quarta-feira, 3 de maio de 2017

Stephanie - Atendendo a Pedidos


Charmoso e alegre, o internacional Stephanie rapidamente se tornou um queridinho em terras brasileiras. Mesmo tendo tido seu auge em décadas passadas, ele resiste ao tempo e continua sendo lembrado por muitas famílias ainda hoje. Conseguiu alcançar a projeção nunca antes alcançada por Estefânia, sua versão em português. Seu destaque é inegável e ele não poderia deixar de ter seu merecido espaço em nosso Blog.

O nome Stephanie surgiu como uma forma feminina de Stephen, que por sua vez deriva do grego Στεφανος(Stephanos) e significa coroa. Esse é um significado que confere grandiosidade ao nome, já que a coroa personifica dignidade, poder e realeza. Simboliza também a vitória, a saúde eterna e a superioridade. Sua forma circular sugere ainda a perfeição e participação na natureza celeste. Por tudo isto podemos dizer que Stephanie é um nome coroado de boas energias!

Stephen (em português Estêvão), era um diácono que foi apedrejado até a morte, alguns meses após a Ressurreição, como dito no Novo Testamento. Ele é considerado o primeiro mártir do cristianismo. Devido a ele o nome tornou-se comum no mundo cristão. Foi popularizado na Inglaterra pelos normandos. Muitos nomes masculinos populares acabaram por suscitar o aparecimento de versões femininas e esse foi o caso de Stephanie. Fez sucesso em países de língua inglesa, principalmente nos Estados Unidos, quando atingiu seu auge entre as décadas de 70 e 80, fazendo parte do Top 20. A partir dos anos 90 começa a declinar e em 2015 atinge a posição #207 no ranking americano. No mesmo ano ocupou a posição #368 na Inglaterra. Na França, em sua versão Stéphanie, alcançou o sucesso nos anos 70 (pico em 1974) quando nasceram 23.531 Stéphanies francesas. Hoje em dia não é mais uma escolha da moda e suas portadoras têm em média 40 anos.

Stephanie em outros idiomas e variantes:

Stefani, Stephani, Stephany (variantes em inglês), Stefanie (variante em alemão), Stefanie (dinamarquês), Stefana, Stefanie (holandês), Stéphanie (francês), Stefania (italiano), Stefanija (esloveno), Estefânia (português), Estefania (espanhol), Kekepania (havaiano).

Abraçado pelos brasileiros, o auge de Stephanie se deu nos anos 90, sendo a sua frequência de 10.488 brasileiras assim chamadas, de acordo com o censo do IBGE. A frequência não parece tão alta se compararmos com sua popularidade, mas suas variantes também têm grande presença: Stefani é o nome de 37.559 brasileiras; Stefany de 22.166; Stephany de 6.887; Stefanie de 5.340 e Stephani de 3.220. Em 2016, no estado de São Paulo, Stephanie obteve 53 registros, enquanto Stefany foi registrado 146 vezes, Stephany 92 vezes, Stefani 25 vezes, Stefanny 28 vezes, Stefanie 13 vezes e Stephani 5 vezes.

Sabemos que em Portugal nomes estrangeiros, ou que soem à estrangeiros, não costumam ter grande aceitação e muitos também têm restrições de uso (quando não são admitidos pela lista do IRN). Certamente esse é o caso de Stephanie que em terras lusas teve um percurso discreto (diferente do que aconteceu no Brasil). De acordo com a SPIE, de 1920 a 1980, Stephanie foi registrado somente 28 vezes (entre 1971 a 1980). Em 2016 conseguiu 6 registros. A grafia Stephany foi registrada 3 vezes e Stefany também 3 vezes. ***Atualização: a partir de novembro de 2017 Stephanie passou a ser autorizado em Portugal***

Foi um nome muito presente entre a realeza europeia e como exemplo recente temos a princesa Stéphanie de Mônaco, filha da icônica Grace Kelly e do príncipe Rainier III. As referências entre pessoas públicas são bastante numerosas e deixo como destaque  as americanas Stephanie Seymor (modelo) e Stephanie Block (atriz). Entre as variantes temos Stefanie Graff (Steffi Graf), ex-tenista alemã considerada uma das melhores da história e a popstar Lady Gaga, cujo nome real é Stefani Joanne Angelina Germanotta.

