terça-feira, 2 de maio de 2017

Rufino


Rufino é um nome de origem latina que significa ruivo. Rufus (uma variante de Rufino) foi utilizado por vários santos e foi inclusive mencionado numa epístola de Paulo no Novo Testamento. Este nome também foi usado como apelido/sobrenome por William II Rufus que tinha este cognome justamente devido à sua cor de cabelo ruiva. Este antropónimo começou a ser utilizado no mundo da língua inglesa após a Reforma Protestante. 

Em Portugal, Rufino já conheceu melhores dias, recentemente não foi alvo de nenhum registo e, além disso, nunca foi um nome que arrecadasse muitos registos por ano. Em 1953, foi o ano em que nasceram mais bebés chamados Rufino, e mesmo assim, apenas 32 crianças foram registadas com este nome. 

No Brasil, o cenário é o mesmo, recentemente não foram registados meninos com este nome, Rufino apenas aparece como sobrenome e neste caso já encontramos alguns registos. Segundo o censo demográfico brasileiro de 2010 a frequência deste nome é de 2.594 pessoas. 

Pessoalmente, conheço um senhor chamado Rufino que já deve andar certamente na casa dos 60 e durante o meu percurso escolar tive uma colega chamada Margarida Rufino (neste caso Rufino era sobrenome/apelido). 

Vou deixar aqui alguns compostos que encontrei com Rufino com um toque retro que achei interessantes: 

Rufino Augusto (1879)
Rufino Aurélio (1805)
Rufino César (1870)

Rufino Inácio (1790)
Rufino Jacinto (1795)


Agostinho Rufino (1855)
Bernardino Rufino (1795)
Cândido Rufino (1870)
Constantino Rufino (1880)
Teófilo Rufino (1878)



No vosso parecer Rufino é mais elegante como nome próprio ou como apelido/sobrenome? 



Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, IBGE, BabyNamesPedia, Dicionário de Nomes Próprios, Wikipédia

15 comentários:

  1. Este miúdo da foto é a coisa mais giiiraa! Tem mesmo cara de rufino, que para mim é o mesmo que malandreco :)
    Não conhecia Rufino como nome próprio, apenas como sobrenome, e talvez por isso não me agrade tanto.

    ResponderExcluir
  2. Para mim Rufino tem qualquer coisa de interessante, acho-o querido (a sonoridade até se parece com "fofinho") mas ao mesmo tempo demasiado "cómico" para o conseguir "levar a sério"...

    ResponderExcluir
  3. adorei a foto mas o nome não... só penso em rufia 😊

    ResponderExcluir
  4. meu sobrenome é Rufino e eu amo meu sobrenome.

    ResponderExcluir
  5. No meu caso eu tenho o sobrenome e gosto muito dele. Queria poder ter conhecido o meu bisavô que era Antônio Rufino da Costa

    ResponderExcluir
  6. Mas qual é a origem exata do sobrenome Rufino?

    ResponderExcluir
  7. Sou Rufino também, Mateus Rufino Franca

    ResponderExcluir
  8. Sou Rufino da Costa, filho de João Rufino da Costa,Neto de Joaquim costa e bisneto de José Rufino da Costa -origem Campo grande -RN

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho sobrenome Rufino e a maioria dos que tem o mesmo sobrenome são negros, pq será? 🤔🤔

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu sobrenome também é Rufino, e eu e minha família somos negros/pardos. Provavelmente temos antecedentes em comum, assim como os outros Rufinos

      Excluir
  10. Meu sobrenome é Rufino, gostaria de conhecer meus descendentes pois moro no ES e sou negra . Gostaria de saber de que parte veio o meu avô. Manoel Rufino

    ResponderExcluir
  11. Meu avô paterno foi domingo rufino de caldas meu pai Geraldo rufino e eu tbm sou rufino amo me sobrenome

    ResponderExcluir