quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Éris


Mais um nome mitológico que hoje passa a ter lugar no nosso Blog. Éris é um nome de origem grega que significa conflito, discórdia. Apesar deste significado, eu gosto muito de Éris, e para mim é um nome muito simpático e tentador. 

Chega até a ser irónico que Éris seja a deusa grega da discórdia quando soa extremamente parecido a Eros, o deus do amor. Existe também um planeta chamado Eris, descoberto em 2005 e inclusive considerado por alguns cientistas o décimo planeta do nosso sistema solar. 

Para os amantes de nomes mitológicos, tenho boas notícias para vocês! Éris é aceite em Portugal. No entanto, apesar de ser permitido registar meninas com este nome, Éris não foi registado recentemente. 

No estado de São Paulo, em 2015, foram registadas 2 bebés Éris. De acordo com o censo demográfico brasileiro de 2010, a frequência deste antropónimo é 233 pessoas. O pico deste nome foi na década de 80 e o estado em que Éris é mais registado é em Maranhão. 

Se atendermos bem, a única diferença entre Íris e Éris é a primeira vogal de ambos os nomes. Se Íris é tão bem aceite nos nossos países não vejo razão para que Éris não possa vir a ser mais registado. E já agora, preferem Éris ou Íris

Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, ARPEN/SP, IBGE, BabyNamesPedia,Think Baby Names, Nameberry, Dicionário de Nomes Próprios, Wikipédia.



11 comentários:

  1. Apesar de muito parecidos, Éris perde muitos pontos quando comparado à Íris. Uma é a deusa da discórdia, a outra a deusa do arco-íris; além disso acho tanto a grafia quanto a sonoridade de Íris mais bonitas. Éris ainda me soa a nome masculino, talvez por ser semelhante a Eros (bem lembrado no texto).

    ResponderExcluir
  2. Pelo seu significado Éris cativa-me mais do que Íris. O conflito e a discórdia são necessários para se poder apreciar a sintonia, a complementaridade, a Paz, a união. Já os acentos tanto em Éris como em Íris me parecem desnecessários. Voto em Éris por apelar ao diferente e à diversidade dos nomes

    ResponderExcluir
  3. Prefiro Iris. Ate acho que Eris tem o seu encanto mas esse significado não abona nada a favor.

    ResponderExcluir
  4. Se Emilly é tão apreciado e significa rival, por que Éris não pode ganhar o nosso aval? Confesso, que não colocaria em uma filha. É um nome que soa diferente aos nossos ouvidos, apesar do final "is" até me agradar tal como Íris, Ísis, Elis! Eu prefiro pela aproximação os nomes Érica, Elis e Íris também são bonitos. Acho que devemos dar um outro olhar aos nomes estigmatizados, ou pelo menos as estórias que nos contam. Gostei do ar filosófico do comentário do Csof. Discórdia é o não concordar, o se impor, o combate. Aplaudimos tantos nomes que tem combate no nome. É do conflito que nasce a solução. A discordância torna-nos plurais, individuais enquanto pessoa e pensamentos. Foi a discordância da rainha Vasti na bíblia que a fez perder o trono de rainha, mas gosto do seu empoderamento ao dizer que não ia se mostrar para um monte de homens bêbados na festa do rei Assuero. Foi a discordância de Lilith que a fez ser expulsa do paraíso. O ato de relutância, luta faz parte do ser humano na busca por direitos e contra a dominação. Temos que ver com outros olhos palavras que para nós, a um primeiro momento, podem ter um sentido negativo. Éris passou a ter um lugarzinho no meu coração!

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é Erisnália, me chamam de Eris

    ResponderExcluir
  6. Me nome é eris e eu gosto do meu nome e ainda sou do siguino de aris

    ResponderExcluir