terça-feira, 15 de maio de 2018

Hamilton - Atendendo a Pedidos


Um sobrenome/apelido que se tornou nome próprio: Hamilton. No inglês antigo hamel significa torto, mutilado e dun significa colinas. O significado pode não ser o mais bonito, mas não é por essa razão que o nome se torna mais ou menos feio.

Hamilton, originalmente era o nome de uma cidade em Leicestershine, na Inglaterra, atualmente já não existe essa localidade. 

O nome de família Hamilton era um nome normando que veio da Inglaterra para a Escócia. Como sobrenome/apelido, Hamilton foi encontrado pela primeira vez num município histórico da Escócia. 

Houve vários ilustres portadores deste sobrenome/apelido:
  • Patrick Hamilton - mártir protestante escocês, acusado de heresia e condenado a ser queimado na fogueira; 
  • Andrew Hamilton - um dos primeiros advogados coloniais que se tornou procurador general da Pensilvânia; 
  • Alexander Hamilton - fundador americano, o primeiro secretário do Tesouro dos Estados Unidos;
  • Gordon Hamilton - cientista do clima escocês que morreu numa viagem à Antártida em 2016;
  • Gilbert Hamilton - médico americano que introduziu a psicopatologia objetiva; 
  • Margaret Hamilton - cientista da comutação americana e engenheira de sistemas foi ela quem desenvolveu o software de bordo para o programa especial Apollo. 
Como nome próprio não existem tantas referências importantes sobre Hamilton

Em Portugal, Hamilton foi registado 2 vezes em 2016 e outras 2 vezes em 2015.

No estado de São Paulo, no ano passado, Hamilton foi registado 6 vezes e Amilton 3 vezes. No ano anterior, nasceram 7 Hamilton e 2 Amilton. A frequência de Hamilton em todo o Brasil é 20.023 pessoas, o pico de registos foi na década de 60 e onde existem mais indivíduos com este nome é no estado da Bahia. A frequência de Amilton é mais do dobro (41.900 pessoas), o auge de registos foi também na década de 60 e o estado onde se podem encontram mais portadores deste nome é em Santa Catarina. 

Pessoalmente, prefiro a grafia Hamilton. Tenho de admitir que é um nome que não consta na minha lista de preferidos. No entanto, é um nome com muita história, principalmente por ser também um sobrenome/apelido. O que pensam sobre Hamilton?

Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Wikipédia, House of Names. 

32 comentários:

  1. Nossa, bem diferente e curioso o significado. Tinha um dia (já falecido) que se chamava Hamilton. Acho um nome forte!
    Beijos,
    #fiquerosa

    Fique Rosa | Meu Canal YT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu chamo Hamilton Leandro já pesquisei meu nome é bem interessante pois o que tinha descobrido significava uma montanha ou grande colina,pasmem agora kkkk

      Excluir
  2. Não gosto muito do nome. Os significados são muito importantes para mim e, realmente, esse não é o mais feliz.
    Já descobri outros nomes aqui no blog que entraram para a minha lista. E já agora gostava de fazer um pedido um tanto diferente.
    Estou a escrever uma história, mas não consigo encontrar o nome certo para a protagonista. Ela será uma menina "certinha" e trabalhadora, um pouco séria demais. Ao longo da história ela irá aprender a ser mais descontraída, equilibrando o trabalho com a brincadeira. A sua melhor amiga chamar-se-á Âmbar, por ser o oposto dela.
    Fucaria muito agradecida se me ajudassem a encontrar o nome que fosse perfeito tanto para a sua faceta trabalhadora inicial como à sua curiosidade infantil e transformação por que vai passar.

    Obrigada,
    Inês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Inês! Pensando na sua descrição o nome que logo me veio ã mente foi Melissa. Me remete ao trabalho por conta do seu significado de "abelha"(que são famosas por serem trabalhadoras organizadas e eficientes), mas ao mesmo tempo é um nome descontraído porque as abelhas com seu trabalho produzem o mel, alimento doce. A sonoridade do nome é melódica e despojada e ainda resulta nos apelidos Mel ou Lissa, ambos alegres.

      Excluir
    2. Obrigada pela ajuda, realmente é o nome perfeito.

      Inês

      Excluir
    3. As minhas sugestões são Amália e Guiomar. O significado de Amália é "trabalhadora" e o de Guiomar é "combate célebre". Pela descrição da personagem penso que estes dois nomes assentam que nem uma luva.
      Boa sorte na escrita da história! :)

      Excluir
  3. Hamilton é um nome bonito só não gostei do significado dele,mas não deixa de ser um nome elegante, forte, masculino, ainda não conheci ninguém com esse nome, Hamilton é um nome bastante charmoso gosto dele, bjs.

    ResponderExcluir
  4. Esse nome apesar de ter raiz na Escócia, a pronuncia lembra muito a Inglaterra, particularmente não gosto soa muito frio e agora sabendo o significado gosto menos ainda. Fiquei impressionada em saber que é na Bahia onde se localiza os Hamilton e Amilton, Brasileiro sempre gostou transformar o que é estrangeiro em brasileiro.

    ResponderExcluir
  5. Faz tempo que não conheço ninguém com este nome. E quando ouço sempre lembro do Comandante Hamilton do Águia Dourada!!!

