quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Nomes Romanos Femininos - Atendendo a Pedidos



Aqui estou eu para vos trazer mais uma lista de nomes diferentes e na maioria perdidos ou adaptados pelo passar do tempo. Desta vez, os Nomes Romanos.

Na Roma Antiga, período entre 700 a.C. e 300 d.C., usavam-se muitos nomes que nos são familiares pelas célebres pessoas da época e também por serem versões de nomes conhecidos, não fosse a nossa língua originada do latim. O latim, como sabido, era a língua dos romanos. Mas não só por isso, como muitos devem saber o Império Romano se espalhou por grande parte do sul da Europa e uma das suas influências foi o estilo de nomenclatura. Esse modo consistia numa combinação entre nomes próprios e nomes de família chamado de "tria nomina", esta era a combinação de prenome, nome e cognomen/cognome. Este modo era o básico, do início do Império Romano e foi se desenvolvendo com o passar dos anos até ter se desvanecido na Idade Média. No tentanto, um estilo semelhante prevaleceu nas civilizações modernas.

O prenome consistia num nome próprio, escolhido pelos pais e que nos túmulos dos romanos era escrito por abreviações. Esses prenomes eram poucos, por isso se vê que muitos romanos famosos tinham os mesmos nomes. Era também prática comum o filho mais velho ter o mesmo prenome que o pai. As filhas tinham a versão feminina do prenome do pai.

O segundo nome, o chamado "gens", era indicativo do clã a que a pessoa pertencia. Através do gens dava para ver quem eram os antepassados, por exemplo uma árvore genealógica.

E o por último o cognome. Este servia para distinguir a que ramo do gens a pessoa pertencia. O cognome era dado a alguém que tinha alguma característica marcante ou que tenha feito algo grandioso ou diferente na vida.

Hoje em dia muitos dos nomes romanos sofreram alterações e são muito usados na Europa, principalmente em nomes de cristãos.

Vale também dizer que na Roma Antiga o alfabeto não continha as letras J e a U, em vez delas usavam as letras I e V para esses sons. Então um nome como Julius era escrito IVLIVS.

A cultura romana era rica em vários assuntos, o modo de se dar um nome era também único.

Para este post escolhi uma série de nomes femininos que eram populares na Roma Antiga. Alguns são bastante conhecidos mas nem toda a gente sabe que são nomes romanos.

  • Aelia - sol;
  • Alba - branca, brilhante;
  • Augusta - grandiosa;
  • Aurelia - dourada;
  • Caelia - céu;
  • Cassia - vazia;
  • Claudia - coxa, manca
  • Drusilla - forte;
  • Flavia - cabelos loiros;
  • Iulia - jovem
  • Laelia - nome de uma flor; 
  • Livia - pálida ou invejar
  • Lucia - luz;  
  • Lucretia - riqueza
  • Maxima - grandiosa;
  • Octavia - oitava;
  • Prisca - antiga
  • Quintina - quinta;
  • Sabina- nome de um povo oriundo do centro da Itália;
  • Tacita - silenciosa, muda;
  • Valeria - forte, saudável;
  • Vita - vida.
O que acham destes nomes?

Cláudia Barata

Fontes consultadas: 
Behind the Name, Wikipedia.

23 comentários:

  1. Muito interessante! Muitos são usados ainda hoje sem alteração na grafia (bem, um acento apenas rsrs) como Claudia e Cássia). Os que eu mais gosto são Aurélia (lembro da protagonista do livro "Senhora", do qual gosto muito) e Lucia. Parabéns pelo post, Claudia! Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Quanta informação interessante no post, Claudia!!! Bom, eu sou apaixonada pelo nome Alba (acho lindo demais!!! Forma compostos incríveis!). Cássia é um nome que eu gosto, assim como Acácia, em que pese os dois não possuírem um significado tão legal assim né (vazia e espinho), mas Cássia pode ser uma variação de Quézia e remeter a "canela" (especiaria) né!? Eu gosto! Cláudia é um nome que eu gosto também, em que pese o significado não ser tão bem quisto! Flávia é o nome da minha prima - de início meu pai queria que este fosse o meu nome, mas minha mãe não quis - acho um belo nome! Nomes com "Fl" costumam ser legais, como é o caso de Flora também! Lúcia eu não gosto muito, apesar de ser super popular na Espanha - eu acho lindo Luíza (apesar de super utilizado aqui né) e Luzia (que é o nome da minha avó). Todavia, acho que Lúcia forma um ótimo composto com Cármen, acho que é devido a ministra do STF com este nome - e de tanto ouvir achei um bom nome. Não gosto muito de Aurélia, mas o significado é bonito - prefiro Aura. Já Célia (Caelia) não me enche tanto os olhos...eu acho super fofo o nome Celeste (que é o nome da tia do meu noivo). Augusta e Octávia, eu acho são muito pesado para um nome feminino, assim como Eduarda, Frederica...acho que são nomes que tem um brilho e vigor como nomes masculinos. Lívia continua conquistando corações até hoje, mas desconhecia o segundo significado "invejar". Eu gosto muito do nome "Liv". Já o nome Vita seria uma alternativa interessante para os dias de hoje, mas também gosto muito de Vivá (esse eu acho que é indígena). Por conhecer várias Júlias o nome perdeu um pouco o encanto, mas continua firme no coração das brasileiras, tanto que está dentre os top 10, salvo engano. Sabina, eu considero um nome meigo, o que perde ponto é desconhecer seu real significado! Também acho fofíssimo o nome Sabrina e também é nostálgico (bruxinha Sabrina!). Por fim, Valéria não é um nome que esteja entre os meus preferidos, mas não desgosto, pelo contrário, acho que é renegado nos dias de hoje, assim como Soraya - por isso, acho que o resgate e um novo olhar sobre estes nomes seria muito bem-vindo. Parabéns pelo post!!! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana ficar conhecendo alguns nomes romanos femininos, conheço alguns nomes da lista como Augusta, Cassia,Lívia, Lucia, que interessante saber que o nome Claudia, Flavia eram nomes populares na Roma antiga, gostei muito dos nomes, são nomes bem charmosos e atraentes, bjs.