Confesso que por algum tempo tive uma certa implicância com Stephanie (a diversidade de grafias me incomoda um pouco), mas prestando atenção e analisando o nome com carinho, é fácil entender o porquê de seu sucesso: tem uma mistura equilibrada de força e delicadeza, muita feminilidade e, apesar de longo, tem leveza e suavidade. É um nome carismático, sem dúvidas!

O que pensam de Stephanie?

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Behind the Name, Dicionário de Nomes(Nelson Oliver), IBGE, IRN, Le Journal des Femmes, Nameberry, SPIE, Wikipédia.

25 comentários:

  1. Adoro, adoro este nome. Estefânia, tenho de optar por esta versão porque sou portuguesa.

    ResponderExcluir
  2. Não gosto por sua popularidade. É um nome extremamente desgastado, principalmente no Brasil. Na maioria das vezes, sinto um alívio pelo fato de não termos restrições de nomes no Brasil, mas às vezes sinto falta de algumas normas (pelo menos nas grafias), porque a falta de regras faz as pessoas criarem diversas versões de um mesmo nome (muitas vezes com grafias detestáveis, que é o caso das variantes de Stephanie). O nome é tão usado no Brasil, que o único contato variante portuguesa "Estefânia" foi através da personagem da novela Carinha de Anjo (a versão oritinal mexicana e não a brasileira que estão fazendo agora), e por isso sempre me despertava muita estranheza porque nossos ouvidos estão saturados de ouvir aa versão inglesa. Tenho a impressão de sou capaz de encontrar uma "Stefany" a cada esquina (sim, com "Y", porque para brasileiro nunca pode faltar "Y" nos nomes, colocam essa letra onde não tem) e isso desgasta bastante os nomes. Na minha igreja, tem uma menina chamada "Esthefany" (percebam o exagero na grafia!!!), e o segundo nome Vitória que é outro nome muito desgastado, sempre usado como segundo nome no Brasil. Posso estar exagerando, mas creio que cerca de 80% das meninas/mulheres brasileiras tem Vitória ou Cristina como segundo nome, isso é entediante. São esses excessos que nos fazem não suportar mais ver esses nomes ainda serem usados hoje em dia, não porque são feios, mas pelas pessoas não terem um limite. Enfim, o nome é tão banal que poderia ser incorporado ao post sobre Estefânia, sem grandes destaques.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpem, só agora percebi os erros de digitação... poderia ter opção de editar comentários aqui (risos).

      Excluir
    2. Então você vai se incomodar com o meu que se escreve Istefani kkkk

      Excluir
  3. Stephanie integra o grande lote de nomes que simplesmente não fazem o meu estilo :/ A minha primeira reacção ao nome seria "detesto!", mas tenho de admitir que, em termos de grafia, até acho Stephanie elegante, interessante. Talvez num contexto estrangeiro lhe achasse alguma piada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa não precisa falar que detesta também, só fala que não curte muito, pra quem tem esse nome igual a mim é meio chato escutar essas coisas :\

      Excluir
  4. Respostas
    1. Nenhum nome é feio! Só que vc não gosta Aí é algo em particular seu, eu acho meu nome lindo! ♡

      Excluir
  5. Adoro o nome Stephanie <3
    O meu sonho seria dar este nome à minha filha, desde muito nova penso nisso. Será que até lá vão aceitar em portugal? espero que sim!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso que não nessa grafia.

      Excluir
    2. Mas seu nome não é Stephanie? Vai colocar o nome da sua filha igual ao seu?

