terça-feira, 25 de abril de 2017

Manoah - Atendendo a Pedidos


Em mais um pedido que nos chega, hoje abordaremos Manoah, um nome que está presente na Bíblia mas que não é muito divulgado. Manoah é o pai do famoso Sansão. Na Bíblia em português sua versão é Manoá. Partilha com Noah a mesma terminação, a internacionalidade e a origem bíblica, mas por ser bastante incomum é mais único. Para quem procura um nome diferente mas que soe familiar e tenha ligações religiosas, pode encontrar em Manoah o nome ideal.

De acordo com a Bíblia, Manoah era devoto de Jeová, fazia parte da tribo de e viveu na cidade de Zorá. Seu nome é de origem hebraica e significa lugar de descanso(mais uma semelhança com Noah que significa descanso). Sua história de vida é contada a partir da concepção de seu filho Sansão. Manoah e sua esposa não podiam ter filhos, mas um dia um anjo do Senhor apareceu à sua mulher e lhe disse que ela daria à luz um menino que daria início à libertação de Israel das mãos dos filisteus. O anjo ainda avisou que não poderia ser passada navalha na cabeça do menino, além de restrições em sua dieta porque ele seria um nazireu consagrado à Deus. O nascimento de Sansão tem uma importância especial para alguns cristãos por causa de sua semelhança com a Anunciação à Virgem Maria. Durante a narrativa dos primeiros anos de vida de Sansão, Manoah e sua esposa aparecem mais duas vezes. Após a morte de Sansão seu corpo é recuperado e enterrado perto do túmulo de Manoah.

Na minissérie Sansão e Dalila, exibida pela rede Record em 2011, Manoah (na grafia Manoá) foi interpretado pelo ator Roberto Frota e tem a seguinte descrição: "Manoá é um homem bom, humilde, religioso e trabalhador. É um dos anciãos da tribo de . Trabalha no pastoreiro. Ensina Sansão a lutar e a se defender, age como um verdadeiro mentor." Se quiser saber mais é só clicar aqui.

Aparições no cinema:

  • Em 1914, no filme Samson, Manoah foi interpretado por George Periolat;
  • Em 1996, no filme Samson e Delilah, Manoah foi interpretado por Paul Freeman.

Manoah é um nome raríssimo: não obteve nenhum registro no Brasil e em Portugal em 2016; não consta nos dados do IBGE,  o que significa que de 1930 a 2010 foi registrado menos de 20 vezes ou não foi registrado nenhuma vez durante esse período no Brasil. Já a grafia Manoá apresenta a pequena frequência de 70 pessoas em todo teritório brasileiro. Nos Estados Unidos também é incomum: de 1880 a 2015 foi registrado somente 126 vezes, sendo o primeiro uso em 1979. Em 2015 foi registrado 10 vezes. Acredito que seu pouco uso seja apenas por ser um nome ainda desconhecido.

Em minha opinião Manoah é um nome muito agradável, com ar moderno e uma conexão bíblica positiva. Seu lado internacional é um bônus. Acho que pode ser uma boa aposta para 2017 em diante.

Que opinão têm sobre Manoah?

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Behind the Name, Bible Study Tools, Bíblia Online, IBGE, IRN, Names Org, R7, Think Baby Names, Wikipédia.

15 comentários:

  1. Parece mesmo Manuel + Noah :) Eu como gosto muito de Noah, e já adorei Manuel (agora acho-o chato...), simpatizei facilmente com Manoah. É querido, moderno, internacional e, muito importante, é original! :)

    ResponderExcluir
  2. Caso nosso bebê seja um menino se chamará Manoah mas ainda procuro mais um nome pois meus outros filhos tem dois nomes

    ResponderExcluir
  3. conheço uma Manoa, menina...é carioca e deve estar com uns 30 anos...minha filha seria manoa, acabou sendo emanuela, mas seu apelido é manoa

    ResponderExcluir
  4. Oi eu coloquei esse nome na minha filha mas acrescentei o E e ficou Emanoah eu gostei do nome

    ResponderExcluir
  5. Dei esse nome a minha última filha...no Brasil soa como feminino então colocamos Manoá...amamos o nome e o significado

    ResponderExcluir
  6. Meu menino nasceu em setembro de 2019. Se chama MANOAH 💙

    ResponderExcluir
  7. Amei 😍👏👏😘 lindo demais vou colocar esse nome no meu filho

    ResponderExcluir
  8. Minha filha se chama Manoah. Amo demais esse nome..

    ResponderExcluir
  9. Meu segundo filho deve ter esse nome chamamos manoa

    ResponderExcluir
  10. Tive uma revelação essa madrugada sobre manoah é um personagem muito lindo que nos leva a Deus é muito lindo e me mostrou muitas coisas. Sou evangélico a mais de 30 anos e as revelações espirituais de tempos em tempos vem é maravilhoso.

    ResponderExcluir