quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Dimas


Nomes com bonitos significados tendem a conquistar mais admiradores. Confesso que não sabia muito sobre Dimas, mas ao descobrir seu significado tão lindo e inspirador (que vamos descobrir a seguir) o nome ganhou uma nova luz. Dimas anda meio esquecido em nossos países, mas não seria a hora de lembrarmos desse nome tão simpático?

Dimas é a forma portuguesa e espanhola de Dismas, que deriva do grego dysme. Seu significado é pôr do sol e, como disse acima, é um significado que me encantou. Acho o entardecer um dos momentos mais bonitos do dia, é a hora em que o sol se oculta no horizonte e a noite se inicia. Poucos nomes masculinos possuem significados tão sensíveis e Dimas ganha pontos nesse quesito.

É um nome muito ligado à religião já que é o nome tradicionalmente dado ao ladrão arrependido que foi crucificado ao lado de Jesus. É conhecido como "o bom ladrão", pois se arrepende de seus pecados e pede que Jesus se lembre dele quando chegar ao reino dos céus, ao que Cristo lhe diz: "hoje estarás comigo no paraíso". Seu nome não aparece nos evangelhos canônicos, apenas nos apócrifos, o que pode ter contribuído para que o nome Dimas fosse trazido para as tradições. São Dimas é um santo original, foi o único a ser canonizado em vida por Jesus. É venerado pela comunidade cristã e comemorado em 25 de março. É o santo padroeiro dos pecadores arrependidos, dos pobres agonizantes, dos presos e penitenciárias. Na igreja ortodoxa russa o nome do bom ladrão é Rakh.

Dimas é ainda um nome mitológico, faz parte da mitologia grega e é o nome atribuído a pelo menos quatro indivíduos:

  • O primeiro Dimas foi um rei frígio e pai de Hécuba (ou Hécabe), esposa do rei Peíamo de Troia;
  • O segundo Dimas foi talvez o mesmo que o primeiro;
  • O terceiro Dimas foi um dórico e ancestral dos Dínamos;
  • O quarto Dimas é mencionado na Odisseia de Homero como um capitão fenício.
Achei interessante que em alguns idiomas o Dimas mitológico é também chamado de Diamante, é uma informação que faz Dimas ganhar o toque reluzente de uma das mais valiosas pedras preciosas.

Em nossos países Dimas foi mais apreciado no passado, como nos informam as bases estatísticas do IBGE e da SPIE. No Brasil seu auge de uso aconteceu nos anos 60 e sua frequência é de 18.742 pessoas; em Portugal sempre teve registros constantes  (entre 15 a 20), com destaque maior no ano de 1946. Com o passar do tempo seus registros foram ficando escassos, tanto no Brasil como em Portugal. No ano passado Dimas foi registrado 8 vezes no estado de São Paulo e em 2016 1 menino recebeu o nome Dimas em Portugal.

Personalidades:

  • Dimas Delgado - futebolista espanhol;
  • Dimas Gonçalves de Oliveira - futebolista brasileiro;
  • Dimas Teixeira - futebolista português;
  • Dom Dimas Lara Barbosa - bispo católico.
O final de Dimas é o mesmo de Lucas e ambos partilham a mesma vertente religiosa. Dimas tem ainda o bônus de fazer parte da mitologia grega (para quem gosta do tema). Acho que é um nome perfeitamente adaptável para os dias atuais; apesar de antigo tem leveza, não soa pesado. Seu significado é belo e sua escrita é fácil. Dimas merece ser relembrado!

Dariam uma chance para Dimas?


Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Behind the Name, Franciscanos, IBGE, IRN, Nameberry, O Blog dos Nomes, SPIE, Wikipédia.

20 comentários:

  1. É um nome que não se vê muito. Não sabia do significado, achei bem interessante. Tinha me esquecido sobre São Dimas hehehe. Parabéns pelo post!

    ResponderEliminar
  2. Nossa, eu nunca havia ouvido falar nesse nome rs. Gostei do significado!

    Beijo!
    www.coresdovicio.com.br

    ResponderEliminar
  3. Nome diferente, mas bonito.
    Blog: Let's Talk About it (https://letstalkaboutit1.wixsite.com/letstalkaboutit)

    ResponderEliminar
  4. Eu conheci um Dimas certa vez. Era uma pessoa muito serena. Talvez trouxesse a leveza do nome, a leveza daqueles que se arrependeram e se perdoaram pelo pecado e estão em paz. Gostei da história!

    Bjs de luz!
    www.nataliadasluzes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Daria sim, acho uma pena este nome estar tão esquecido. Gosto imenso e usaria.
    Achei muito interessante estar ligado à mitologia, não fazia ideia!

    ResponderEliminar
  6. Oi.
    Tudo bom?
    Não sabia o significado de Dimas, fiquei encantada.
    Esse nome ultimamente não é muito usado, mas gosto muito.
    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Não conheço ninguém com esse nome, como disse, não está muito na moda. Mas o significado é lindo. Tudo muda quando sabemos a história ou as origens das coisas, não acha?
    Lindo post

    ResponderEliminar
  8. Eu nunca ouvi esse nome e, quando abri o post, pensei que era de menina, haha. Gostei do significado poético do pôr-do-sol, para uma pessoa que queira nomear o filho com um nome único, é uma excelente opção. As referências são sempre impecáveis, você faz sempre uma pesquisa tão completa. Vamos espalhar esse nome na nossa língua para que seja mais usado! <3

    ResponderEliminar
  9. oi!
    Dimas é um lindo nome e pouco comum :D adorei o significado é maravilhoso. È uma otima sugestão de nome ;)
    bjo

    ResponderEliminar
  10. Não conhecia o significado. Um nome exótico, mas amei o significado!!! Parabéns pelo post!!! Bjs

    ResponderEliminar
  11. Dimas é bonito,e sim pode voltar a ser um nome usavel, tal como Dinis. Associo-o também a Dumas, lido ao modo francês

    ResponderEliminar
  12. Não conhecia esse nome, achei muito diferente pois não se ve muito por ai, sucesso no blog!

    ResponderEliminar
  13. Nossa, eu nunca havia ouvido falar nesse nome , porém Gostei do significado!


    Mara Souza esmaltecia.com.br

    ResponderEliminar
  14. Olá, tudo bem?

    Não tinha ouvido Dimas muitas vezes na vida e tão pouco sabia que ele tinha cunho religiosa, essa informação realmente me deixou abismada. O significado do nome é muito lindo, o pôr-do-sol é uma de nossas dádivas, então impossível não amar. Como sempre, mais um post excelente!

    Beijos!

    ResponderEliminar
  15. Eu amo conhecer mais sobre alguma coisa, principalmente quando há significados tão lindos. Amei o post, está ótimo. Parabéns pelo blog

    ResponderEliminar
  16. Confesso que não conheço nenhum Dimas e realmente, acho que antigamente ele era mais usado. Nao fazia a minima ideia do significado desse nome, adorei demais!

    ResponderEliminar
  17. Ahhh que significado lindo, amo cada significado, é cada nome com o significado tão lindo que a gente nem sonha em saber

    ResponderEliminar
  18. Que nome diferente e bonito. Não conhecia... Adorei saber mais sobre esse nome e seus significados.

    Beijinhos <3 Blog Tanamoda / CK Designs / Rede Natura

    ResponderEliminar
  19. outro nome que eu nao conhecia mas achei muito bonito o significado que esse nome tras

    ResponderEliminar