    ResponderExcluir
  4. Lúcia e Vita são meus queridinhos! Adoro-os.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  5. Não seria prenome em vez de pronome?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Foi erro de digitação, obrigada por chamar a atenção. Vou já corrigir.

      Excluir
  6. Flavia é o nome da minha mãe, e me surpreendi em ser "cabelos loiros" pq ela é... adorei os nomes, muitos eu usaria em uma filha

    ResponderExcluir
  7. Gosto de conhecer nomes relacionados a outros países, não sabia que Flavia era romano .. Gostei muito do seu post

    ResponderExcluir
  8. Ah, adorei seu post. Super informativo.
    Amo conhecer novos nomes e sua origem, adorei os nomes que você trouxe.
    Muitos não sabia que eram de origem romana.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Prefiro crer que Cássia signifique perfume como consta no texto sobre Kézia.
    gostei das informações compartilhadas.
    parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cássia tem dois significados, o latino, como feminino de Cássio e o hebraico ligado a Quézia.

      Excluir
  10. Adoro o nome Valeria, e ler seu significado me deixou maravilhada! Belo post.

    ResponderExcluir
  11. Tem nomes em sua lista que eu nao imaginava que eram romanos, que bacana saber disso. Eu gosto de Lívia, de Claudia e Vita. Só dos significados de Livia e Claudia que eu desconhecia.Mas gosto da sonoridade e conheço pessoas maravilhosas com esses nomes.

    ResponderExcluir
  12. Faz do nome Rosália por favor! Obrigada..

    ResponderExcluir
  13. Que post mais informativo! Adorei saber um pouquinho mais sobre como era feita a escolha dos nomes romanos. Adorei Sabina e Vita!

    ResponderExcluir
  14. Achei muito interessante essa explicação sobre prenome, nome e cognome. E também como tantos nomes comuns e bem conhecidos, como Cláudia, Flávia e Lúcia tem origem romana. Gostei do significado de Aurélia, tenho uma amiga com esse nome e acho que ela não sabe o significado/origem, vou mostrar o posto para ela.

    ResponderExcluir
  15. Gostei da postagem falando sobre os nomes femininos romanos, ainda com a novela Jesus tem uma romana com o nome de Cláudia, achei bacana por ser ate um nome comum.

    ResponderExcluir
  16. Oie!
    Adorei essa lista, eu não sabia que Alba era de origem romana. Tenho uma tia com esse nome e, apesar de não ser muito comum, por eu sempre conhecer alguém com ele, não me atentei para o significado. Lívia também não sabia que era de origem romana! Adorei saber! <3
    De quebra adorei conhecer mais alguns, Vita é bem parecido com seu significado, vida, mas achei bem charmoso.
    xoxo

    ResponderExcluir
  17. A cultura romana antiga ainda nos excita e desperta sentimentos de um tempo místico. Muitas pessoas ainda gostam de dar aos filhos um nome romano. Amei o texto, recheado com informações de nome romano feminino, eu amei todos os nomes que alguns não imaginavam seriam nomes homano com o seu significado. É lindo o nome "Livia" eu escolheria esse nome. Eu tenho uma grande amiga na Gávea no bairro do Rio de Janeiro, eu sempre disse a ela que sempre me lembro de seu nome bonito, então, entre todos esses nomes, Livia um lindo nome e diferente.

    ResponderExcluir
  18. Mais um post interessante. Adoro o nome Augusta. É que tal o próximo ser sobre nomes gregos?

    Alfacinha.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós já publicamos 2 posts sobre Nomes Gregos (F e M), vc pode consultá-los clicando nos links:

      http://oblogdosnomes.blogspot.com/2018/05/nomes-gregos-femininos.html?m=1

      http://oblogdosnomes.blogspot.com/2018/05/nomes-gregos-masculinos.html?m=1

      Excluir
  19. Oi,tudo bem ?

    Amei o post e todos os nomes citados, são bastante interessantes e vemos a cultura neles. Vita (vida) é um nome lindo .

    ResponderExcluir