quarta-feira, 26 de abril de 2017

Alexia & Alexis


Alexia é a forma feminina do nome Alexis (que pode ser usado como nome unissexo). Estes nomes são de origem grega e o seu significado é aquele/a que ajuda, defende

Alexia só pode ser registado em Portugal na forma Aléxia e a sua forma italiana é Alessia. Alexia é o nome de um transtorno na escrita onde predomina a dificuldade de interação das percepções visuais, assim sendo, corresponde a uma maior dificuldade para o entendimento de letras do que de palavras. 

Personalidades portadoras do nome Alexia:
  • Alexia da Grécia e da Dinamarca - princesa da Grécia e da Dinamarca filha de Constantino II da Grécia e de Ana Maria da Dinamarca, os últimos reis gregos. 
  • Alexia Juliana Marcela Laurentina - princesa dos Países Baixos, filha do rei Guilherme Alexandre e da rainha Máxima. Irmã mais nova de Catarina Amália Beatriz Carmen Vitória e irmã mais velha de Ariana Guilhermina Máxima Inês
  • Alexia Fast - atriz canadense.
Alexis, em Portugal, só pode ser registado na forma Aléxis. Este foi um nome de um poeta grego do século III a.C e também de vários santos. Cinco imperadores bizantinos foram portadores deste nome. Como já referi, este nome é considerado unissexo, no entanto, nos países de língua inglesa é mais comumente usado no sexo feminino. Nos Estados Unidos, como nome masculino, ficou na 343ª posição do ranking e como nome feminino ficou na 86ª posição. 

Em Portugal, no ano passado, Aléxia foi alvo de 14 registos, em 2015 nasceram 12 bebés com este nome e em 2014, curiosamente, foi o ano em que houve mais registos, 19 meninas foram chamadas Aléxia. No período que decorreu entre 1920 e 1980 apenas nasceram 2 Aléxia em 1971. 

No Estado de São Paulo, em 2016, Aléxia foi registado 36 vezes e no ano anterior 46 meninas foram registadas com este nome.  Na grafia Alexia, este nome foi registado 207 vezes no ano 2016 e 259 vezes no ano 2015. Segundo o censo demográfico de 2010, tanto Aléxia como Alexia aparecem com a mesma frequência de pouco mais de 15 mil pessoas. 

Aléxis, em Portugal, no ano passado foi usado 9 vezes (apenas meninos foram registados com este nome). No ano 2015 nasceram 5 meninos e 1 menina Aléxis. E em 2014 apenas 1 menina e 1 menino foram registados com este nome em primeiro lugar num composto. Segundo o site SPIE, nasceram ao todo 8 Aléxis durante os anos 1920 e 1980. De acordo com o fabuloso site Nós Portugueses, houve registos de 3 Aléxis e 1 Alexis (embora não seja em primeiro lugar no nome achei interessante partilhar com vocês), Carlos Alexis José Rotalier (1780), Edouard Alexis Anatole Giraud (1870), Joana Vicência Alexis Correia (1790), Martinho da Conceição Aléxis (1852). 


Alexis, no estado de São Paulo, no ano passado foi registado somente 9 vezes e no ano 2015 foi usado 13 vezes. Não há registos do nome Aléxis.

O censo demográfico de 2010 aponta para 1.044 pessoas com este nome. 

Preferem qual grafia em ambos os nomes? Aléxia ou Alexia? Aléxis ou Alexis


Fontes consultadas:

Behind the Name, ARPEN/SP, IRN, SPIE, Nós Portugueses, IBGE, BabyNamesPedia, Dicionário de Nomes Próprios, Wikipédia

9 comentários:

  1. Gosto! Acho moderno, divertido e de certa forma clássico.

    ResponderExcluir
  2. Adoro Alexia, acho forte e moderno. Alexis não me diz muito. Prefiro ambos sem acento, acho mais internacionais.

    ResponderExcluir
  3. Gosto de Aléxia (com acento, caso contrário leio Alexía) e de Alexis (tanto para rapaz como para rapariga). Mas o meu preferido ainda é Alexa, adoro :)

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito de Alexia, com ou sem acento.

    ResponderExcluir
  5. meu filho vai chamar;
    Allexis de Boaz de Vechi Rocha.
    gostei

    ResponderExcluir
  6. Me faz lembrar a atriz Alexis Bledel. Gosto

    ResponderExcluir
  7. Amo meu nome sem acento♥️♥️

    ResponderExcluir