quinta-feira, 5 de abril de 2018

Nomes Derivados de Carlos


Carlos é um nome de origem germânica e seu significado é homem ou guerreiroCharles é sua variante na língua inglesa e também apresentaremos suas derivações. O interessante é que apesar de seu significado tão masculino, muitos nomes femininos se originaram através dele e vão muito além de Carla. Vale lembrar que apesar de muito associado ao sexo feminino, Karol na verdade é um nome masculino - é a forma polonesa, eslovaca e eslovena de Carlos (Karol Wojtyla era o nome real do Papa João Paulo II). Outro destaque é Caíque, a aglutinação do composto Carlos Henrique  (uma de suas origens).

Femininos:
Masculinos:
  • Caíque*
  • Carlitos
  • Carolus
  • Chaz
  • Karol
*Nome com outra possível origem

Já associavam todos estes nomes a Carlos?

Fontes Consultadas:
Behind the Name, O Blog dos Nomes e Wikipédia.

28 comentários:

  1. Muitas derivações do nome Carlos, interessante, queria ver se existe também essas derivações com o nome de Henrique.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rick, existem sim, futuramente faremos um post com esse tema. Gratos pela sugestão.

      Excluir
  2. Olá
    Que interessante, nunca imaginaria que Caíque seria uma aglutinação de Carlos Henrique. Adoro saber os significados e e origens dos nomes,estou sempre procurando para poder nomear personagens com nomes que tenha um significado especifico de acordo com a personalidade que quero para eles

    ResponderExcluir
  3. Achei Charlize bem musical, interessante! Conheço uma Charlene tb. Patrícia, essas publicações de nomes derivados são bem curiosas. Continue. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um tema bem interessante mesmo, teremos outros posts nesse estilo :)

      Excluir
  4. Eu tenho um professor na faculdade que se chama Karol, da origem polonesa mesmo. Esse texto foi curto, mas muito interessante, eu não fazia ideia que vinha da palavra "homem". Ia ser bacana investigar mais a respeito, porque curiosei.

    ResponderExcluir
  5. Que incrível, não sabia e achei muito interessante. Postagem bem diferente e inusitada, gostei.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Adoro seus posts, sempre descubro coisas incríveis! Não imaginava ser Karol um nome masculino na Polônia, se bem que o meu também é hahaha
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Patrícia! Acho tão legal esses seus post sobre nomes. Olha, confesso que o único nome derivado de Carlos, que eu sabia existir, é Carla haha. Mas amei saber que Charlotte também é. Eu sempre quis homenagear meu avô, que se chamava Carlos, mas sem usar o Carla. Acho que Charlotte vai ser o primeiro nome da lista para minha filhota! Adorei o post. Beijos

    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Sempre gostei desse nome Carlos acho lindo demais, gostei do significado de Carlos, dos nomes da sua lista que associava ao nome de Carlos era Carla e Carlitos, gostei muito de saber mais sobre o nome Carlos, bjs.

    ResponderExcluir
  9. Nossa,muito curioso o significado. Não fazia ideia, mas mesmo nomes femininos derivados, como Charlize são bonitos! =D bjs Verônica Alves

    ResponderExcluir
  10. Que legal!! Acho curioso isso do significado dos nomes. Eu só associava Carla e Carlitos ao nome Carlos.
    Aliás tenho um primo que se chama Carlos e devido a isso ele colocou Carla na filha dele.
    Adorei o post!!

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Vou mostrar este post pro meu pai (Carlos!). Na família dele, tentaram fazer derivação, mas os nomes não sairam tão bonitas quanto o do seu post: Carlos, Cleia, Cleusa, Cleide, Cleomar, Cleonice...

    ResponderExcluir
  12. Adoro ver os significados dos nomes, achei seu post bem interessantes, tem nomes que eu nunca ia saber que eram derivados de Carlos. Bjs

    ResponderExcluir
  13. Gosto de Chaz e Karol para menino. Carlos parece-me datado. Para menina: Carla, Carlota e Carolina.

    ResponderExcluir
  14. Não sabia que karol era nome masculino, e nem do significado de Carlos, bem interessante seu post!

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Uau, quanta informação.. nunca sonhei que Karol (nome de muitas amigas minhas) derivava do polonês e era masculino 😱

    ResponderExcluir
  16. Adorei saber mais sobre esse nome. Tenho um sogro e um tio chamados Carlos. Acho bonitas as derivações Carolina e Kaíque. Nunca pensei que esses com CH derivavam de Carlos, o resto já imaginava rs.

    Beijinhos <3 Blog Tanamoda / Rede Natura

    ResponderExcluir
  17. Oie, tudo bem? Que interessante, não sabia que Carlos era um nome alemão. Sempre que leio um dos seus posts aprendo algo diferente. Apesar de ser germânico é um nome bem comum, pelo menos no Brasil. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  18. Quantos nomes legais.
    Não imagina que teria tantos nomes lindos derivado de carlos. Me lembro que qdo eu era criança eu falava que queria me chamar Carolina.

    ResponderExcluir
  19. Super bacana os nomes derivados de Carlos. O que mais acho lindo é Caíque de Carlos henrique. Muito bonito.

    ResponderExcluir
  20. Gente, que bacana como se diz "Vivendo e aprendendo" eu não sabia destes detalhes, na epoca da falecimento do papa Jão Paulo II muito se falou sobre o nome dele. Beijos

    ResponderExcluir
  21. Não tinha a mínima ideia que o significado poderia ser esse e que Karol é masculino também. Todos os teus posts são bem interessantes. Beijos

    ResponderExcluir
  22. O meu filho ia se chamar Júlio César, mas acabou que tive que mudar porque ia ficar muito grande com meu sobrenome + os do meu marido . Eu não gostava de nenhum nome e nem ele dos meus , até que do nada lembrei de Caíque e ficou !! Hoje sou apaixonada pelo nome do meu filho que está prestes a nascer ..confesso que só gostava da possibilidade de ser um nome tupi e não do nome Carlos , mas com esse post mudei de idéia e vejo Carlos com outros olhos e amei suas outras variantes e inclusive estou surpresa de saber a origem do nome Karol,que procurei saber a pouco tempo por causa da atriz Karol Sevilla e amei também as outras variantes Carolina, Charlotte..nomes que gosto pra menina e de menino gosto de Charles e Charlie, os outros são interessantes mas não sei se usaria . Karol é lindo mas ficou mais pra menina ou no máximo unissex. Amei esse post de coração (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bela escolha. Caíque é despojado, moderninho e o melhor de tudo indígena. Também escolheria Caíque pra compor com algum outro...
      Parabéns!

      Excluir
    2. Letícia hoje acordei pensando no nome Carol, lembrei desse post e agora me deparo com seu comentário, que coincidência! Parabéns pelo Caíque!

      Excluir
    3. Angélica, Caíque não é indígena, é o famoso parece mas não é, rs! No post sobre ele tem as explicações

      http://oblogdosnomes.blogspot.com/2016/06/caique.html?m=1

      Excluir
    4. Um balde de água fria esse comentário... <:(

      Patrícia, saudades desse tipo de post, os derivados de outros nomes...

      Excluir