sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Sância


Sância leva-me quase de imediato para a época medieval. Para mim as melhores palavras para descrever este nome são misticismo e elegância e não sei até que ponto prefiro Sância a Sansa e a Sancha

A origem do nome Sância é a mesma que Sancha. Estes nomes têm raízes no latim sanctus e significam santo/a, sagrado/a

Em Portugal ambas as versões podem ser registadas, mas os registos ano após ano são poucos ou nenhum. No ano passado, Sancha foi registado 1 vez e Sância não foi opção para nenhuma bebé nascida em 2016. Na verdade, julgo que Sância nunca foi muito utilizado em Portugal, entre 1920 e 1980 apenas foram registadas 58 meninas com este antropónimo. O ano com maior número de registos foi em 1932, com somente 5 registos. No site Nós Portugueses, encontrei exclusivamente um registo de Sância em primeiro lugar (Sância da Purificação, data de 1895) e um registo de Sância em segundo lugar numa composição (Teresa Sância, data de 1816). 

Tanto nos dados do estado de São Paulo como no IBGE, não encontrei registos de Sância

Eu tinha noção que este nome não era amado pelos nossos povos, mas pensei que talvez com a febre de Game of Thrones as pessoas pudessem olhar para Sância com mais carinho. A personagem Sansa é das mais queridas pelos amantes da saga e julguei que isso pudesse contribuir para o aumento das Sância e Sancha dos nossos países.

O que pensam sobre Sância? Acham que tem potencial para se começar a ouvir em recém-nascidas? 

Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, ARPEN/SP, IBGE, BabyNamesPedia,Think Baby Names, Nameberry, O BLOG DOS NOMES.

9 comentários:

  1. Não conhecia Sância, é mesmo um nome com uma aura mística, achei interessante, mas não vejo chances de se popularizar.Tem um estilo muito exótico, não acho que consiga aumentar seus números de registros.

    ResponderExcluir
  2. O trabalho que vocês fazem tem um valor espetacular! Resgatar informações sobre nomes praticamente extintos é quase um milagre. Desejo que todos os futuros papais e mamães leiam vosso blog inteiro e sintam-se tocados por cada pesquisa dessas.
    Não conhecia Sância, a primeira vista é um nome estranho aos ouvidos. Sua ligação com Sancha me faz tentar gostar dele, mas Sancha é bem melhor.
    Parabéns à todas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho Angélica! O Blog dos Nomes agradece 🤗

      Excluir
  3. Sância faz-me lembrar essência, algo fundamental como a tomada de consciência da espiritualidade que existe em cada ser humano. Sância e Sancha são nomes lindos e imponentes: ninguém se vai esquecer do nome de uma Sância ou Sancha! Seguindo esse som: também gosto de Sasha. Felizes Festas equipa d' O blog dos nomes!

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que tem potencial e nao entendo porque não é melhor aceite. Eu gosto imenso. Ate mais de Sância que de Sansa. Mas prefiro Sancha.

    ResponderExcluir
  5. Acho que o problema é o final "ância" que parece ânsia. O significado é lindo, já a pronúncia nem tanto :/ tbm não gosto de Sansa parece nome de pet...já Sancha tenho minhas ressalvas, mas dos três é o melhor.

    ResponderExcluir
  6. Não sei qual a origem mas a minha família paterna tem a designação de Sância natural de Vila Nova de Gaia

    ResponderExcluir