segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Carmela - Atendendo a Pedidos


Confesso que nunca tinha parado para pensar em Carmela, mas quando o vi na lista de nomes pedidos pelos nossos leitores achei logo o nome simpático. E acho que até sei porquê, perto de onde eu vivia enquanto criança existia a capela das carmelitas e eu achava um máximo passear com os meus avós pelas ruas da cidade e dar de caras com aquela Igreja que aos meus pequenos olhos, era imensa. As carmelitas ficaram até hoje na minha memória e talvez por isso Carmela se apresente para mim tão singelo. 

Ao iniciar a minha pesquisa pensei logo se Carmela estaria de facto ligado ou não à religião. Não fiquei surpreendida quando vi que Carmela é um título dado a Maria, mãe de Jesus, também conhecida como Nossa Senhora do Carmelo em honra à sua função como padroeira da Ordem Carmelita. Dito isto, Carmela significa jardim em hebraico. Carmela (variante de Carmel) pode ainda estar ligado ao nome de uma montanha em Israel citada no Antigo Testamento onde teria sido o local de vários mosteiros cristãos primitivos. 

Em Portugal, o registo mais recente que encontrei de Carmela foi em 2016, quando nasceu uma bebé com este antropónimo. Não creio que Carmela alguma vez tenha tido um destaque grande em Portugal porque nem no site SPIE ou no Nós Portugueses encontrei registos significativos deste nome. 

No estado de São Paulo, em 2017, Carmela foi registado duas vezes. O site do IBGE comprova o já esperado: Carmela está esquecido, em completo desuso. O pico deste nome foi na década de 30, São Paulo é o estado onde nasceram mais Carmela's e o total de registos em todo o Brasil é de apenas pouco mais de 2.500 mulheres. 

Personalidades: 
  • Carmela Corren - cantora israelita; 
  • Carmela Dutra - ex-primeira-dama do Brasil;
  • Carmela Remigio - cantora de opera italiana. 
Carmela tem pouco destaque na cultura pop, mas mesmo assim achei importante mencionar a presença de Carmela em The Sopranos, Wizards of Waverly Place e The Godfather.

Para pais que procuram nomes com conotações religiosas acho que Carmela seria perfeito quer como primeira escolha quer para fazer par com uma Madalena, por exemplo. O que pensam de Carmela? No meu parecer é um nome agradável e acho uma pena haver tão poucas crianças com este nome.

Ana Madaíl Carvalho


Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Wikipédia. 

9 comentários:

  1. Acho que Carmela tbm é uma variação do nome Carmen, não é?! Eu amo o nome Cármen, acho tão enigmático, profundo, apesar de ter sido zoado no programa "a escolinha do professor Raimundo", chamando de transformes, devido o "car" - "men"...acho que Carmela tbm seria, pelo final "mela", pelo menos no Brasil - em que se costuma se brincar com quase tudo . Gosto de Carmo (apesar de aqui ser visto como masculino. É tbm a cidade onde meu pai nasceu ^^ - acho que sofre do mesmo problema do nome Juno rs). Tbm achei Carmel interessante, gostei da terminação em "mel", tbm lembra Channel. Já vi que Carmen e suas variantes podem significar: poesia, canção, jardim (como vc disse) e espírito do pensamento divino (mas não sei se é realmente confiável todos esses significados que eu vi rsrs), além de estar associado à nossa Senhora do Carmo. Ótimo post ^^ gostei muito de saber sobre Carmela, apesar de não estar dentre os meus preferidos! Parabéns, beijos!

    ResponderExcluir
  2. Me lembra Camila que gosto mais. Também acho parecido com Carmem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheci uma Melina, neta de uma Carmela conhecida por Carmelina.
      :)

      Excluir
  3. Gostaria que futuramente fosse abordado LaLa/Lalá.

    MARIA IMACULADA DA PENHA TRUSSARDI RUDGE, mais conhecida como LALÁ RUDGE.


    ResponderExcluir
  4. Uau! Carmela! Super adorei! De verdade! Adoro que as pessoas te sugerem pesquisas! Uma delícia! Um nome forte e lindíssimo, ao meu ver! E, como vc disse,em desuso! Uma pena! Mas fica aí mais uma linda sugestão sua! Amei o post! Grata!

    ResponderExcluir
  5. A versão masculina, Carmelo é um nos meus nomes favoritos. Acho um nome adorável e trás uma sensação de doçura fica incrível em um garotinha.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Melina é tambem uma variante de Carmela.
    Melina: Significa Diminutivo de Carmela que, por sua vez, provém do hebraico Karmel, que quer dizer jardim de Deus. “pomar bem cultivado”, “jardim fértil”, “vinha divina”.
    “mel”, “doce como o mel”, “mulher doce e delicada”.eu acho tanto Carmela quanto Menina lindíssimos.

    ResponderExcluir