sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Raíra


Raíra, um nome pintado com as cores verde e amarelo, um nome pintado com as cores do Brasil! Gracioso e marcante, é mais um representante dos nomes indígenas, a bela herança que os povos nativos brasileiros deixaram para o mundo da onomástica.

Como já mencionado, Raíra é um nome indígena, vindo do tupi-guarani. Seu significado é humana, mas algumas fontes sugerem que seja homem. Sua grafia terminada em A o fez ser assimilado como nome feminino, dessa maneira a palavra homem indicaria não só o sexo masculino, mas sim toda a espécie humana. Tomo a liberdade de avançar mais um pouco e imaginar que também poderíamos incluir humanidade, o que ampliaria mais ainda o sentido de Raíra.

Raíra é um nome muito brasileiro, não existe e nem é usado em outros países. Mesmo no Brasil sua frequência é de moderada a baixa. De acordo com o censo demográfico do IBGE 4.429 pessoas levam o nome Raíra (ainda há a presença de 2.006 pessoas registradas com a grafia Rayra). Começou a ser registrado a partir da década de 70, ou seja, não iremos encontrar nenhuma Raíra com mais de 50 anos. Seu pico de popularidade aconteceu nos anos 90 e seguiu estável nos anos 2000. Suas portadoras são encontradas em maior concentração na região norte, com destaque para o Amapá. No ano passado, no estado de São Paulo, foi registrado 2 vezes na grafia Raíra e 14 vezes na escrita Rayra. Não é um nome que veremos com facilidade por aí, mas discretamente encontrou seu espaço entre os nomes femininos.

Em Portugal não faz parte da lista de nomes aceitos e nem possui registros recentes. Mas, como a lista do IRN está bem mais flexível, acredito que seja mais fácil conseguir a aprovação de Raíra, se alguma família portuguesa assim desejar.

Personalidades:
  • Raíra Cendi - Miss Mundo Ceará 2016;
  • Raíra Venturieri - jornalista e repórter brasileira.
Em minha opinião Raíra é um dos nomes femininos indígenas mais interessantes. Tem graca e seu apelo é atual, contemporâneo. Até parece a mistura de Raíssa e Maíra! Para quem procura um nome indígena que seja pouco usado, fácil de falar, escrever e que tenha boa aceitação, Raíra é uma escolha a se considerar.

Para finalizar, deixo algumas sugestões de pares para irmãos com a temática indigena:

Raíra & Anahí
Raíra & Cauê
Raíra & Marã
Raíra & Moara
Raíra & Raoni
Raíra & Tainá

Que opinião têm sobre Raíra

Para conhecer mais Nomes Indígenas Femininos clique aqui.

Fontes Consultadas:

Dicionário de Nomes Próprios, Glossário Tupi-Guarani, IBGE, IRN, SPIE, Wikipédia.

59 comentários:

  1. Que nome lindo, eu quero ter filhos esse ano e não sei que nome colocar ainda tó amando conhecer teu blog pra ter inspirações!
    Beijos

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br

    ResponderExcluir
  2. Acho um nome lindo e não sabia que era indígena, acredita? Amei as sugestões de pares!
    Bjos, Marinspira <3

    ResponderExcluir
  3. olá , tudo bem ? È a primeira vez que ouço falar nesse nome indígina RAÍRA,
    na minha família temos Maìra e Maíara que provavelmente tambem são indiginas ? . Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São sim, mas Maíra tem tb outras origens.

      Excluir
    2. Minha filha se chama raira!!!! Inteligentissima, sgta da aeronautica com 19 anos!!!

      Excluir
    3. Vcs acredita que esse e meu nome mais eu odeio ele kkkkkkkkkkkk

      Excluir
  4. Ainda não tinha ouvido falar desse nome ou tinha e não dei a devida atenção, vou pesquisar mais sobre essas personalidades que tem esse nome. Anahi é um nome tão lindo que você citou na combinação e uma das estrelas com uma voz maravilhosa carrega esse nome,

    ResponderExcluir
  5. Raira é um nome q n conhecia, mas muito lindo! Estes nomes vindos da Cultura indigena podem ser uma ótima escolha.

    ResponderExcluir
  6. Não sabia que o nome Raíra era indígena! Gostei muito do nome, sempre pesquiso nomes...

