segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Nicolau - Especial Natal




Como hoje é véspera de Natal vamos falar sobre o nome Nicolau que é nada mais nada menos que a versão portuguesa, catalã e da Galícia da variante inglesa Nicholas. Para quem não sabe, Saint Nicholas ou São Nicolau é o santo que deu origem à lenda do Pai Natal/Papai Noel, aquele que traz presentes no dia de Natal.

São Nicolau era um bispo do séc. IV de Anatólia que, de acordo com a lenda, salvou as filhas de um pobre homem da prostituição. São Nicolau é o santo padroeiro das crianças, marinheiros e mercadores, assim como é padroeiro da Grécia e da Rússia.

E é devido à fama de São Nicolau que as suas variantes (principalmente Nicholas), são muito usadas em países cristãos e ortodoxos. Nicolau foi também o nome de cinco Papas e de dois Czares russos.

Nicolau vem do nome grego Nikolaos que significa vitória do povo, do grego nike ("vitória") e laos ("povo").

Algumas versões pelo mundo: Nikola (basco), Niklas (dinamarquês), Nikolaus, Niklaus, Klaus (alemão), Nikolai (russo), Nicolàs (espanhol), Nicolas (francês), Nicola (italiano).

Quanto à popularidade, Nicolau não chega aos pés de outras versões, é mesmo uma das menos usadas.

Em Portugal é muito pouco visto, desde os anos 20 teve sempre por volta dos 20 registos anuais e a partir da década de 80 foi diminuindo até que em 2016 obteve somente 1 registo. Além de ser um nome próprio, Nicolau é  também um sobrenome português, porém não muito comum.

A figura mais conhecida dos portugueses com este nome talvez seja o falecido ator Nicolau Breyner, artista de presença incomparável. Acredito que o nome imponente e sonoro ajudou muito, pois lhe assentava como uma luva. Apesar da fama do ator, que era querido pela maioria dos portugueses, Nicolau nunca despertou muito a atenção.

No Brasil a popularidade de Nicolau é semelhante à portuguesa, com uma frequência de 18 mil pessoas até 2010. Foi mais usado nos anos 40 e 50 mas desde essa época está  praticamente em desuso. Em São Paulo, no ano passado, totalizou somente 3 registos.

Eu penso que a raridade de Nicolau nos dois países se deve ao facto de ser um nome que muitos podem considerer pesado e "nome de velho". Tem realmente um ar solene e sóbrio, mas a sua sonoridade é incomparável. 

Eu gosto bastante de Nicolau, já há muito que reparei nele e me encantei, mas eu sou daquelas que adora nomes raros e diferentes e Nicolau é isso tudo. A sua história, significado e a ligação religiosa faz-me gostar ainda mais e acho que torna o nome muito especial.


Mesmo gostando de Nicolau continuo a preferir as versões Nicolas e Nicholas que apesar de antigas têm aquele ar eternamente jovem, divertido que falta a Nicolau.

Nicolau é um nome muito bom para diminutivos, para quem gosta disso, Nick, Nico, Lau... enfim é muito fácil tornar o nome mais leve ao o encurtar e brincar com as suas letras. Uma outra maneira de o fazer é juntar um nome mais leve a Nicolau e garanto que faz compostos lindíssimos. Gosto particularmente de João Nicolau e Pedro Nicolau.

Um menino no meio de muitos chamado Nicolau certamente irá dar nas vistas. Eu adoraria conhecer um pequeno Nicolau e usaria num filho. Nicolau faz parte da minha lista de favoritos há imenso tempo e como continua a ser uma raridade não irei cansar tão cedo.

E vocês, o que pensam de Nicolau?
E já agora, boas festas!

Para conhecer mais nomes ligados ao Pai Natal/Papai Noel clique aqui

Claudia Barata 

Fontes Consultadas:
Behind the Name, SPIE, IBGE, ARPEN/SP.

