, neste post há várias opções de nomes masculinos terminados em A

      http://oblogdosnomes.blogspot.com/2016/07/nomes-masculinos-terminados-em-a.html?m=1

      Excluir
    3. Eu vi o post! Tem nomes maravilhosos terminados em "a"! Ameeeeiii * - *

      Excluir
    4. Fiquei apaixonada por Indra! Átila é um amor tbm! Eu não tinha pensado nos nomes terminados em "ã"! É engraçado como o nosso cérebro prega peças na gente né, o nome do meu cachorrinho é "Simba" e eu esqueci do nome kkk! Como a minha mãe diz: de manhã o cérebro não oxigena direito kkkk xD

      Excluir
    5. Eu tb gosto muito de Indra. O conheci através de um personagem em Caminho das Índias e nunca mais esqueci.

      Excluir
    6. Fico feliz que tenha gostado Fernanda! Foi um prazer fazer este post. :)

      Excluir
    7. Nha! Gostei e muito! :3
      Acho muito legal a forma como vocês abordam cada nome e a opinião de vocês tbm nos posts!
      Vocês são divas escrevendo, meninas! :D arrasam em cada postagem!

      Excluir
  4. Gostei do significado. Eu adoro a personagem de Naruto, é uma das que mais gosto no anime e foi super legal saber esses dados. Grato pelas informações, e é tentador saber que se aplica ao masculino não? Pobres filhos do Dani ... rs :)
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Pois minha filha se chama Hinata kkkkk escolha do pai (Mas eu que sou fã do anime Naruto).

    ResponderExcluir
  6. Gosto do nome Hinata, passei a gostar mais depois que vi o significado tá aí um bom nome para por na minha primeira filha .

    ResponderExcluir
  7. Minha filha é descendente de japonês e eu coloquei o nome de Hinata Misa Ishida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual o significado do nome Misa?
      Meus pais me chamam assim desde pequena. Já procurei na internet e não achei.

      Excluir
  8. Nossa...
    Fiquei de queixo caido em saber que meu sobrenome,tem tanta coisa boa envolvida nas simples letras. Legal sinto muito orgulho de ser um descendente de japones com esse nome

    ResponderExcluir
  9. O nome da minha filha é Hinatta é bom saber que aqui no Brasil muitas pessoas não conhecem esse nome porque por mais que aqui no Brasil haja vários nomes lindos as pessoas cismam de imitar os nomes de filhos de pessoas famosas eu escolhi o nome da minha filha quando eu tinha 11 anos e tive ela com 22 é mas que um nome é origem, significado antes quando eu procurava Hinata significava renascida como Renata não entendo pq o significado mudou mas pra mim ela nasce todos os dias​ como o sol também nasce.

    ResponderExcluir
  10. Poderia me dizer nomes japoneses que significam calma ou coisas tristes?

    ResponderExcluir
  11. Amo esse nome Hinata, eu conheci através do anime Naruto; tenho o sonho de colocar esse nome na minha filha( ainda não existente ) mas tbm sou apaixonada por Himawari.. Moral da história vou colocar "Himawari Hinata."<3>^_^<

    ResponderExcluir
  12. amo esse nome, meu marido assiste Naruto....e hoje é o nome da nossa princesinha do baykugan

    ResponderExcluir
  13. Minha filha tem 09 anos e se chama Hinata, pois adoramos Naruto 😊

    ResponderExcluir
  14. Eu amo o nome Hinata e acho super usável! Porque os nomes tem que ser limitados por fronteiras ? Sem sentido isso né kkkk tem tantos nomes brasileiros que não são usáveis... ��
    Enfim quando eu tiver uma princesinha ela vai se chamar Hinata ��

    ResponderExcluir
  15. Minha filha se chama hinata sempre gostei desse nome

    ResponderExcluir
  16. Minha filha tbm se chama Hinata! Viva as Hinatinhas

    ResponderExcluir
  17. A minha tbm se chama hynata nome muito lindo eu e o pai dela somos fã de Naruto por isso escolhemos esse nome

    ResponderExcluir
  18. Minha filha se chama Hinata e nasceu em 2017

    ResponderExcluir
  19. Minha filha se chama Hinata, e nasceu agora em 2022! Sou super fã do anime! E o nome tem o significado muito bonito!

    ResponderExcluir
  20. Nome da minha filha Hinata que tem significado lindo e também ei renasci com ela. Agora ela 5 anos meu orgulho.

    ResponderExcluir