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia nenhum nome indígena, mas gostei bastante. Acho que poderia fazer uma lista com nomes indígenas para o blog, seria interessante e eu ia adorar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais! Nós já publicamos duas listas com nomes indígenas (F e M). Se colocar no modo web ou acessar o blog de um pc, verá todos os nossos posts. Vou deixar aqui o link do post Nomes Indígenas Femininos,espero que goste ;)

      http://oblogdosnomes.blogspot.com.br/2018/01/nomes-indigenas-femininos-atendendo.html?m=1

      Excluir
  8. Olá, achei esse nome muito bonito, ainda nao conhecia e que legal ele ser indígena, pois nessa cultura temos nomes muito lindos mesmo. Abracos

    ResponderExcluir
  9. Achei bem diferente esse nome. Não conhecia Raíra, somente uma variação dele: Raissa e tb Maíra. Bem interessante descobrir os significados dos nomes em cada blog. Posso sugerir o meu? Luciete. Ainda não descobri o significado do meu nome.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lulu! Primeiro tenho que esclarecer que Raíra e Raíssa só são parecidos, mas têm origens e significados diferentes (Raíssa tem origem russa). Sobre o seu nome, pesquisei e vi que se trata de uma variação de Lucette, nome francês que surgiu como um diminutivo de Lucie, versão francesa de Lúcia, cujo significado é luz, luminosa. Resumindo: seu nome é o mesmo que Lúcia, ou mais especificamente "Lucinha", para os franceses e significa luz, luminosa, um lindo significado! ❤ Espero ter ajudado ☺

      Excluir
  10. Nao sabia que esses nomes tem origem indígena. Alguns eu nao curto muito, mas isso é muito pessoal mesmo. Parabens pelo post e até mai!

    ResponderExcluir
  11. Olá, confesso que é a primeira vez que vejo esse nome e o achei muito bonito!! Gostei do seu significado!
    Bjs,
    Cidália (Contos da Cabana)

    ResponderExcluir
  12. Serei repetitiva. Esse resgate da cultura eminentemente Brasileira através de nomes indígenas é de valor inestimável. Eu adoro lê-los. No entanto surgiu-me uma dúvida quanto à pronúncia: Já ouvi a pronúncia Ráira e agora Raíra. Será que se trata do mesmo nome?
    Eu gosto das 2 formas.

    ResponderExcluir
  13. Nunca escutei esse nome, mas achei muito bonito. Gostei de saber um pouco mais sobre ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá muito prazer, sou de 1999 , tbm me chamo Ráyra! Minha história e intrigante na minha família tenho descendência indígena pelas duas partes pois as minhas avós são Índias só que de etnias diferentes 1 delas foi laçada por um português que a levou e se casou 🫣. Depois de muito tempo minha mãe conheceu meu pai e logo eu vim ao mundo ! Sem saber qual nome escolher ! Minha mãe adormeceu 😊 durante o sono sonhou com este nome RÁYRA! É incrível como ele tem vários significados e um deles é mulher guerreira, de origem indígena. Em fim agora com 23 anos nunca encontrei uma chara 🥹 mas gostaria pq sou completamente apaixonada pelo meu nome !😊❤️

      Excluir
    2. Oiii!!! Somos charás!! Me chamo Raira. Amooo meu nome tbm. ❤️ Que interessante a história do seu nome!

      Excluir
  14. Um nome muito bonito...eu gostei e é relativamente diferente
    Gostei, muito legal.
    Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  15. Nomes indígenas sempre me atraem fortemente. Acredito que realmente levem as cores do nosso país e possuam consigo e para a pessoa que o receba uma personalidade forte e única. Raíra é um nome muito lindo e marcante, uma pena que poucas pessoas aproveitem para nomear os filhos né?

    ResponderExcluir
  16. Lindo nome, fiquei curiosa, fui fazer uma pesquisa, esse nome na ordem inversa é Ariar, mas no microfone como é pronunciado tem o som de Rairu será mesmo? Eu não conhecia esse nome.

    ResponderExcluir
  17. Gostei de conhecer Raíra, é um nome sereno mas, ao mesmo tempo, forte

    ResponderExcluir
  18. Bonito nome, no mínimo diferente. é bom saber dos significados, as vezes o nome é bonito mas significa algo ruim.

    ResponderExcluir
  19. Lindo nome indígena, eu conheço Maíra, mas Raíra é a primeira vez que ouço!

    ResponderExcluir
  20. Olá!Achei bem diferente este nome,uma novidade para mim,ainda não conhecia o nome Raíra,é simplesmente lindo.
    Tem um belo significado,gosto de conhecer os significados dos nomes pois nem sempre o que é lindo é bom.
    Mas este é maravilhoso!Sucesso!Bjss

    ResponderExcluir
  21. Que nome lindo e muito diferente, e eu nunca tinha ouvido falar.
    Parece mentira mas não conheço ninguém com o nome de Raíra.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  22. Confesso que não conhecia esse nome, mas achei lindo, tem um belo significado.

    ResponderExcluir
  23. Não conhecia este nome, aliás é uma delicia poder conhecer nomes novos além de saber das histórias por trás de cada um sejam eles comuns diferentes, famosos, desconhecidos e etc.
    Olha eu sei que vocês devem ter inúmeros pedidos, mas quando possível se não for um problema poderiam falar sobre estes nomes: Neiva, Dalete, Patenopi e Kayron não é nenhum motivo especial para mim é que apenas conheci pessoas com estes nomes e por eles serem no minimo diferentes do que estamos acostumados acho que seria interessante aborda-los. Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helen! Ficamos muito gratos com seu interesse, obrigada pelo carinho 💗 Dos nomes citados encontramos informações apenas sobre Neiva e Kayron, que serão abordados assim que possível. Como os demais não possuem origem definida, é possível que se tratem de nomes inventados, o que inviabiliza a abordagem aqui no blog.

