segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Lisandra - Atendendo a Pedidos


Escrever sobre Lisandra foi um desafio. Já não é a primeira vez que fico confusa quanto a um nome e que tenho dificuldade em aferir a teoria mais certa sobre o mesmo. Por isso hoje vou apresentar-vos duas das informações - que embora diferentes - me parecem certas sobre Lisandra. 

Lisandra tanto pode ser uma variante de Alexandra e por isso partilham a mesma origem grega e o mesmo significado defensora da humanidade como pode ser a versão feminina do nome Lysandros que também é um nome de origem grega e significa libertação dos homens através do termo λυσις (lysis - libertação) e de ανηρ (aner - homem). 

Não vos sei dizer qual das duas sugestões apresentadas é a mais correcta, ambas me parecem fiáveis, e qualquer que seja a mais acertada este antropónimo tem um significado muito bonito. 

Lisandra filha de Ptolomeu I Sóter e de Eurídice casou-se com o rei Alexandre V da Macedónia o que faz deste nome aristocrático. Lysandra é ainda o nome de uma espécie de borboleta e a versão Lissandra é o nome de uma personagem do jogo League of Legends. 

Este nome é permitido em Portugal e ao contrário do que eu pensava, foi registado 7 vezes no ano passado. Entre 1920 e 1980, Lisandra foi registado apenas em 1974 (2 registos), 1976 (2 registos) e 1978 (3 registos). Encontrei ainda o bonito composto Amélia Lisandra datado de 1871. 

No estado de São Paulo, Lisandra foi registado apenas 2 vezes no ano passado. De acordo com o censo demográfico brasileiro de 2010 a frequência deste nome é pouco mais de 10.500 pessoas, o pico de registos foi em 1990 e o estado em que existem mais mulheres Lisandra é em Rio Grande do Sul. A grafia variante Lizandra conta com a frequência de 8.024 pessoas.

Confesso que este nome não faz parte da minha lista de favoritos, mas considero perfeitamente usável nos dias que correm. Qual é a vossa opinião sobre Lisandra?

Fontes consultadas:

O Blog Dos Nomes, Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, ARPEN/SP, IBGE, BabyNamesPedia,Think Baby Names, Nameberry, Dicionário de Nomes Próprios, Wikipédia.

5 comentários:

  1. "Lizandra Campos do Souto (Nova Iguaçu, 5 de abril de 1975) é uma atriz brasileira."

    ResponderExcluir
  2. Simpatizo com Lisandra, acho que poderia ser mais lembrado.

    ResponderExcluir
  3. Não gosto nada. Nem Lisandra nem Lisandro.

    ResponderExcluir
  4. Bom
    Tem uma lizabdra aqui no Rio de janeiro agora.

    Sempre me falaram que Lizandra tbm é a versão feminina do nome lizandro , um personagem da peça do williaW Shakespeare. Sonhos de uma noite de verão.

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é Lizandra. Nasci na década de 80 e sou de Santa Catarina.

    ResponderExcluir