quarta-feira, 8 de março de 2017

Magno


Nome digno de império, de aristocrata, de magnata de uma corte real ou simplesmente da corte do seu coração. Magnânimo e magnífico, Magno é um nome maravilhoso e original, que traz consigo o apetecível extra de ser nome de uma deliciosa marca de gelados!

Os elogios que se podiam tecer são intermináveis! Magno é um nome cheio de pujança, imbuído de uma aura valente e audaz pronta para seduzir qualquer pessoa que se debruce verdadeiramente sobre ele. No entanto, por vezes, esta força toda pode ser intimidante, o que também acontece com nomes como Máximo ou Valente muitas vezes colocados de parte por se considerarem “demasiado” pretensioso. Um argumento que tem muito por onde falhar e cair por terra, ora não se usasse e abusasse do nome Salvador, só para dar um exemplo rápido.

Magno origina-se no latim magnus que significa grande, importante, sendo, portanto, um adjetivo que também esteve na base das palavras magnífico e magnânimo! É um nome que é fácil de associar aos impérios antigos, embora seja na França que Magno ganhou outro estatuto como nome próprio do icónico rei francês do século IX, Carlos Magno! Nos países nórdicos também esteve muitos anos em destaque, sendo o nome de sete reis da Noruega e três reis da Suécia!

Em Portugal o nome é de uso muito raro, nunca ultrapassando os 5 registos anuais entre 1920 e 1980, havendo, inclusive, anos em que Magno não angariou um único registo. Atualmente vive-se a mesma situação: 2 registos em 2013, 1 registo em 2014 (Magno João), 2 em 2015 e 0 em 2016. Em 2014 Magno foi registado também nos compostos João Magno e Giovani Magno.

No Brasil a mesma situação: pouco interesse, pouco uso. Tanto no passado (36 mil entre 1930 e 2000) como no presente (11 registos em 2015 – São Paulo – e 7 em 2016). Em 2015 foram também registados 4 meninos com o composto Alexandre Magno, três com o composto Ryan Magno e dois com cada um dos seguintes compostos: Rafael Magno, Kaique Magno, Lucas Magno, Miguel Magno e Gabriel Magno!

O nome tem um potencial estrondoso mas infelizmente tem permanecido na sombra dos nomes populares em ambos os nossos países. Tem a mais-valia de ser um nome histórico e internacional, facilmente reconhecido em qualquer parte do mundo. Além disso tem um significado muito bom e apetecível. E para os corajosos, em jeito de provocação, que tal Magno Valentino?


Fontes consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, SPIE, Wikipedia.

9 comentários:

  1. gosto muito desse blog. delicioso esses textos. Magno é um nome de se tirar o fôlego tb.

    ResponderExcluir
  2. Apesar do texto cativante, Magno não me empolga. Já em composto, ;como segundo elemento, acho que ele faz bonito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha eu amo meu nome por isso. Henrique Cardoso Magno

      Excluir
  3. Acho interessante mas não me diz muito.

    ResponderExcluir
  4. Estudei com um Magno, e ele se parece com o menino da foto pelos olhos claros e traços finos do rosto, mas coitado, não é bonito como esse menino da postagem (risos).

    ResponderExcluir
  5. Magno confesso que nunca pensei por outro lado já considerei e considero Magnus. Amei o composto João Magno. Aliás preciso elogiar as escolhas das fotos. Eu vejo perfeitamente os nomes nas pessoas (sejam elas crianças ou não) que ilustram os posts.

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro a versão Magnus, acho mais tradicional, internacional, não sei bem, kkkkkk. Ultimamente anda no topo da minha lista pra filhos no futuro.

    ResponderExcluir