15 comentários:

  1. O Nicolau da foto está bonito rsrs mas o nome não me agrada muito, acho um pouco pesado, prefiro Nicolas. Aproveitando o comentário, desejo um feliz Natal a todos.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho o nome Nicolau muito bonito - todavia, não gosto tanto assim de Nicolas (e nem de Nicole). Gosto da versão alemã (Klaus) e russa (Nikolai), sendo esta última minha preferida dentre todas. O significado do nome é lindíssimo! Eu tenho tendência a gostar de nomes "fortes" para menino, mas confesso que para alguns possa parecer datado ou pesado demais - o que não é o meu caso! Bom, o nome tem aquele ar de "Idade Moderna", igual Cristóvão, devido a algumas personalidades como Nicolau Copérnico e Nicolau Maquiavel. É um nome cheio de História e isso me encanta! Eu amo!
    Vindo já para a "Idade Contemporânea", Nicolau era o nome do último Czar russo (e pai da princesa Anastácia) - acho que seria muito fofo os dois nomes para um par de irmãos. Gostei dos compostos que você sugeriu, acho que ficaria legal tbm Afonso Nicolau ou Nicolau Henrique... e porque não Nicolau Cristóvão? Nikolai Adrián tbm achei cheio de estilo! Já com Klaus, seria interessante Klaus Frederick (na minha opinião).
    Parabéns pelo post!!! Eu amei!
    E Feliz Natal para toda equipe do blog e boas festas!!! Continuem arrasando nos posts como sempre!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Entre Nicolau e Nicolas, prefiro Nicolas! 😂 Bem mais legal! Adorei saber mais sobre esse nome! 💙

    ResponderExcluir
  4. Olá! É sempre interessante saber mais sobre a origem de um nome. Realmente, Nicolau não é um nome muito comum de se ver por aí. Vemos muito mais sua variação Nicolas.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  5. Nicolau me lembra Nicolau Flamel, aquele bruxo que criou a pedra filosofal em harry potter sabe?!
    adorei saber mais sobre esse nome, eu tenho um gato chamado Nicolau e ele é um fofo kkkkk
    Adorei as sugestões de nomes e as variações, todas muito legais! Dá pra se inspirar um montão.

    ResponderExcluir
  6. Acho o nome Nicolau bem forte e bonito, todos os meus bichinhos de estimação dou nomes parecidos e último se chamava Klaus.
    Já sou meio o louco dos nomes pois sou de pesquisar bastante

    ResponderExcluir
  7. Esse é um nome que amo. É até o nome que tenciono dar ao meu filho, mas na variante Nickolas.

    ResponderExcluir
  8. Oi Claudia, tudo bem?

    É impossível não ler "Nicolau" e não lembrar do bom velhinho, o papai Noel. Para mim, o nome já está ligado a lenda. Também acho um nome muito bonito e bem diferente, nunca conheci um Nicolau. Com certeza seria um nome que usaria em filhos, inclusive vou cogitar esta ideia. Adorei o post e de conhecer mais sobre o nome!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. eu particularmente não gosto do nome Nicolau, por ser um nome grande e pesado, sou adepta de nomes pequenos tipo Isaac e Noah, porém o significado do nome é muito lindo, mas não botaria em um filho.

    ResponderExcluir
  10. Particulamente eu não acho esse nome muito bonito,prefiro Nicolas,possui algo mais leve
    Artigo interessante como sempre! :)

    ResponderExcluir
  11. Esse nome me lembra muito do natal, principalmente por conta de São Nicolau.É um nome lindo!

    ResponderExcluir
  12. olá!
    Concordo com você eu prefiro o nome Nicolas, mas Nicolau também é um nome interessante para quem quer sair do obvio!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Olá.
    É um lindo nome, realmente.. colocaria em meu futuro filho rs
    Amei.
    Abraços
    www.pensamentosvoados.com.br

    ResponderExcluir
  14. Amo Nicolau!!!! e está na minha lista. Gosto de Nicolas também,tenho dois amigos com o nome.

    ResponderExcluir
  15. Atos dos Apóstolos 6:5

    5 Tal proposta agradou a todos. Então escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, além de Filipe, Prócoro, Nicanor, Timom, Pármenas e Nicolau, um convertido ao judaísmo, proveniente de Antioquia.

    ResponderExcluir