sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Edviges & Edwiges - Atendendo a Pedidos


Admito que Edviges e Edwiges não foram um nome nada fácil de pesquisar, mas cá vai a conclusão da minha pesquisa: Edvige (sem o "s") é a versão italiana do nome Hedwig (acrescento da letra "H" e ausência da letra "s"). Hedwig é um nome de origem germânica que significa batalha, combate, guerra

Não encontrei nenhuma origem ou significado dos nomes Edviges e Edwiges, realmente o mais perto que consegui com a minha pesquisa foi o nome Hedwig. Na minha opinião, Hedwig é o nome original e tanto Edwiges como Edviges são variações desse nome. 

Santa Edwiges ou Edviges da Silésia é a santa dos endividados, celebrada pela igreja a 16 de outubro, a santa é conhecida como a padroeira dos pobres e dos endividados e isso tem que ver com a sua história e vida de caridade. Edwiges nasceu na Alemanha, e apesar de pertencer a uma família nobre, desde cedo demonstrou ser uma pessoa desapegada dos bens materiais. Foi aos 20 anos que recebeu o chamado de Jesus e tanto ela como o marido decidiram dedicar a sua vida a Deus. Se quiserem saber mais sobre a vida desta santa, cliquem aqui

Hedwig também é considerado um nome literário pois foi o nome dado à coruja de Harry Potter. Independentemente de Hedwig ser um animal de estimação, uma companheira na vida de Hogwarts de Harry, ela desempenha um papel importante na construção do carácter do personagem. Mas antes dessa explicação, vamos explorar os simbolismos da coruja. Vejamos, as corujas são símbolo de sabedoria e misticismo e mediante a cultura abordada a coruja adquire vários simbolismos. Os australianos acreditam que este animal representa a alma das mulheres, enquanto culturas mais antigas tinham a crença de que a coruja era a guardiã do submundo, a protetora do mortos. Há ainda quem veja esta ave de rapina como símbolo de morte e de azar, por exemplo, para os astecas, a coruja é "o Deus dos Infernos". Na Europa, durante a época medieval, as corujas eram consideradas bruxas disfarçadas. Tanto na mitologia grega como na romana, tanto Atena como Minerva aparecem com as suas corujas, representantes da clarividência. Na mitologia hindu Lakshmi, a deusa da prosperidade e sabedoria, é representada por uma coruja branca. 

Mas afinal qual é a importância de Hedwig para a construção do carácter de Harry Potter? O fim desta doce amiga foi necessário para o crescimento do personagem principal da saga, já que essa perda permitiu o amadurecimento de Harry. Simboliza ainda o desaparecimento da inocência e a transição para a vida adulta do personagem. A própria J.K Rowling diz que "(...) a morte da Hedwig em Relíquias da Morte é o marco da transformação de Harry". E isto porque Hedwig era a representação do conforto para o menino desde que ele foi para Hogwarts, aos onze anos de idade. 

Não foi só a autora que ajudou a divulgar o nome Hedwig/Edwiges/Edviges (versões do nome da coruja), Carolina Dieckmann interpretou Edwiges em Mulheres Apaixonas, novela que passou na Rede Globo em 2003. 

Em Portugal, nem Edwiges ou Edviges foram registados, mas Hedviges tem 1 registo em 2015 e aparece no composto Benedita Hedviges em 2014. 

No estado de São Paulo, apenas encontrei 1 registo de Edwiges em 2015. De acordo com o censo demográfico brasileiro de 2010, a frequência de Edwiges é pouco mais de 800 mulheres, o pico de registos foi na década de 1950, e o estado com mais Edwiges é em Minas Gerais. A frequência de Edviges ainda é menor, apenas 431 mulheres são portadoras deste nome, o auge foi na década de 1940 e o estado com mais senhoras com este antropónimo é em Santa Catarina. 

Entre Edwiges e Edviges, prefiro Edwiges, mas mesmo assim não seria um nome que eu escolheria para a minha filha. Apesar de gostar de todo o simbolismo e de toda a história em volta do nome, não é um nome que só por si me chame a atenção. E vocês, apreciam? 

Se gostas de Harry Potter

Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Wikipédia, Dicionário dos Símbolos, acidigital, O BLOG DOS NOMES. 

32 comentários:

  1. Eu sou apaixonada por Harry POtter, fiquei com muita pena quando a Edwiges morreu :(

    ResponderExcluir
  2. Adorei saber as origens do nome. Mas acho que teria muita dificuldade em falar.rs
    Mas pensando por outro lado se eu tivesse um nome assim, teria várias vantagens. A primeira era a parte de criar um login ou nome para algo. Ninguém iria TER igual kkk. O meu é um nome bem comum e as vezes sofro por isso.

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse post <3 é o nome da minha avó !

    ResponderExcluir
  4. adoro saber os significados de cada nome, é bem interessante!

