terça-feira, 25 de abril de 2017

Manoah - Atendendo a Pedidos


Em mais um pedido que nos chega, hoje abordaremos Manoah, um nome que está presente na Bíblia mas que não é muito divulgado. Manoah é o pai do famoso Sansão. Na Bíblia em português sua versão é Manoá. Partilha com Noah a mesma terminação, a internacionalidade e a origem bíblica, mas por ser bastante incomum é mais único. Para quem procura um nome diferente mas que soe familiar e tenha ligações religiosas, pode encontrar em Manoah o nome ideal.

De acordo com a Bíblia, Manoah era devoto de Jeová, fazia parte da tribo de e viveu na cidade de Zorá. Seu nome é de origem hebraica e significa lugar de descanso(mais uma semelhança com Noah que significa descanso). Sua história de vida é contada a partir da concepção de seu filho Sansão. Manoah e sua esposa não podiam ter filhos, mas um dia um anjo do Senhor apareceu à sua mulher e lhe disse que ela daria à luz um menino que daria início à libertação de Israel das mãos dos filisteus. O anjo ainda avisou que não poderia ser passada navalha na cabeça do menino, além de restrições em sua dieta porque ele seria um nazireu consagrado à Deus. O nascimento de Sansão tem uma importância especial para alguns cristãos por causa de sua semelhança com a Anunciação à Virgem Maria. Durante a narrativa dos primeiros anos de vida de Sansão, Manoah e sua esposa aparecem mais duas vezes. Após a morte de Sansão seu corpo é recuperado e enterrado perto do túmulo de Manoah.

Na minissérie Sansão e Dalila, exibida pela rede Record em 2011, Manoah (na grafia Manoá) foi interpretado pelo ator Roberto Frota e tem a seguinte descrição: "Manoá é um homem bom, humilde, religioso e trabalhador. É um dos anciãos da tribo de . Trabalha no pastoreiro. Ensina Sansão a lutar e a se defender, age como um verdadeiro mentor." Se quiser saber mais é só clicar aqui.

Aparições no cinema:

  • Em 1914, no filme Samson, Manoah foi interpretado por George Periolat;
  • Em 1996, no filme Samson e Delilah, Manoah foi interpretado por Paul Freeman.

Manoah é um nome raríssimo: não obteve nenhum registro no Brasil e em Portugal em 2016; não consta nos dados do IBGE,  o que significa que de 1930 a 2010 foi registrado menos de 20 vezes ou não foi registrado nenhuma vez durante esse período no Brasil. Já a grafia Manoá apresenta a pequena frequência de 70 pessoas em todo teritório brasileiro. Nos Estados Unidos também é incomum: de 1880 a 2015 foi registrado somente 126 vezes, sendo o primeiro uso em 1979. Em 2015 foi registrado 10 vezes. Acredito que seu pouco uso seja apenas por ser um nome ainda desconhecido.

Em minha opinião Manoah é um nome muito agradável, com ar moderno e uma conexão bíblica positiva. Seu lado internacional é um bônus. Acho que pode ser uma boa aposta para 2017 em diante.

Que opinão têm sobre Manoah?

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Behind the Name, Bible Study Tools, Bíblia Online, IBGE, IRN, Names Org, R7, Think Baby Names, Wikipédia.

4 comentários:

  1. Parece mesmo Manuel + Noah :) Eu como gosto muito de Noah, e já adorei Manuel (agora acho-o chato...), simpatizei facilmente com Manoah. É querido, moderno, internacional e, muito importante, é original! :)

    ResponderEliminar
  2. Caso nosso bebê seja um menino se chamará Manoah mas ainda procuro mais um nome pois meus outros filhos tem dois nomes

    ResponderEliminar