segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Leonor


Leonor, o bem-amado dos portugueses! Um nome de muito encanto que parece ser apenas apreciado dentro de fronteiras. Já aqui abordámos as suas muitas variações, começando pelo medieval português Lianor até ao internacional Eleanor, passando por outras variações mais raras entre nós como Eleonor, Leonora ou Eleonora – faltando apenas, julgo eu, abordarmos Nora.

Acho estes nomes de contraste cultural sempre muito interessantes! Isto é, nomes que são adorados em Portugal e ignorados no Brasil e vice-versa. O que faz com que um nome seja tão apreciado num lado e indiferente no outro? Tradição ancestral, figuras mediáticas ou mesmo elementos particulares da pronúncia? Eu diria que muitas vezes é uma simbiose perfeita entre estes três fatores.

Como vimos na publicação sobre Rainhas de Portugal, Leonor é um nome contemplado nestas listas, estando muitas vezes associado à aristocracia e casas reais portuguesas ao longo dos séculos, conforme nos comprovam documentos que muitas vezes aqui citamos quando falamos de medievalismos (Nunes, 1996; Pizarro, 1997).

Na Idade Média, era perfeitamente natural encontrar uma Leonor de todas as idades, muitas vezes irmã de uma Joana, Teresa ou Sancha. Mas comparado a estes três nomes o percurso de Leonor será, talvez mais parecido ao de Joana, já que Teresa nunca deixou de ser utilizado e Sancha caiu em desuso! Joana e Leonor foram amplamente utilizados ao longos dos séculos e durante o século XX, mantendo-se sempre acima dos 100 registos anuais. No entanto, enquanto Joana subiu na sua popularidade já nos anos 70, Leonor desceu a sua popularidade e esperou pelos anos 90 para subir esplendorosamente nos gostos dos portugueses.

Desde então, tem sido imparável! Em 2012 Leonor estava em 3º lugar com 2297 registos, lugar que manteve em 2013 (1838 registos) e em 2014 (1859 registos), sendo apenas ultrapassado por Maria e Matilde! No ano seguinte, em 2015, Leonor faz história e torna-se novamente o 2º nome mais utilizado em Portugal, logo atrás de Maria, com 1999 registos como primeiro nome. Em 2016 a saga continua e Leonor mantém-se firme no 2º lugar (1798 registos)! 

Continua a haver uma grande interrogação sobre o seu futuro, mas é certo que Leonor continuará a figurar nas listas de centenas e centenas de famílias todos os anos, se não sozinho, pelo menos em compostos. Maria Leonor foi o segundo composto mais utilizado no país em 2014, apenas ultrapassado por Maria Inês. Seguem-se Leonor Sofia, Leonor Maria, Leonor Filipa e Leonor Isabel. Os anos seguintes não devem fugir muito a esta regra. Mas há sempre compostos que nos surpreendem e alguns deles são Leonor Avelina ou Leonor Mélanie. Se estiver interessado/a, também disponibilizámos uma publicação sobre Compostos com Leonor.

No Brasil, por sua vez, o nome nunca foi demasiado utilizado. Por outras palavras, Leonor nunca cativou os brasileiros, mantendo-se sempre à sombra do sucesso português. Só na década de 50 é que o Brasil viu nascer no seu seio mais Leonores do que nos restantes anos. Ainda assim, não em número suficiente paras e tornar popular ou marcar uma geração específica. Para todos os efeitos, Leonor no Brasil é um nome sem precedentes, uma escolha nova e original. Em São Paulo (2015) foram apenas registadas 5 meninas com este nome, perdendo terreno para Eleonora uma versão mais bem-amada no Brasil e em Itália (consta do top 50 italiano).

O nome em si, como já explicámos em publicações anteriores, nasceu na França durante a Idade Média, onde um outro nome feminino era muito popular: Aenor, um nome de origem germânica, cujo significado se perdeu nos confins do tempo. O nome eventualmente evoluiu para Alienor e depois para Leonor, que chegou rapidamente a Portugal poucos anos após se tornar Reino. Em 1211 nasceu em Portugal a Infanta Leonor de Portugal (Rainha Leonor da Dinamarca), filha do Rei D. Afonso II e D.ª Dulce de Aragão, a primeira Leonor da casa real portuguesa. Seguiram-se mais 6 infantas nas gerações seguintes e Dona Leonor Telles, regente de Portugal após a morte do seu marido o Rei D. Fernando I.

