quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Nicole



Nicole é a versão feminina de Nicolas e Nicolau. A origem destes nomes é grega e o significado é vitória do povo. Saint Nicolas, ou São Nicolau, foi o santo que inspirou a criação da lenda do Pai Natal/Papai Noel.

Penso que Nicole tem uma sonoridade engraçada que diferencia este nome de tantos outros. A terminação -ole não é comum em nomes femininos portugueses, na verdade, não me consegui lembrar de mais nenhum antropónimo com esta terminação enquanto escrevia esta publicação. 

Em Portugal, no ano 2016, Nicole obteve 153 registos. Em 2015, este nome foi registado 168 vezes e em 2014 nasceram 198 meninas. Podemos ver que a pouco e pouco Nicole está a ser menos registado em Portugal. Como já estava a prever, Nicole foi muito pouco registado entre 1920 e 1980, de facto, só a partir de 1937 é que este nome foi registado. Nicole teve um total de 57 registos no período de tempo mencionado. O ano em que nasceram mais pequenas Nicole foi em 1977 (7 registos). 

No estado de São Paulo, no ano passado, Nicole foi registado 475 vezes, no ano anterior 679 e em 2015 Nicole foi alvo de 922 registos. Tal como se sucede em Portugal, Nicole também está aos poucos a diminuir o uso no Brasil. De acordo com o censo demográfico brasileiro de 2010, os registos de Nicole eram muito tímidos até à década de 1980, quando começaram a nascer mais bebés com este nome em território brasileiro, apercebemo-nos que Nicole vai ganhando terreno e foi em 2000 que atingiu o seu êxtase de registos. A frequência deste nome é de quase 105 mil pessoas e o estado em que este nome é mais comum é em Rio Grande do Sul. 

Algumas Personalidades:
  • Nicole Kidman - atriz australiana; 
  • Nicole Scherzinger - cantora, bailarina e atriz americana; 
  • Nicole Bahls - modelo brasileira;
  • Nicole Polizzi - mais conhecida como Snooki, ficou conhecida por ter participado no reality show "Jersey Shore".  
A tendência de Nicole é ser menos registado ano após ano, para quem gosta deste nome é ótimo, porque significa que está a ficar menos saturado. Qual é a vossa opinião sobre Nicole? Encontra-se na vossa lista de favoritos?

Fontes consultadas:


Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia,ThinkBabyNames, Wikipédia. 

32 comentários:

  1. Nicole é um nome muito lindo, e o seu significado é ainda mais lindo e especial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Nicoly então amei

      Excluir
    2. O meu e Nicole ,e já conheci poucas pessoas com meu nome

      Excluir
  2. Nicole era o nome das minhas bonecas, sempre tinha uma nicole. Esse nome, eu sempre achei lindo, e não sabia o que significava. Achei bem interessante o significado dele. É um nome que está na minha lista, caso tenha uma menina. Parabéns pelo post e abraços

    ResponderExcluir
  3. Ameeeei o significado!! De uns anos pra cá decidi que quando eu tiver a minha filha o nome dela será Nicole, isso sem saber o significado. Simplesmente amei!!!

    ResponderExcluir
  4. O nome Nicole é lindo é um nome suave delicado, que lindo o significado que o nome Nicole tem, conheço uma menininha que se chama Nicole e ela tem um irmão chamado Nicolas. Com certeza esse nome estará na minha lista de nomes, bjs.

    ResponderExcluir
  5. Acho Nicole um nome muito bonito, me passa uma certa sutileza. E não me parece um nome muito popular, não conheço nenhuma Nicole. O análogo masculino, Nicolas, também é muito bonito.

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto desse nome. Gostei do significado!

    Beijo!
    www.coresdovicio.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adorei a temática do seu blog. Desmembrar um nome é bem divertido hehe. Não sabia que Nicolas era o feminino de Nicolas, e essa foi uma curiosidade super legal. O significado também é lindo ♡

    ResponderExcluir
  8. Bem diferente a temática do seu blog e bem interessante também, não sabia de nada disso citado no seu post. Acho Nicole um nome lindo e agora sabendo o significado acho ainda mais.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Nicole é lindo. Simples mas chamativo e forte! Admirável sua origem e significado.
    Adorei , beijinhos .

    ResponderExcluir
  10. Conheço duas Nicoles que são umas fofas! Um nome singelo e delicado! Lindo mesmo!!

    ResponderExcluir
  11. Olá, achei muito interessante o significado desse nome, gosto muito de saber os significados de nomes, porem o meu nome é bem difícil de encontrar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Susan, o significado do seu nome é "lírio" (significado lindo por sinal❤). É uma variante inglesa de Susana, já publicamos um post sobre ele. Se quiser saber mais aqui vai o link do post:

      http://oblogdosnomes.blogspot.com.br/2017/06/susanasuzana-atendendo-pedidos.html?m=1

      Excluir
  12. oi!
    Que lindo o significado :D eu adoro este nome. È uma otima sugestão para as futuras mães ;)
    bjo

    ResponderExcluir
  13. Acho um lindo nome. Muito bom conhecer mais sobre os nomes que gostamos.

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Acho lindo esse nome Nicole, não sabia o significado, amei conhecer

    Te espero em meu blog!
    Beijinhos
    Post Novo | Facebook | Instagram | YouTube

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?

    Acho Nicole um nome simplesmente lindo, daqueles que soam bem e ainda tem potência. Gostei bastante do significado do nome, é lindo. Conheço algumas Nicoles's! Amo seus posts!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Que significado lindo!
    Eu conheço vários Nicolas, mas nunca conheci alguém que se chamasse Nicole.
    Super admiro a atriz Nicole Kidmam que tem esse nome maravilhoso.

    ResponderExcluir
  17. Oie, tudo bem? Nicole é um nome tão lindo. Com certeza é um dos que mais se destacam na lista de chamada. Não conheci muitas meninas com esse nome, mas seria legal como sugestão pra filhinha rs Beijos da corujinha, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  18. Verdade, não conheço nenhum outro nome terminado com ole rs. É um nome bem bonito. Adorei saber mais sobre ele e o seu significado!

    Beijinhos <3 Blog Tanamoda / CK Designs / Rede Natura

    ResponderExcluir
  19. Eu não sabia que é a versão masculina de Nicolas, de verdade? Me deu até vontade de ter gêmeos ah ha só vontade rsrs por que amo esse nome Nicole

    ResponderExcluir
  20. Oi.
    Tudo bom?
    Eu não sabia do significado desse nome, mas sempre gostei tanto que sugeri esse nome para minha sobrinha, mas ela não é Nicole, mas sim Nicoly.
    Amo suas postagens.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. acho lindo esse nome ia por no meu filho mais ai meu esposo não quiz mais acho lindpo

    ResponderExcluir
  22. Acho Nicole um nome lindo, foi um dos meus preferidos por anos, mas perdeu o brilho pra mim por conta de sua grande popularidade. Realmente seu final em ole é bem raro entre os nomes femininos

    ResponderExcluir
  23. É o nome da filha da protagonista da série "o conto da aia"! É muito bonito. Eu conheço uma Nicole, que é professora de artes marciais aqui na minha cidade (é um pouco doidinha, mas muito competente e tem umas 4 faculdades). É um nome de força e ao mesmo tempo muito delicado...o que me desanima é que é muito popular.

    ResponderExcluir
  24. Esse final "cole" me lembra cólicas kkkkk
    Mas é um nome bonitinho, só não está na minha lista de favoritos.

    ResponderExcluir
  25. Bonito, todo o mundo conhece mas nao eg comum de se ver o que nao o deixa repetitivo.

    ResponderExcluir