quarta-feira, 4 de abril de 2018

Joyce - Atendendo a Pedidos


Quando criança imaginava que quando crescesse e tivesse uma filha ela se chamaria Joyce. O tempo passou, meus gostos mudaram, Joyce já não está no topo das minhas preferências, mas nem por isso ficou esquecido. É um nome pelo qual tenho um carinho especial (talvez por me remeter à infância) e que tem um lugar em meu coração.

Joyce é um nome com ar contemporâneo mas suas raízes são muito antigas e, surpreendentemente, iniciou seu uso como nome masculino. Surgiu a partir do nome masculino medieval francês Josse, um derivado de Ioducus, que por sua vez é a forma latinizada do nome bretão Judoc, cujo significado é Senhor. O nome pertenceu a um santo francês do século VII. São Joyce (também chamado  de Judoc ou Josse), foi um príncipe que renunciou à sua riqueza e posição social para se tornar padre; viveu como um ermitão pelo resto de sua vida. Sua veneração se espalhou da França para Alemanha, Países Baixos, Inglaterra e Escandinávia.

O nome Joyce foi introduzido na Inglaterra pelos colonos bretões após a conquista normanda. Na Inglaterra medieval foi um nome dado à crianças de ambos os sexos. Tornou-se raro após o século 14, mas mais tarde foi revivido e se estabeleceu como nome feminino, talvez por causa da semelhança com a palavra inglesa joy - alegria (por esse motivo o significado de aquela que alegra é frequentemente atribuído à Joyce). Este nome também foi usado como sobrenome, um exemplo é o romancista inglês James Joyce (1882-1941).

Nos Estados Unidos atingiu seu pico de popularidade durante as décadas de 30 e 40, quando firmou-se como nome feminino e chegou a fazer parte do top 10. Atualmente seu desempenho faz menos barulho: em 2016 ocupou a 734° posição do ranking.

Até os anos 70 Joyce era um nome que quase não se via no Brasil; a partir da década de 80 passou a ser mais notado mas foi nos anos 90 que passou a ser mais requisitado atingindo seu auge de uso. Nessa época houve um grande salto em sua popularidade, o que credito à personagem Joyce, da novela História de Amor (Rede Globo, 1995). Joyce (Carla Marins) era uma jovem que vivia em conflitos com sua mãe Helena (Regina Duarte) e mantinha uma relação conturbada com Caio (Ângelo Paes Leme), seu namorado. Para saber mais clique aqui. O grande sucesso da novela pode ter servido para muitos pais optarem pelo nome. Só que após o término da produção a popularidade de Joyce caiu, sua moda foi passageira. Segundo o IBGE sua frequência é de 42.338 pessoas, sendo mais usual no Rio de Janeiro e região nordeste. Também há forte presença da grafia alternativa Joice, com a alta frequência de 128.064 pessoas em todo o Brasil.  Outras grafias computadas pelo IBGE e suas frequências: Joicy (2.093), Joici (1.074) e Joyci (427). Em 2017 Joyce recebeu 61 registros no estado de São Paulo.

Apenas recentemente Joyce foi aprovado em Portugal e, como um nome de introdução recente, possui pouquíssimos registros no passado (2 em 1928) e 3 (em 1974). No ano de 2016 foi registrado 6 vezes em terras lusas.

Personalidades:
  • Joyce Blair - atriz e bailarina britânica;
  • Joyce Cavalcante - escritora brasileira;
  • Joyce de Oliveira - atriz brasileira;
  • Joyce DeWitt - atriz americana;
  • Joyce Moreno (também conhecida apenas por Joyce) - cantora e compositora brasileira.
Joyce Byers é ainda o nome da personagem de Winona Ryder na série Stranger Things. Joyce foi vivida por Maria Fernanda Cândido na novela A Força do Querer (Rede Globo, 2017).

Acho que Joyce é um nome que ainda pode despertar interesse em muitas famílias. É internacional, tem uma grafia diferenciada e atualmente é pouco comum. Ele tem algo de forte e decidido, o que me faz imaginar uma mulher que não desiste facilmente de seus sonhos e que corre atrás de seus objetivos.

Gostam do nome? Conheçem alguma Joyce?

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Memória Globo, Nameberry, SPIE, Wikipédia.

32 comentários:

  1. Carambaaaa, eu nunca imaginei que Joyce poderia ser uma variação masculina.
    Eu tenho uma prima com este nome e acho que nem ela pensou sobre, vou mandar o link pra ela <3

    ResponderExcluir
  2. Oii nossa que legal esses artigos sobre nomes , as veses as pessoas dão o nome pro filho(a) sem ao menos fazer uma pesquisa pra saber o que significa, nesse caso de joyce jamais pensaria que poderia ser uma variação do masculino louco essas coisas né e olha que conheço varias joyces e acho que elas não fazem ideia disso tudo ai não..bem legal o post beijokass

    ResponderExcluir
  3. Adoro ler a história dos nomes aqui!
    Conheci só uma Joyce na vida e acho um nome com muita presença.
    Também nunca ia imaginar que é derivado de um masculino!

    ResponderExcluir
  4. Acho lindo o nome Joyce é bem suave, delicado, sempre quando escuto esse nome vem na mente joia sempre achava que tinha alguma coisa em comum mas agora vejo que não tem nada. Só conheci uma Joyce na minha vida foi quando eu estudava, desse tempo pra cá não conheci mais ninguém com o nome, gostei muito de saber mais sobre esse lindo nome, é uma boa sugestão para colocar em menina, bjs.

