quarta-feira, 11 de julho de 2018

Lorraine - Atendendo a Pedidos


Lorraine é a versão francesa de Lorena, nome geográfico de uma antiga região histórica localizada no nordeste da França. Lorraine tem como significado aquela que veio do reino de Lotário. Lotário foi um rei franco, bisneto de Carlos Magno, cujo reino era uma parte da França e agora é chamado de Lorraine. Esse local se destaca por ser a única localidade francesa  a fazer fronteira com três países (Bélgica, Luxemburgo e Alemanha). A etimologia do nome vem do latim Lothari regnum e do francês antigo Lot-regne. Lotário é um nome de origem germânica que significa exército famoso, dessa maneira o significado de aquela que vem das terras do exército famoso também pode ser atribuído à Lorraine.

Lorraine é um nome toponímico, ou seja, é um nome de lugar que passou a a ser usado como nome próprio. Inicialmente era utilizado como sobrenome, indicando a origem das famílias portadoras; com o passar do tempo passou a ser adotado também como nome feminino. No mundo de língua inglesa está em circulação como nome próprio desde o final do século 19, possivelmente por sua pronúncia entre anglófonos soar parecida com a de Laura. Tornou-se popular após a Primeira Guerra Mundial, quando a região de Lorraine estava no foco das notícias por ser alvo de disputas entre Alemanha e França.

Curiosidades:
  • A emblemática heroína francesa Joana d'Arc nasceu em Lorraine;
  • Lorraine Lee é um tipo de rosa criada pelo australiano Alister Clark em 1924. Lorraine era o nome de uma parente de Alister. A suave cor desta flor transita entre o rosa chá e o rosa damasco. Sua grande característica é florescer no inverno (saiba mais aqui);
  • Quiche Lorraine - prato típico da culinária francesa, é um tipo de torta aberta recheada. Foi criado no século XVI na região de Lorraine, por isso o nome;
  • Sweet Lorraine é uma canção gravada por Nat King Cole nos anos 40;
  • Na trilogia cinematográfica De Volta para o Futuro o nome da mãe de Marty McFly é Lorraine.
Lorraine é um nome francês que foi bastante popular nos Estados Unidos dos anos 20 aos 50, mas hoje está praticamente esquecido. Atingiu seu pico de uso em 1921, quando alcançou a posição #42; apareceu pela última vez no Top 1000 em 1995. De 1880 a 2016 a Administração de Previdência Social americana contabilizou um total de 209.320 pessoas com o primeiro nome Lorraine nos EUA. Curiosamente, em seu país de origem não fez tanto sucesso. Participou do Top 100 francês de 1976 a 1998. Estima-se que existam 4.351 mulheres chamadas Lorraine na França e a média de idade de suas portadoras é de 36 anos.

Lorraine começou a ser registrado no Brasil a partir dos anos 60, primeiro de forma discreta, era pouquíssimo usual. Devagar foi sendo mais notado atingindo seu ápice na década de 1990, com 8.700 nascimentos. Nos anos 2000 caiu um pouco mas continuou bem colocado (7.972 registros). De acordo com o IBGE sua frequência em todo o país é de 17.948 pessoas. Suas portadoras estão mais concentradas nos estados do Espírito Santo, Goiás e Minas Gerais. Em 2016 angariou 38 registros no estado de São Paulo; em 2017 foi registrado 23 vezes. É de se fazer notar o registro de muitas grafias alternativas como Lorrainy, Lorrana e até mesmo Lohane, Lohany e Lohanny. Acredito que apesar das diversas escritas, a inspiração seja mesmo Lorraine.

Passou a integrar a lista de nomes admitidos de Portugal somente em 2017, então raramente cruzaremos com uma Lorraine portuguesa. Seu registro mais atual no país foi em 2014, com 1 nascimento.