    ResponderExcluir
  5. Muito legal,eu gosto seu blog ele avulsa minha curiosidade

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Muito bom seu post. Não sabia dos significados e variações.
    Belo trabalho de pesquisa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada pela pesquisa desse nome! Gostei muito da ligação do nome com a coruja, eu que até já colecionei imagens de corujas!É um animal lindo e fico feliz por saber que além de ser associado à sabedoria também o é ao feminino e ao submundo. A minha colega de escola Edviges provinha de famílias abastadas e praticava a caridade. Talvez a sua família fosse devota da Santa...

    ResponderExcluir
  8. Oi!!
    Eu adoro o nome Edwiges, é lindo. E gostei dos significados 😀
    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Gente, arrasou!! Adorei toda a pesquisa que você fez. Imagino que não tenha sido nada fácil mesmo... Parabéns pelo trabalho! ;)

    ResponderExcluir
  10. Os nomes são lindos.Adorei o significado!bjs Verônica Alves

    ResponderExcluir
  11. Esse nome é lindo, pena que tão pouco comum. Adorooo!

    ResponderExcluir
  12. Gente, que trabalho que deve ter dado para fazer essa pesquisa, não?
    Não conhecia o significado (aliás, acho que só sei o significado do meu) e, assim como você, não é um nome que eu daria para uma filha.

    Beijos,
    Luisa

    Degradê Invisível

    ResponderExcluir
  13. Amei teu blog, é bem interessante o significados dos nomes e as formas que se escrevem.
    Sucesso!

    www.nerdbooksblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  14. Muito interessante! Gostei daqui! ;)

    https://ludantasmusica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá! Você está de parabéns pelo blog, pesquisar esses nomes deve dar um trabalho! Adorei saber um pouco sobre o nome Edwiges, acho um nome tão lindo! Abraços

    ResponderExcluir
  16. Oiiie,
    Esse blog é legal pq tem tantos nomes que conhecemos e agora um nome até de harry potter rsrs, muito legal saber mais!

    ResponderExcluir
  17. Ah como eu amo esse nome, claramente por conta de Harry Potter, sempre quis ter uma coruja para poder colocar esse nome, já tentei por em gatos mas não combina com outros pets! KKKK!

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?

    Estou adorando ver os significados e origens dos nomes e Edviges/Edwiges foi muito bacana de acompanhar. Confesso que não li ou assisti a Harry Potter, então conheço a sua coruja, mas sempre vejo muitas pessoas citando-a. Adorei o post!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Nossa, que post bacana! Adorei saber mais sobre os nomes, achei superinteressante. Abraços e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  20. Que pesquisa interessante, não fazia ideia das variações dos nomes \\o

    ResponderExcluir
  21. Oie, tudo bem? Que post mais diferente nunca tinha visto algo assim. Acredita que nunca pesquisei o significado do meu nome? Agora vou fiquei curiosa rs Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  22. Amei saber sobre esse nome!
    Não é um nome comum, achei lindo!

    ResponderExcluir
  23. O nome é lindo demais e realmente quase não vejo por aí, alias, nunca conheci ninguém com esse nome rsrs Mas por ser tão incomum é que me chamou atenção e entrou na lista de nomes para minha futura filha rs

    ResponderExcluir
  24. Muito interessante, os nomes não devem ser escolhidos apenas por ser bonito, o significado de cada nome é muito importante

    ResponderExcluir
  25. É um nome de sonoridade e grafia únicas, características que lhe dão muita personalidade. Confesso que só fui prestar mais atenção nele na época de Mulheres Apaixonadas, com a Carolina Dieckmann. Não está na minha lista de preferidos mas é um nome carismático e expressivo.

    ResponderExcluir
  26. Ahaha...Adorei a pesquisa...Sobre o nome (Edwiges, o meu nome), estive na Disney e sempre que falava meu nome, os apaixonados pelo Harry diziam: " O mesmo nome da coruja do Harry Potter!!!!" Não minha gente, a coruja que tem meu nome!!! Hahahaha....Como assim??!!! Não tenho nada contra meu nome, as pessoas inclusive se surpreendem pelo exotismo, mas confesso que não colocaria na minha filha, prefiro algo comum. Um beijo grande!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá também sou edwirges nunca encontrei uma pessoa com o meu mesmo nome feliz por te conhecer

      Excluir
  27. meu nome é Edwiges, é lindo ! O problema é que eu sou homem, e tenho problemas com isso, onde mãe tava com a cbç?

    ResponderExcluir
  28. Tenho Edviges no apelido. Nao sei como . Acho que uma das minhas avós ou bisavós, não sei bem, era Edvis. Gosto do seu blogue. Muitobinteressante

    ResponderExcluir
  29. Meu sobrenome é Eduvirges, herdado da minha família catarinense

    ResponderExcluir
  30. Olá meu nome é edwirges confesso sofri bulling na infância e ainda passo por alguns constrangimento pq tem pessoas que pronúncia o nome errado, não gostava do meu nome depois desses comentários fiquei feliz em saber que tem pessoas que acha bonito o nome

    ResponderExcluir