sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Lorena


Apresento-vos mais um dos meus nomes favoritos: Lorena. Admiro a sua contemporaneidade, misticidade e sonoridade. Como é um nome distinto e belo, acho ser perfeito para nomear uma filha, e a meu ver será um dos nomes que mais irá crescer nos próximos anos, pois tem reunido cada vez mais fãs.

Lorena é versão portuguesa, espanhola, italiana e croata de Lorraine, nome de uma região na França com o significado original de reino de Lotário. Lotário foi um antigo rei franco, bisneto de Carlomagno, cujo reino era parte da França que agora é chamada de Lorena - região histórica localizada no nordeste francês. Este nome pode ser classificado como um toponímico, pois era utilizado como um sobrenome relativo a esta região geográfica.

Lotário vem do germânico Hlodohari, a partir dos elementos hlod, que significa “fama" e "glória” e harjs/heri, que quer dizer “exército”, criando o significado para o nome de o reino da famosa guerreira, ou se preferir o significado mais voltado ao original, aquela que vem do reino de Lotário.

Atualmente, o nome Lorena tem-se tornado cada vez mais comum entre pessoas do sexo feminino, em Portugal, Brasil, Espanha e demais países de língua latina. Na França, a versão mais utilizada do nome é Lorraine, e na Alemanha, ​Lothringen.


Na numerologia, Lorena possui o número de expressão dois. Este número caracteriza as mulheres com este nome como diplomáticas, e quase sempre conseguem as coisas que querem sem esforços. Conhecem muito bem as suas habilidades e omitem os pontos de vista para não entrarem em conflitos desnecessários. São pessoas tranquilas e bem-dispostas, mas sérias e ponderadas nos momentos de tomarem decisões definitivas.

Com cada vez mais adeptos, Lorena tem tido um aumento considerável de registos quer em Portugal, quer no Brasil. No último ano de 2015, em Portugal, o nome foi registado 60 vezes, e no Brasil, mais precisamente no estado de São Paulo, foi registado 6835 vezes (mais 29 vezes se contarmos a variação Lorenah).

Personalidades famosas com o nome Lorena:
  • Lorena Calabria – jornalista brasileira;
  • Lorena Improta – bailarina brasileira;
Como um dos meus nomes favoritos, sem dúvida que chamaria Lorena a uma filha. Espero que possam vocês também abraçar o nome nos vossos interesses e considerá-lo como um dos que mais irá crescer no futuro, e pessoalmente espero vê-lo mais na televisão, pelo que a meu ver seria o impulso para a massificação do mesmo.

Joel Moreira.

Lorena está nas vossas listas?

16 comentários:

  1. Gosto muito da tua escrita, denota sempre uma sensibilidade muito interessante e gostava de te devolver isso :)
    Lorena para mim não tem o mesmo encanto, eu diria até que não gosto, mas depois de ler o texto quase me recrimino por dizer isso x) Na verdade, não é um nome feio ou algo do género, só não me fascina. Falta-lhe algo, garra talvez.

    ResponderExcluir
  2. Adoro Lorena e curiosamente associo-o muito a Serena, talvez pela terminação.

    ResponderExcluir
  3. Gosto de Lorena, acho giro, elegante, clássico :) Mas não usaria, pelo menos por enquanto não o imagino numa filha.

    ResponderExcluir
  4. Acho Lorena um nome gracioso e carismático! Joel gosto muito das suas abordagens, demonstra sempre bastante carinho pelos nomes sobre os quais escreve!

    ResponderExcluir
  5. não gosto nada deste nome... mas bom texto!

    ResponderExcluir
  6. No Brasil é um dos nomes mais populares do momento, fora do top 10 e que passa aquela impressão de modinha. Eu nunca gostei do nome e agora, sendo modinha, gosto menos ainda.

    ResponderExcluir
  7. Amo meu nome. Se não me chamasse Lorena, colocaria na minha filha.

    ResponderExcluir
  8. A minha filha chama-se Lorena Gabriela amo esse nome

    ResponderExcluir
  9. Meu nome, escolhido pela minha mãe.
    Gosto muito.

    ResponderExcluir
  10. Qual a versão masculina?
    'Loreno' me parece mais interessante, mas não tenho certeza se existe.

    ResponderExcluir