Personalidades:
  • Lorraine Bracco - atriz norte-americana;
  • Lorraine Hansberry - dramaturga norte-americana;
  • Lorraine Nicholson - atriz norte-americana, filha de Jack Nicholson;
  • Lorraine Toussaint - atriz e produtora norte-americana.
Lorraine me remete à infância. É o nome de uma de minhas melhores amigas da época de criança e, para as meninas dos anos 80, era bastante incomum. Lorraine era a única na escola e seu nome nunca passou batido. Para a realidade brasileira de hoje não causa tanto frisson, mas não deixa de ser impactante. Lorena, sua versão portuguesa, prima pela simplicidade, já Lorraine não tem nada de simples, é pomposo, floreado. E todo esse luxo é coroado com o rebuscado charme francês!

Gosto muito de Lorraine e vocês?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Behind the Name, Dicionário de Nomes Próprios, IBGE, IRN, Les Journal des Femmes, Nameberry, Names Org, Rose Society, SPIE, Wikipédia.

26 comentários:

  1. É um nome muito bonito. Também me remete à infância, porque quando era criança era um dos meus nomes preferidos e nos tops para uma filha. Encantou-me no minuto em que o ouvi num filme.
    Hoje já não lhe acho tanta graça. Já não está na lista para uma futura filha, que posso dizer, os gostos mudam. Também gostei do nome Lorena, mas não ao ponto de o usar.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  2. Pensei que esse nome fosse americano, acho que por causa dos livros e filmes que já li e assisti. E fiquei surpreso das várias formas que ele é empregado.

    Gustavo
    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir
  3. Lorraine e um nome lindo. Inclusive prediro muito mais que Lorena e bem como a matéria diz, Lorraine é um nome pomposo, floreado e diferente para mim até hoje, que nunca conheci uma. Adorei as curiosidades citadas na matéria. Parabéns!
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi sou uma lorraine amo meu nome amo pronunciar ele existe uma força nele quando digo as pessoas até se viram para ver quem é a pessoas kkkk.amo ser exclusiva nós lugares e amo até hj ser a mais velha de todas que já encontrei .o nosso nome nos faz forte é assim que me sinto .obrigada mãe por ter me dado o meu nome .LORRAINE ME AMO

      Excluir
  4. Olá Patrícia tudo bem?
    Eu ja escrevi aqui por algumas vezes que gosto muito de seu blog.Mas espere aí não vou escrever só isso né..pois eu li o post todinho...
    E quanto ao nome Lorraine me parece ser pouco usual por aqui no Brasil porém os poucos ao contrário de outros países que são homengem a alguma situação e até mesmo pratos enfim.
    Você sabe se o nome Lorraine aqui é em homenagem a algo relacionado ao país?
    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que sei não é não Robson, foi introduzido aqui por influência dos filmes e seriados americanos (talvez De Volta para o Futuro tenha contribuído um pouquinho:)). E para os americanos a influência foi a Primeira Guerra, quando a região de Lorraine ficou mundialmente famosa.

      Excluir
  5. Toponímico! Gente, venho ao seu blog e adquiro vocábulos novos... Eu não tinha ideia de que Lorraine fosse nome de lugar. Eu curto o nome... Bastante, mas só conheci uma Lorraine na vida. Legal entender o significado, a origem e descobrir curiosidades. Esse seu blog é muito legal! Me amarro em vir aqui!

    ResponderExcluir
  6. Nome bonito, prefiro mil vezes Lorraine do que lorena, pois acho simples e muito popular.
    E super interessante saber o significado do nome antes pra nao ter aquele problema no futuro, também acho legal nomes unissex

    ResponderExcluir
  7. O nome poderoso gente! Amei! Não é um nome q pensaria para minha filha de primeira por ser um pouco incomum, mas é lindo!

    ResponderExcluir
  8. Acho lindo o nome Lorraine minha amiga tem uma filha com esse nome gostei muito de saber mais da história a respeito do nome Lorraine vou mostrar a minha amiga seu post beijos :) https://www.katisouza.com.br

    ResponderExcluir
  9. Não gosto nem um pouco de Lorraine. Acho feio e, infelizmente, no Brasil virou um nome populalaresco e cheio carregado de grafias bregas.