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre achei lindo esse nome, conheço tantas joyce por ai nesse mundão...
    Acho que nem todas sabem ao certo o significado do nome kkk

    ResponderExcluir
  6. Acho esse nome lindo demais.
    Já tive amigas com esse nome.
    Depois de saber um pouco mais do nome, apaixonei rsrs.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Conheço um monte de Joyce kkk o nome e lindo mas já escolhi o nome pra minha filha Paola, paixão d+ por esse nome.

    ResponderExcluir
  8. Acho bonito o nome e a origem/significado é bem legal, mas nunca quis por esse nome em filhos e também nunca tive aluno com esse nome hahahah
    Beijão

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nunca imaginei que Joyce vinha de um nome masculino, muito interessante. Conheço uma Joyce e vou indicar seu blog para ela ler sobre a origem do seu nome. Sucesso!

    ResponderExcluir
  10. Acho Joyce um nome lindo. Quando vi o nome me lembrei na hora da novela História de amor que você falou, lembro que na época fez muito sucesso mesmo. Adorei o post. Abraços

    ResponderExcluir
  11. Acho lindo esse trabalho de pesquisa que você faz sobre as origens dos nomes. Joyce é lindo e sonoro e como não é muito comum, acho ainda mais atraente. Parabéns pelo post. Ficou muito bom.

    ResponderExcluir
  12. oi!
    Que legal :D adorei conhecer a origem do nome Joyce. Hoje é muito raro alguém colocar este nome na filha, mas é uma pena pois Joyce é um nome lindo.
    bjo

    ResponderExcluir
  13. Oi
    muito legal conhecer a origem do nome de Joyce,é um nome lindo demais,conheço algumas pessoas com esse nome,como sempre arrasando nos poster.

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?

    Acho Joyce um nome muito bonito, que ao mesmo tempo consegue passar a delicadeza e uma força impressionante. Também tinha uma ideia de nome para minha filha quando criança e hoje esta ideia já mudou completamente, acho que faz parte. Amei o post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Muito legal conhecer um pouco mais dos nomes. Acho que nunca conheci nenhuma Joyce kkk. Ótimo post. Bjsss

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem? Ah, o que falar desse nome? Quando era criança tinha uma boneca chamada joyce. Uma não, acho que durante um bom tempo todas as minhas bonecas tinham esse nome haha Menos a Barbie. Sempre disse que quando tivesse uma filha teria esse nome. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  17. Oi.
    Tudo bom? Eu gosto muito do nome Joyce, deve ser pôr que conheci uma pessoa bem bacana com esse nome.
    Não sabia que Joyce antigamente era nome de homem.
    Seu post como sempre está maravilhoso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Eu acho super lindo o nome Joyce e realmente me lembra um nome mais moderno rs Não sabia de toda essa história!! Acho incrível a história dos nomes

    ResponderExcluir
  19. Coloquei o nome Joyce em minha filha que nasceu em 1998. Acho que escolhi o nome certo, pois ela me dá muita alegria

    ResponderExcluir
  20. Gostei de conhecer a história do nome, não fazia ideia porque vejo pouca gente com esse nome! Adorei como você partilhou que pretendia dar esse nome à sua filha, mas agora nem tanto. Isso comprova que quantos mais nomes conhecemos, mais fica complicado escolher, haha. Gosto do som de Joyce e da grafia! Para mim, soa-me a uma pessoa amigável, não sei ao certo o motivo...

    ResponderExcluir
  21. Ola! Eu sou Jóice e com uma grafia um pouco diferente pois tem acento, já conhecia um pouco sobre a história do meu nome, inclusive já li livros do James Joyce. De fato sou muito alegre mas também muito forte e determinada. Amo meu nome!

    ResponderExcluir
  22. Olá....eu amo o nome Joyce kkkkk ...
    Já sábia do significado ,porém não sábia

    ResponderExcluir
  23. Amei! Meu nome é Joyce Vitória. Só conheci uma pessoa com o mesmo nome que eu e uma outra com o nome composto Ellen Joice. Sempre achei meu nome raro e na infância não gostava. Mas hoje em dia eu amo meu nome

    ResponderExcluir
  24. Na infância eu n gostava do meu nome. Hoje acho ele diferente e lindo. Me chamo Joyce Gabrielle

    ResponderExcluir
  25. Meu nome é Joicylene, se Joyce é raro imagina Joicylene kkkk Mas ainda assim já conheci duas pessoas com o mesmo nome que eu. Enfim Joicy é um nome muito bonito, eu amo meu nome.

    ResponderExcluir
  26. Me chamo Joyce amo meu nome e amei conhecer mais sobre a origem dele , minha mãe escolheu esse nome em homenagem ao meu pai. que se chama José .

    ResponderExcluir
  27. Euzinha aqui 🙋‍♀️
    Amei saber o significado. NÃO fazia ideia sobre a origem.

    ResponderExcluir
  28. Amo o meu nome Joyce Janne.Já tinha pesquisado sobre a origem.

    ResponderExcluir
  29. Ahh que legal! Muito bom saber a origem do meu nome, já sabia o significado, agr tenho mais informações.

    ResponderExcluir
  30. Gostei, um professor de história uma vez me disse q originalmente era masculino. O meu nome é Joice e sempre gostei muito do meu nome. Nasci nos anos 80 e até hoje só conheci 4 pessoas com o mesmo nome.

    ResponderExcluir
  31. Desde criança eu disse que se algum dia tivesse a oportunidade de mudar meu nome, mudaria para o nome Joyce, e agora consegui. Hoje me chamo Joyce. Amo demais esse nome e estou muito feliz. Maravilhoso texto.

    ResponderExcluir