      Excluir
    2. Eu que agradeço o retorno e a disponibilidade de vocês. Bem eu me lembro que na época a mãe da criança explicou pra mim de onde veio o nome Patenopi que tem uma grafia diferente se eu não me engano tem um h aí no meio e como eu não conheci mais ninguém com esse nome ele ficou na minha cabeça. Infelizmente não tenho mais como perguntar sobre o nome porque perdi contato com a familia. Já Dalete/Dallete os pais me contaram que tiraram da Bíblia no entanto não é o nome de nenhuma pessoa que aparece na Bíblia segundo eles é uma letra do alfabeto hebraico: Dálet. Tal como Alef/Aleph e como Alef já é considerado um nome próprio como João, José, Maria, imaginei que Dalete também fosse, alias a Dalete e o Alef são da mesma família.

      Excluir
  24. Que nome lindo, diferente, do jeito que eu gosto, não conhecia.

    ResponderExcluir
  25. Oi..
    Tudo bom?
    Não conhecia o nome Raira mas confesso que amei.
    É um nome pequeno porem forte.
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Muito legal toda esse discrição do nome, vou procurar o da minha filha Yasmin. Muito bom o poste, bem detalhado e pesquisado!

    ResponderExcluir
  27. Gosto muito do meu nome, porém prefiro que pronunciem sem o assento agudo no I. Ráira fica muito mais sútil :) Gostei do significado.

    ResponderExcluir
  28. Gosto muitíssimo do meu nome, tanto da sonoridade, grafia e significado. A pronúncia é sempre uma dificuldade pras pessoas, mas faço questão do acento no I, porque faz muito diferenca. Eu sempre soube da origem indígena e do significado "homem", que pra mim sempre foi mais um charme desse nome. Mas gostei da versão "humana" e "humanidade"

    ResponderExcluir
  29. Amei o post! É incomum, mas é forte e sempre ouço: "Diferente e bonito" e eu concordo. Sempre gostei muito do eu nome num todo, e é sempre bom ler sobre ele.

    ResponderExcluir
  30. Que lindeza de post. Eu fui conhecer a primeira pessoa que compartilhava o mesmo nome que eu aos 22 anos, e nem acreditei! Haha. :)

    ResponderExcluir
  31. Meu nome é maravilhoso!! E acredito que o meu seja ainda mais diferente. Pq minha mãe optou por colocar o H. Eu amei saber mais sobre o seu significado e intenção dele.

    ResponderExcluir
  32. Me Chamo Raira e minha irmã se chama Raissa, minha mãe me deu esse nome por conta de se parecer com o da minha depois de pesquisar muito achou Raira e gostou, todo mundo sempre fala “que nome diferente’’ porem o meu é composto por Carolina

    ResponderExcluir
  33. Minha filha se chama Rayra acho lindo o nome dela. Diferente e forte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Raira mas geralmente (as vezes ) escrevo Rayra

      Excluir
  34. Me chamo Raira no começo foi bem estranho a aceitação, hj acho lindo e forte amoo

    ResponderExcluir
  35. Meu nome é Rayra, que matéria interessante

    ResponderExcluir
  36. Minha vebebebê vai nascer em novembro 2021, nome escolhido por nós foi Rayra. Tenho mais dois filhos Rayssa e Rayan.
    Meus 3R's.
    Minha família tem tradição na letra R. Meu nome é Raquel

    ResponderExcluir
  37. Eu passei quase minha vida toda com vergonha do meu nome, mais dps que eu aprendi sobre o significado passei a olhar ele com outros olhos 🥺😍

    ResponderExcluir
  38. Muito interessante. Nunca imaginei que pudesse ser um nome indígena. Meus pais resolveram colocar um "h", quando pequena eu odiava ter um nome diferente e todos errando a pronúncia me irritava, hoje em dia eu amo ser a única da cidade. Somente aos 16/17 anos fui conhecer outra pessoa com o mesmo sem o "h" e eu achava ser a única. Hoje, amo meu nome e ainda erram muito a pronúncia. Muito completo o post. Amei.

    ResponderExcluir
  39. Raíra 💖 eu amo o meu nome! Foi meu pai quem me deu! Amo amo amo! ❤️ vivam as Raíras

    ResponderExcluir
  40. Em chamo Raira sem acento nenhum ! E não conheço nenhuma pessoa com esse nome e todos acham diferente e bonito , eu amo me chamar Raira .

    ResponderExcluir
  41. Faz tempo que procurava uma explicação sobre a origem e significado do meu nome. Eu já sabia a origem e o significado, porém o seu artigo foi bem mais explicativo. Obrigada por enriquecer minha experiência com relação ao meu nome. Parabéns pela pesquisa e texto. Eu amo meu nome, nunca conheci nenhuma Raíra apenas Raira (Ráira) com entoação no "Ra".

    ResponderExcluir