segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Laine


Laine é um nome diferente, incomum em nossos países. É meigo e singelo mas com grande força interior. Seu destaque vai para seu significado ligado ao mar, onda, o que já me fez simpatizar de imediato com ele. Adoro nomes que tenham relação com o mar, geralmente me passam a sensação de liberdade e me fazem imaginar uma linda praia de águas cristalinas iluminadas pelo sol.

Laine é um nome de origem estoniana e seu significado é onda. Em seu país de origem é um nome literal. Na Finlândia é mais comum como sobrenome, mas também é usado como nome feminino.

O significado de Laine traz toda uma simbologia interessante: as ondas do mar são os movimentos das águas e simbolizam o poder e a potência da natureza. Em um sentido figurado indicam ruptura e mudança de ideias e comportamentos.

É bastante raro em nossos países: segundo o IBGE a frequência de Laine no Brasil é de 8.331 pessoas, sendo que aproximadamente 7000 delas nasceram entre as décadas de 90 e 2000, períodos onde o nome foi mais usado, o que nos faz entender que a maioria das Laines brasileiras são jovens, adolescentes ou crianças. Suas portadoras estão mais concentradas nos estados do Maranhão, Acre e Bahia. Em 2016 não conseguiu registros no estado de São Paulo, mas na grafia Layne foi registrado 4 vezes.

Em Portugal só passou a fazer parte da lista de nomes admitidos em novembro de 2017, talvez por isso seus registros sejam muito pequenos no país. De acordo com a SPIE, de 1920 a 1980 nunca foi registrado; no ano passado não foi registrado nenhuma vez e em 2015 obteve 1 registro. De fato estamos perante um nome de uso recente entre lusófonos.

Referências:

  • Laine Kallas - ex-atleta estoniana;
  • Laine Mägi - atriz estoniana;
  • Laine Merikäpp - atriz e cantora estoniana.
Laine é descontraído, leve e cheio de frescor! Consigo facilmente imaginar uma Laine com irmãos que também tenham nomes com conexões marítimas: Laine e Coral, Laine e Naia, LaineKauai ou LaineMaui combinariam muito bem. Laine é uma boa pedida para aqueles que procuram nomes pouco usados e com inspiração vinda da natureza.

Já conheciam Laine? Gostam de nomes ligados ao mar?

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, Dicionário de Símbolos, IBGE, IRN, SPIE, Wikipédia.

19 comentários:

  1. Gosto de Laine dito como Leine...não sei ao.certo como se pronuncia. Podem escrever sobre Tadeu?

    ResponderExcluir
  2. Acho que Laine (láine) se pronuncia diferente de Layne (Laíne). Gostei do significado.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. O meu nome e Laínne e fiquei surpresa com tudo isso

      Excluir
  4. Tenho uma filha e a registrei como Laynne,moro em Porto Velho

    ResponderExcluir
  5. Como se pronumcia laine ou láine gostaria de saber o certo

    ResponderExcluir
  6. O meu se pronuncia Laine normal msm
    As pessoas acham que é Laíne

    ResponderExcluir
  7. Esse eu amei, lindo,e também super combinou!!💙

    ResponderExcluir
  8. Amo meu nome Laine...que se pronuncia Lãine. Já me chamaram de Laíne e Láine...não importa...Porém, ao contrario da informação acima, tenho 54 anos. Realmente amo o mar...realmente é um nome raro e muito leve!!!

    ResponderExcluir