    ResponderExcluir
  6. Esse nome é bem diferente e nunca conheci uma pessoa "comum" com esse nome aqui no Brasil. Achei interessante a história do nome =)

    ResponderExcluir
  7. Não sabia que Hamilton era sobrenome.E estatísticas mostra que na Bahia é predominantemente. Gostei de saber!Abraço

    ResponderExcluir
  8. Interessante a mudança na utilização, de sobrenome para nome. Você tem alguma ideia da razão dessa mudança? Ainda, teria alguma ligação com Milton? Bacana como sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe, de facto não sei o motivo da adaptação do sobrenome ao nome. Quanto à possível ligação entre Hamilton e Milton, apesar de serem super parecidos, não têm correlação etimológica. Se quiser saber mais sobre Milton é só aceder a este link https://oblogdosnomes.blogspot.pt/2016/05/milton.html?m=1

      A equipa O Blog dos Nomes.

      Excluir
  9. Olá!

    O nome do meu primo é Hamilton, não sei se ele sabe sobre o significado e toda história citada. Vou mandar o link pra ele haha.

    Amei o post!
    Posso fazer pedido? O meu nome é Taynara e meu sobrenome é Lorrana, um nome comum, sobrenome nem tanto. Iria amar um post no seu blog pra cada um! Quero saber se tem algumas curiosidades hehe. :)

    Beijos,
    Narah - www.lerantesdedormir.com,br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Narah, faremos os posts assim que possível, gratos pelas sugestões :)

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  10. Prefiro com H mas acho um nome muito sem graça. Não me diz nada.

    ResponderExcluir
  11. Quando li o título do post corri para ler, seus textos são sempre muito bem explicados.
    Meu nome é Amilton, bem "abrasileirado" mesmo, ao menos muitas pessoas me chamam de Júnior, então não carrego tanto do peso desse nome. Fiquei intrigado com essa história toda, quanta coisa! Kkkk
    Abraços ��

    ResponderExcluir
  12. Nao gosto do nome,tanto faz com h ou sem rsrsr,mas a historia e bem curiosa.

    ResponderExcluir
  13. Oi Ana! Nossa, eu to beeeeeeem chocada com o significado desse nome. NUNCA poderia imaginar que era isso! Enfim rs
    Eu já estudei com um Hamilton. Mas, sabe que eu não consigo ver ele sendo usado em pessoas de agora? Acho um nome meio "antigo".
    Adoro as curiosidades que aprendo aqui! Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  14. Não é um nome que eu goste muito. Prefiro como sobrenome. Não sabia do significado e achei bem interessante. Faz do nome Theodore.

    ResponderExcluir
  15. Oi Ana, tudo bem?

    Não sabia de onde tinha surgido Hamilton e fiquei bem feliz em descobrir mais sobre este nome. Só conheço o piloto de fórmula 1 que se chama assim e sempre amei o nome, acho forte e potente. Sou a louca dos nomes antigos, e este é um dos meus preferidos para meninos, ainda mais por ser pouco usado no Brasil.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Aqui no Brasil é bem mais comum Amilton nossa, não imaginei que fossem tantos mais! Eu confesso que não conhecia Hamilton como nome próprio assim, pois associava apenas com a Fórmula 1, mas adorei conhecer mais! E conhecer até seu significado bem diferente. Achei muito bacana. É um nome que me agrada, embora também não seja um dos meus preferidos.

    ResponderExcluir
  17. A grafia Hamilton é mais bonita. Gostei de saber mais sobre esse nome. Não é um nome que eu escolheria para dar.Mas confesso que é um nome forte e cheio de história.

    ResponderExcluir
  18. Realmente o significado do nome não é bonito, mas a história é interessante. Há um número grande de Amilton no Brasil!!! Hamilton conheço apenas um, carioca.
    PS: Patrícia, você já ouviu ou viu o nome Idolmêo?

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cidália! Nunca ouvi falar desse nome, até fiz uma rápida pesquisa e não encontrei informações.

      Excluir
  19. Eu já conhecia o nome de Hamilton em minha família, mas ele foi chamado pelo apelido de Milton. Este belo nome parece ser a pessoa forte, valiosa, humilde, eu amei suas explicações sobre o nome de Hamilton coisas que eu não sabia.

    ResponderExcluir
  20. É sempre muito legal e curioso sabe dessas coisas. O significado desse nome é bem forte e triste até :/

    ResponderExcluir
  21. Nunca iria imaginar que esse é o significado de Hamilton, rs
    Achei um nome forte, mas não gostei muito do significado. Mas não se pode negar que é cheio de história...

    ResponderExcluir
  22. Olá, Patricia, tudo bem?

    Nossa, Hamilton é um nome que não acho bonitinho, rs. Nunca gostei e também não conheço uma pessoa com esse nome. E ele tem um significado tenso, hein! rs.

    Como você prefiro também Hamilton com H. A foto desse menino no início é linda. Que garoto lindo! E esses olhos grandes e expressivos!

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
  23. Me chamo Hamilton. Nunca gostei do nome e pra "piorar" moro em Londres. Os nativos além de não entender o pq do meu 1° NOME ser Hamilton eles ainda tiram sarro. É uma merda. Teve uma vez que um funcionário público chamou o colega ao lado pra ver meu nome e tirar um sarro. Pqp, todos ficaram olhando. Além de claro as correspondências chegarem algumas vezes erradas pois ele entendem que Hamilton é SOBRENOME e não nome. Imaginem um inglês que foi morar no Brasil chamado: "Souza Patrick Stuart". ... pois é, esse sou eu na terra da rainha.

    ResponderExcluir
  24. Sempre soube da origem e significado do meu nome, a pessoa é respeitada pelo seu caráter dentre outros valores, o nome não faz o homem, mas o homem faz o nome.

    ResponderExcluir