    Acho Lorena simples, belo e de muito bom gosto, com ares bem aristocráticos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que o problema é seu jajajajaj

      Excluir
    2. juliana me chamo LORRAINE amo meu nome e o melhor ñ é encontrado em qualquer esquina como o seu.muita das vezes unico em alguns lugares.agora juliana nome qualquer sem criatividade e autenticidade. falao que ñ quer ouve o que ñ quer .né beijos de luz

      Excluir
  10. Nossa,esse nome é bem comum aqui onde eu moro,inclusive,estudei com duas na mesma sala na escola. Você não tem noção como a gente discutia ahahah. Com o passar do tempo eu não conseguia mais falar com elas,acredita? Eu tenho uma certa particularidade que eu vou "filtrando" os nomes das pessoas que já briguei ou "as idéias"não batem para que eu possa dar nome as meus futuros filhos. Bem estranho,não é? haha. Enfim,ansioso para um review do James/Thiago. Abraços!! https://inglescomjames

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Nós já publicamos o post sobre Tiago, deixo aqui o link:

      http://oblogdosnomes.blogspot.com/2015/11/tiago.html?m=1

      Excluir
  11. Oi Patricia, tudo bem?

    Não conheço nenhuma pessoa com este nome, sempre o associei as pessoas de outros países. Não fazia ideia de que este nome tinha sido advindo de um local, achei muito bacana saber mais da sua origem, é interessante perceber de onde surge os nomes. Lorraine é um nome muito bonito!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oie

    Não sabia que era a versão francesa de Lorena e eu amo o nome de Lorena, acho tão lindo!
    Gostei muito de saber sobre o nome e principalmente sobre as curiosidades.
    Lorraine é muito lindo mesmo!

    bjs
    Fernanda

    ResponderExcluir
  13. Oi,

    Eu acho um nome muito bonito e até hoje conheço três pessoas com este nome, não sabia que ele é a versão francesa de Lorena, Lorena eu amo está entre meus nomes preferidos aqueles que a gente fica na cabeça pensando em colocar caso tenha uma filha rsrs, gostei muito dos fatos interessantes com este nome, muita curiosidade bacana. Beijos

    ResponderExcluir
  14. Bella postagem , você esclareceu bastante alguns aspectos que eu tinha dúvida acerca do meu nome . E saber que no Brasil ficou mais popular na década de 90 e mais em algumas regiões brasileiras como Goiás (exatamente a década que nasci e estado onde mora ) explica muita coisa.

    ResponderExcluir
  15. Quando terminei de leer seu relato,ate arrepiei,eu sou Lorraine,nascí em 1979,e tive una infancia bastante complicada por conta do meu nome,era mesmo estranho e difícil das pessoas entenderem,sofri tantos bullyng ñ sei si com sua amiga foi assim? De adulta começei a giostar do meu nome,tbm ñ tinha outra opçao!🤣

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lorraine, tudo bem? Não lembro da minha amiga sofrer bullying não, apesar do nome ser diferente na época era bem aceito e considerado bonito em nosso círculo de amizades. Uma pena vc ter tido essa experiência, mas que bom que hoje gosta do seu nome, é bonito!

      Excluir
  16. Que legal saber um pouco mais sobre o meu nome.
    O recebi graças a Miss Universo 1983, Lorraine Downes. Aqui em MG tem bastante mulheres com esse nome, principalmente nascidas na década de 90.
    Confesso que não gosto muito, mas gosto de ter a grafia mais simples do nome. Acho Lorraine bem pomposo mesmo e até que combina com a minha personalidade.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Amo saber a origem do meu nome o meu é Lourrane e amoo

    ResponderExcluir
  18. Costumo dizer q não sou bonita! Mas, tenho o nome mais lindo do universo: LORRAINE! Sou muito feliz com meu nome. Agradeço à minha mãe q me salvou do nome q meu pai queria colocar em mim: Palomita Dellas Casas + meu sobrenome. Palomita significa "PIPOCA" em espanhol kkkk. Meu pai passou muitos anos me chamando de negu!nha pq ele não gostava de Lorraine. Agora, estou grávida, e não consigo enxergar outro nome tão lindo qnt o meu, para colocar na minha filha rsrsrs

    ResponderExcluir
  19. Eu amo meu Karla Lorraine eu sempre gostei acho um nome autêntico e forte e conheço outras 2 Lorraine

    ResponderExcluir