terça-feira, 12 de setembro de 2017

André


André é a forma portuguesa e francesa do nome grego Ανδρεας (Andreas). O significado está relacionado a virilidade e masculinidade. Esse nome adquiriu popularidade na Idade Média e se tornou comum (em várias grafias) por todo o mundo cristão. Estão entre os equivalentes a André em outras línguas:

Alemão: André, Andreas; Basco: Ander; Búlgaro: Andrei, Andrey; Catalão: Andreu; Croata: Andrej, Andrija, Andro; Dinamarquês: Anders, Andreas; Escocês: Aindrea; Eslovaco: Andrej, Ondrej; Espanhol: Andrés; Estoniano: Andres, Andrus; Finlandês: Antero; Francês: André; Galês: Andras, Andreas; Georgiano: Andria; Grego: Andreas; Holandês: André, Andreas, Andries; Húngaro: Andor, András, Endre; Inglês: Andre, Andrew; Irlandês: Aindréas, Aindriú; Islandês: Andrés; Italiano: Andrea; Letão: Andrejs, Andris; Lituano: Andrius; Macedônio: Andrej; Maori: Anaru; Norueguês: Anders, Andreas; Polonês: Andrzej, Jędrzej; Romeno: Andrei; Russo: Andrei, Andrey; Sami: Ándaras; Sérvio: Andrej, Andreja, Andrija; Sueco: Anders, Andreas; Tcheco: Andrej, Ondřej; Ucraniano: Andriy.

No Novo Testamento, o apóstolo André, irmão de Simão Pedro, foi o primeiro discípulo a se juntar a Jesus. De acordo com a tradição, ele mais tarde pregou na região do Mar Negro. Algumas lendas dizem que ele foi crucificado em uma cruz em forma de X. O nome grego pelo qual ficou se tornou famoso provavelmente era apenas um apelido ou uma tradução de seu nome verdadeiro hebraico, que não é conhecido. Santo André é considerado patrono da Escócia, Rússia, Grécia e Romênia.

As listas de nomes mais usados no Brasil e em Portugal nos últimos anos mostram uma leve queda de André, que pode ser considerado um clássico contemporâneo. Em Portugal, durante o ano de 2016, ficou na 35ª posição com 401 registros, 6 posições e 128 registros a menos em relação a 2015. No ranking elaborado pelo site Baby Center Brasil em 2016, ele ficou com a 71ª colocação, 3 a menos em relação ao ano anterior. Já na lista dos nomes mais usados no estado de São Paulo em 2016, André aparece com 644 registros, 146 a menos em relação a 2015.

No Brasil, de acordo com o Censo Demográfico de 2010, cerca de 578.975 pessoas têm André como primeiro nome, o que torna o 23º nome mais comum no país. O auge da popularidade foi na década de 1980. Rio de Janeiro e Piauí são os estados onde esse nome é mais e menos comum respectivamente.

André é um nome que me agrada bastante. Apesar de ter sido muito popular nos anos 1980, não se tornou datado. Soa familiar, mas não parece “batido” e, hoje em dia, ainda apresenta certo frescor.

O que pensam sobre André? Quais variantes desse nome consideram opções interessantes para países lusófonos?

Fontes consultadas:
Arpen/SP, Baby Center Brasil, Behind the Name, IBGE, IRN, Wikipédia

4 comentários:

  1. Gosto muito de André, realmente é um nome que não perde seu frescor, tem jovialidade. Considero Andrei e Antero as melhores opções entre as variantes para o uso por falantes do português.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ruim de Antero é que me lembra "Antro" (só falta uma vogal), e esta é uma palavra muito vulgar.

      Excluir
  2. Não acho mau mas não me encanta. Talvez porque conheci e cresci com varios.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de sugestões de composto com Andrés

    ResponderExcluir