terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Zeus


Zeus, a Mitologia Grega personificada num único nome. O Pai dos Deuses, o governador do mundo, o soberano e o sábio. O guerreiro e o eterno apaixonado. Todos os defeitos e todas as virtudes numa única figura mitológica, complexa até não podermos mais analisar. Será Zeus um nome pretensioso para uma criança?

No fundo, a discussão não é nova. Existem nomes que pelas suas associações a determinadas figuras ou personalidades se tornam alvo de polémico. A título de exemplo, refiro Jesus, Messias, Salvador ou até mesmo Theo (que significa literalmente Deus). Talvez estes exemplos sejam mais gritantes do que Zeus por estarem mais presentes na nossa cultura, ainda assim a discussão estende-se. A resposta correta será simplesmente a que fizer mais sentido para cada um de vós, individualmente. Claramente, o facto de poder ser pretensioso não afetou a atleta olímpica brasileira Rebeca Gusmão que, grávida durante os Jogos Olímpicos do Brasil (2016) deu o nome Zeus ao seu filho!

O nome em Portugal é proibido. O IRN entende que Zeus não deve ser um nome utilizado em crianças e proíbe o seu uso. Naturalmente, devido a isto, não existem registos de meninos com este nome no passado ou no presente. ***Atualização: a partir de novembro de 2017 Zeus foi autorizado em Portugal*** No Brasil, apesar de não haver restrições no uso dos nomes, não se encontram também quaisquer registos deste nome no passado. Em São Paulo, no ano de 2015, nasceu um menino chamado Zeus e foram registados os compostos Eron Zeus e Zeus Dominic.

Muitas vezes, existe algum preconceito em relação aos nomes começados pelas últimas letras do alfabeto, e tantas outras vezes nome começados por Z são mesmo colocados de parte. Além disso, a grande associação ao deus grego pode ser intimidante e contrastante com a nossa cultura, coisa que não acontece com outros nomes mitológicos menos conhecidos ou intuitivos. Ainda assim, Zeus é pujante, é marcante, é um nome forte e épico. É uma escolha diferente e ousada, que tem várias mais-valias e pontos a favor, nomeadamente o significado, que se acredita ser brilho ou céu (raízes indo-europeias).

Que acham de Zeus?


Fontes consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, Extra Globo, IBGE, IRN, SPIE.

3 comentários: