sábado, 14 de janeiro de 2017

Alfie


Deparei-me com este nome há já algum tempo, mas nunca tinha parado para pensar nele. Sempre me tinha passado ao lado. Acontece que, recentemente, quando me confrontei com Alfie - através do conhecidíssimo youtuber britânico - o seu som entrou-me pelo ouvido de uma maneira muito suave, e logo me encantei com ele. Pesquisando mais sobre ele, descobri que a sua origem ainda me fascinava muito mais!

Alfie é, nem mais nem menos, do que um nome que começou por ser um diminutivo de Alfred, o que me surpreendeu por nunca os ter associado! Alfred digamos que é um nome mais agressivo, enquanto Alfie acaba por ser um nome mais doce, e, para mim, o diminutivo perfeito para Alfred ou Alfredo, um nome que é um guilty pleasure meu, confesso.

Como diminutivo de Alfred, Alfie pode significar nobre pacificador ou conselho dos elfos: o primeiro por poder derivar do germânico adalfrid, composto pelos elementos adal (nobre) e frid (paz), que depois resultou no latim medieval Alfredus. O segundo significado pode resultar do nome inglês medieval Ælfræd, composto por ælf (elfo) e ræd (conselho). Outros nomes interessantes com a mesma origem são Fredo, em italiano, Alfredas em lituano e as versões femininas Alfreda e Freda, que assemelha bastante a Fedra, que adoro.

Um dos aspetos que mais me surpreendeu ao conhecer mais sobre Alfie, foi a sua popularidade! Resulta que este nome ocupa a 14ª, 13ª e 17ª posições, respetivamente em Inglaterra e País de Gales, Irlanda do Norte, e Escócia! Um nome bastante britânico, o que me agrada imenso, por ser uma cultura que admiro já há muito. Pesquisando mais, vi que não é um nome nada popular nos EUA, tendo nascido apenas 19 em 2015. Um facto curioso é que, nesse mesmo país, Alfie é também utilizado (também com pouquíssima frequência) em meninas, porém, acho que não faz dele um nome unissexo.

Nos nossos países, como devem suspeitar a priori é um nome com um uso quase nulo. Ora vejamos, não é um nome que conste na lista do IRN, apesar dos seus dois registos em 2015, não houve nenhum em 2016 e no SPIE não constam nenhuns registos de 1920 a 1980. No Brasil, no estado de São Paulo, em 2015 não houve nem um único registo e no IBGE não são apresentados nenhuns dados sobre Alfie. Na minha perspetiva, a explicação dos dois registos em 2015 baseia-se na maior influência que a cultura inglesa tem sobre Portugal em relação ao Brasil, também pelo fator proximidade.

Como referências aponto o já mencionado youtuber britânico Alfie Deyes, namorado da também youtuber Zoella, o ator britânico-brasileiro Alfred (Alfie) Enoch, Alfie Owen-Allen, outro ator britânico, e Alfie Burden, um famoso jogador de snooker britânico. Alfie dá ainda nome a um filme de 2004 (Alfie - O Sedutor), e a uma canção de Lily Allen.

Penso que seria capaz de utilizar Alfie num país de língua inglesa, principalmente nos Estados Unidos, visto que no Reino Unido a sua popularidade é um entrave, se lá vivesse. Por cá, falantes de língua portuguesa, seria um ótimo diminutivo para um pequeno Alfredo, ou mesmo um bom nome para ser utilizado só por si, pois imagino que ninguém tivesse grande dificuldades na sua pronúncia.

Usariam Alfie?


Fontes consultadas:
Behind the Name, O Blog dos Nomes (Alfredo), names.org, IRN, SPIE, ARPEN/SP, Wikipédia, IBGE.

6 comentários:

  1. Acho querido mas ao mesmo tempo não sei se gosto... Portanto não me vejo a usá-lo :)

    ResponderExcluir
  2. E também fiquei surpreendida com a popularidade de Alfie!

    ResponderExcluir
  3. Essa canção da Lilly Allen é sobre o irmão dela, o ator britânico Alfie Allen. ☺
    Acho Alfie muito giro e não tinha reparado que era diminutivo dr Alfred, mas agora vejo que realmente faz todo o sentido.

    ResponderExcluir
  4. Quando vejo esse nome sempre lembro do Jude Law! Gosto como diminutivo, como nome próprio não me agrada.

    ResponderExcluir
  5. Acho giríssimo, super moderno e divertido! Lembra-me imenso o Jude Law, o que é uma referência maravilhosa! Tem um ar super britânico, realmente! Gosto muito, acho que em Portugal perderia o brilho.

    ResponderExcluir
  6. Eu me chamo Alfie e sou mulher! 🥰
    Brasileira e nascida em 1973.
    Alfie é o nome de uma musica famosa cantada por Dionne Warwick, e meu nome foi por causa desta musica!
    Amo meu nome! ❤️

    ResponderExcluir