      Excluir
  6. Tenho duas primas, Ester e Estefane...nós a chamamos de Fani! Acho que o apelido poderia virar nome próprio e com brilho próprio, acho bonito! Estefane é um nome que acho elegante! Eu gosto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas me chamam de Tetê ou iste meu nome se escreve Istefani

      Excluir
  7. Estéfane é simplimente lindoooooo!não gosto de Estefânia soa grosseiro e antiquado.Estéfane soa moderninho classudo.

    ResponderExcluir
  8. É um nome batido e por ser professora de Português me incomoda a falta de acento. Estamos no Brasil; se é uma proparoxítona obrigatoriamente tem que ter acento. Pelo menos isso os cartórios deveriam exigir. Para ter a pronúncia que tem no Brasil a escrita seria Stéphanie, isso considerando a forma original que é o que mais me agrada, porque se fôssemos aportuguesar o nome nessa pronúncia seria Estéfane, que também me agrada. Mas ainda assim não é um nome que eu escolheria nem para um dos meus animais. Já Estefânia acho forte e bonito.

    ResponderExcluir
  9. É o meu segundo nome, só que na grafia Stephany. Eu até gosto, mas não acho que comvine com o meu primeiro nome (Lívia) e também me incomoda que tem algumas pessoas que pronunciam Stefãni ao inves de Stéfani só pq nao tem um acento no e ;-;
    Mas, não considero ruim, acho bem mais bonito que Stefania, que acho grosseiro e bem feio.

    ResponderExcluir
  10. Bom meu nome é Stéphanie, sinceramente quando criança eu odiava meu nome, sempre preferindo o segundo Tayla, por ser curto e facil de pronunciar. Na época de escola ninguém sabia escrever e nem pronunciar o nome, sendo assim eu tendo que corrigir toda vez. Hoje em dia aceitei a Stéphanie, não me incomodo mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho meu nome lindo, mesmo com a escrita diferente "Istefani" mas eu gosto bastante não mudaria nunca...

      Excluir
  11. Acho lindão nunca vi nenhuma menina com a escrita igual a minha Istefani ah para quem for falar que é feio meu nome se escreve assim porque minha mãe não sabe escrever então o médico que colocou assim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu também se escreve assim! É a primeira vez que vejo alguém com o nome escrito da mesma forma que o meu, a única diferença é que o meu tem acento agudo no E.

      Excluir
  12. Me chamo Estefany,e as pessoas geralmente pronunciam Estéfany não me incomodo com a pronúncia (até pq gosto mais assim).... Acho uma falta de respeito as pessoas ficarem dando palpite sobre a vida dos outros sobre nome sobre tudo! Me irrita,vc não gosta do nome não gosta da pronúncia,
    problema seu!!
    Vc tem seu palpite sobre uma coisa, mais outra pessoa tem outro palpite
    E vc não deve julgar ninguém por isso,nomes tem significados, e se o dono gosta, quem é vc,quem sou eu pra julgar.

    Agora por favor parem, e reflitam sobre,antes de comentar essas coisas.

    Pois até eu uma garota de 11 anos sei que palavras podem machucar mais do que uma agressão física.

    Eu amo meu nome eu gosto do meu nome,e tbm amo quem me deu ele...

    ResponderExcluir
  13. Acho o nome stephanie lindo,sublime,doce meigo e ao mesmo tempo forte.Sou simplesmente apaixonada por esse nome.

    ResponderExcluir
  14. Meu nome é sthefany tem gnt que pensa que e estefani

    ResponderExcluir
  15. Meu e Stephanie, quando criança tive grande dificuldade de me adaptar a escrever, não gostava, preferia meus apelidos, Steyce, Step, e Sté. Hoje aos 35 amo, e sinto que nunca um nome se encaixaria tão bem pra completar minha persona, forte !

    ResponderExcluir