Ao longo da história de Portugal surgiram várias figuras importantes com este nome, desde logo Leonor Tomásia de Lorena e Távora, cuja antipatia pelo Marquês de Pombal despoletou um processo judicial conhecido como o Processo dos Távora. Também a poeta Leonor de Almeida (1750-1839) e (muito) mais recentemente a apresentadora Leonor Poeiras e a atriz Leonor Seixas.

A nível internacional existe também a Princesa Leonor de Espanha, filha do Rei Filipe VI e da Rainha Letícia, bem como a Princesa Leonore da Suécia, filha da Princesa Madalena. Assim, facilmente o nome entra para a lista dos nomes aristocráticos, mas mais que isso, Leonor é um nome bem português! Já Camões cantava, embora na sua versão arcaica: “Descalça vai para a fonte, Lianor, pela verdura”.

Que acham de Leonor? Que razões levam o Brasil a não o apreciar?

Fontes consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, José Augusto de Sotto Mayor Pizarro (1997) Linhagens Medievais Portuguesas, Naidea Nunes (1996) Antroponímia Primitiva da Madeira (Séculos XV e XVI), O Blog dos Nomes, SPIE e Wikipedia.

12 comentários:

  1. Tb acho muito interessantes os contrastes de popularidade entre Brasil e Portugal. Realmente Leonor nunca foi usual por aqui,diria que é um nome praticamente esquecido e(posso estar enganada)acredito não tem chances de um dia se popularizar. Respondendo à pergunta, acho que a terminação em or é um dos motivos para Leonor passar em branco no Brasil. Tenho a impressão que aqui essa terminação é vista como mais masculina. Leonora sim teria chances de ser mais bem aceito. Particularmente não aprecio Leonor, não vejo beleza. Acho todas as variantes melhores.

    ResponderExcluir
  2. simpatizo com Leonor, mas não é um nome com o qual me identifico.

    ResponderExcluir
  3. Como brasileira também tenho a impressão que a terminação -or, parece pouco feminina, sendo muito mais provável que pais brasileiros que se interessem pelo nome optem por Leonora ou Eleonora.

    ResponderExcluir
  4. Acho bonito mas perdeu a graça por conhecer imensas.

    ResponderExcluir
  5. Talvez, por conta da terminação, soe um pouco masculino no Brasil, e por isso muita gente não gosta. Eu adoro!

    ResponderExcluir
  6. estou surpresa ao ver meu sobrenome aqui, com a grafia exatamente igual: Telles

    ResponderExcluir
  7. Minha filha é Leonor!POIS é uma homenagem a minha Trisavó que foi a bisavó da minha Mãe!ELA FOI A PRIMEIRA MULHER DA MINHA FAMÍLIA A NÃO SER ESCRAVA!

    ResponderExcluir
  8. O nome da minha filha e Maria Leonor em homenagem a minha bisavó. Todos quando falo o nome dela acham que ela tem um nome forte.

    ResponderExcluir
  9. Quero que minha filha se chame Leonor, apesar de derivar do nome da avó que não conhecerá, Helena. Amo por ser um nome provençal e não terão outras ao seu redor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonor NÃO deriva de Helena. Deriva de Aliénor, nome francês, pois sua mãe se chamava Aenor, então significa "a outra Aenor". O significado de Aenor se perdeu no tempo. Enfim, não tem NADA a ver com Helena.

      Excluir
    2. Pesquise essa história no Google e entenderá melhor. Tem post aqui e em outro blog sobre o nome Leonora que explica essa história.

      Excluir
  10. Eu me chamo Leonor em homenagem a esposa do político Ademar de Barros. Meu pai por ser político na época do Ademar de Barros e como nasci perto da eleição 12/11, que na época era 15/12 resolveu colocar Leonor Aparecida por ser devoto de N.S.Aparecida.

    ResponderExcluir